19 de janeiro de 2016

Pregnancy Diary #45

Já encaminhei vários dos meus miúdos da consulta para a acupunctura, com resultados francamente bons. Sempre acreditei numa perspectiva holística da medicina, e nesse sentido parecia-me lógico actuar em conjunto com outros profissionais e outras terapias (confesso que não gosto muito do termo 'medicinas alternativas', creio que retira alguma da seriedade a práticas que efectivamente estão comprovadas cientificamente).

Nem sempre aconteceu o contrário comigo, confesso. Em alguns dos meus miúdos, a primeira coisa que o terapeuta fez durante a sua consulta foi sugerir retirar toda a medicação 'convencional', fosse ela medicação psiquiátrica ou não (um dos meus miúdos fazia inaladores para a asma e foi-lhe dito que deveria parar porque lhe faziam mal!), o que não deixa de ser ingrato tendo em conta que aceito perfeitamente que os pais associem medicação homeopática com a que prescrevo e em alguns casos até a recomendo (não a medicação em si porque não percebo nada do assunto, mas recomendo que recorram a quem perceba).



Gosto de pensar que a medicina no seu global está a evoluir no sentido de todos trabalharmos em conjunto. Ainda há uma visão algo tradicional da nossa parte (tive uma única aula sobre 'medicinas alternativas' na faculdade, onde basicamente nos foi ensinado que era tudo uma data de tangas), tal como certamente haverá uma visão mais diabolizada da parte dos outros profissionais em relação a nós. No entanto, acredito (ou, se calhar, gosto de acreditar) que actualmente estamos todos mais abertos à hipótese de funcionarmos como uma equipa e de usarmos o melhor que cada um terá para oferecer.

Curiosamente, e embora sugira a acupunctura a doentes meus com determinadas situações clínicas, eu própria nunca a fiz. Por outro lado, tenho alguns amigos e familiares que efectivamente fizeram com bons resultados, por isso quando os pais me perguntavam a minha opinião era honesta: há estudos científicos com bons resultados clínicos para as situações que eu observo nas consultas, e tentar não custa (só custa dinheiro, mas isso fica ao critério de cada um).



Pois, aparentemente tinha chegado a minha vez. Há semanas que a minha inflamação do trapézio tinha voltado em força (tão bom!), e se da última vez resultou entupir-me em anti-inflamatórios e fazer uns meses de fisioterapia, agora não podia fazer a primeira e não tinha a energia necessária para a segunda. Vai daí, decidi experimentar a acupunctura.

Curiosamente, no dia em que comecei à procura de locais que fizessem acupunctura na minha área de residência dormi sem dores, e desde então... Estou bem. Andei dias inteiros sem conseguir mexer o pescoço, e de repente fiquei a 100%. Caramba, que efeito dos diabos :D A acupunctura é tão eficaz que só a ideia de ir me curou :D

Estou a brincar, obviamente. De qualquer das formas, continuo a ter vontade de ir experimentar, até porque a acupunctura mostrou ter efeitos benéficos em alguns dos sintomas da gravidez: ajuda a melhorar as dores lombares e a azia, por exemplo (podem ler um bom resumo sobre o assunto aqui).

E vocês, já experimentaram? Correu bem? :)