15 de maio de 2015

Caramelo paleo (sem açúcar, sem leite).

What did you learn today? I learned nothing!
What did you do today? I did nothing!
What did you learn at school? I didn't go!
Why didn't you go to school? I don't know!

It's cool to know nothing.
It's cool to know nothing.

Kaiser Chiefs




Estamos actualmente a anos-luz do passado a nível de informação sobre a alimentação saudável. E ainda bem.

Alguns queixam-se das mudanças sucessivas dos nossos padrões alimentares, usando aquele já tão repetido argumento de que 'a sardinha ainda há uns anos era obra do demo e agora já é saudável'. Mas na minha opinião esta crítica não faz lá muito sentido: afinal, as constantes alterações no nosso paradigma alimentar não passam de um sinal de que cada vez sabemos mais sobre o que comemos e sobre a importância de termos uma alimentação correcta, adequada e variada.


Hoje em dia, e como certamente quem passa por aqui já deve ter percebido, o paradigma está novamente a mudar. As gorduras já não são o bode expiatório de tudo e o açúcar passou a ocupar o papel de vilão. As proteínas voltaram à ribalta e os hidratos de carbono foram pontapeados para o canto. O glúten faz mal, a lactose faz ainda pior. E nós ficamos perdidos entre conversas sobre antibióticos, pesticidas, aromatizantes, adoçantes artificiais e aditivos em geral.

E, no meio de tanta informação, ficamos desinformados.


Quando somos sensatos, aceitamos que não sabemos e nunca saberemos tudo sobre este tema (ou, diga-se de passagem, sobre nenhum!). Não assumimos verdades absolutas, não somos levados por dogmas e não caímos em extremismos. Defendemos a moderação, o equilíbrio e o respeito pelo corpo, e comprometemo-nos com defender o que nos parece mais correcto enquanto respeitamos as diferentes opiniões e opções dos outros.

Mas nem todos somos sensatos.


Às vezes nos meus passeios pelos blogs ou fóruns dedicados a estas temáticas esbarro em comentários quase atrozes de pessoas que, aparentemente, têm o rei na barriga. E questiono-me se não estaremos hoje a cair num mundo onde a obsessão pela alimentação saudável não só passa despercebida, como é até enfatizada e admirada.


Honestamente, começo a temer que a epidemia da obesidade e dos maus hábitos alimentares esteja a ser substituída pelos fundamentalistas da alface biológica e das sementinhas. 

'Do mal o menos', dirão talvez alguns de vocês. E eu concordaria, se o mundo tivesse apenas duas medidas - o oito ou o oitenta. Mas não tem, e algures entre os setenta e dois números restantes há todo um conjunto de opiniões e opções perfeitamente válidas que devem ser respeitadas e valorizadas.


Algures entre esses setenta e dois números estará certamente este caramelo - feito sem açúcar refinado e sem leite de vaca, com uma data de adaptações disponíveis e com todo o sabor do molho de caramelo original. Mais saudável, na minha opinião.

E na vossa?


Caramelo paleo (sem açúcar, sem leite) (receita adaptada do blog 'The Iron You')

Ingredientes (para aproximadamente uma chávena):

* 200ml de leite de amêndoa (ou leite de coco, mas eu preferi a versão com leite de amêndoa);
* 85g de xarope de seiva de ácer (ou mel - eu preferi a versão com xarope de seiva de ácer, o Pedro gostou mais da que levou mel);
* Uma pitada de sal;
* 80g de manteiga (ou óleo de coco, mas fica melhor com manteiga);
* Uma colher de chá de essência de baunilha (usei caseira).

Confecção:

* Juntar o leite de amêndoa, o xarope de seiva de ácer e o sal e levar a aquecer em lume brando até ficar espesso (comigo demorou uns vinte minutos);

* Juntar a manteiga e deixar derreter, mexendo bem;

* Desligar o lume e juntar a essência de baunilha;

* Retirar do lume, colocar num recipiente e deixar arrefecer.

Brownies saudáveis :) Receita no blog na próxima semana! :D
Tenham um óptimo fim-de-semana! :D