6 de janeiro de 2017

Hoje faço 28 anos.

Resumo dos 23 anos
Resumo dos 24 anos
Resumo dos 25 anos
Resumo dos 26 anos

O que dizer sobre os meus 27 anos?

Fui mãe. Pumbas, podia terminar este texto aqui mesmo. Ter sido mãe transformou o último ano no melhor ano da minha vida. O ano em que a nossa família cresceu. O ano em que o Pedro se tornou no pai do nosso filho. O ano em que os meus pais nasceram como avós. O ano em que segurei pela primeira vez (de muitas) o meu patuscão nos meus braços.


Podia terminar este texto aqui mesmo. Mas não vou fazê-lo. Porque este ano esteve repleto de sonhos, de vitórias, de alegrias e de desafios.

Vivi em cheio a minha gravidez. Tive um baby shower fantástico. Fiz uma sessão fotográfica da gravidez. Fiz duas ecografias 4D. Parti um braço uma semana antes do Matias nascer. Eu e o Pedro fizemos dois anos de casados. Toquei numa vaquinha (histeria!). Voltei às aulas de canto. Passámos o nosso primeiro Natal a três. Tivemos a melhor passagem de ano de sempre, com direito a amigos, a Legos do Star Wars e a vodka bom da Polónia.


Fizemos uma babymoon em Sesimbra, com direito a programa a dois no spa, muita comidinha boa e um hotel maravilhoso. Passei um fim-de-semana delicioso na Figueira da Foz. Passeei por Viseu. Passei um fim-de-semana na Barragem da Aguieira. Passámos uns dias fantásticos no Alentejo. Passámos uma semana estrondosa a conhecer São Miguel. Namorámos em Veneza durante três dias incrivelmente românticos. Fui fazer compras de Natal em Londres. Não viajei tanto como gostaria, mas já temos um montão de planos para os próximos meses.

Sesimbra
Figueira da Foz
Viseu
Barragem da Aguieira
Hotel Vale do Gaio

São Miguel
Veneza
Londres

Passei uma tarde fantástica em Belém. Fiz um piquenique em Monsanto com os meus amigos. Fui à Feira Medieval de Vila Franca de Xira. Apresentámos o Matias a Belém. Passeámos pela Quinta das Conchas. Fui à Festa do Japão. Passeámos por Lisboa e fomos aos Santos. Vimos morcegos no Castelo de São Jorge. Andei de veleiro no rio Tejo. Passámos um fim-de-semana em Alcobaça para assistir ao casamento de dois grandes amigos nossos. Passeámos em Cascais.





Visitámos o Aquário Vasco da Gama. Fomos ao Badoca Safari Park. Vimos golfinhos e baleias em São Miguel. Fomos à Tapada de Mafra. Visitámos novamente a Aldeia da Mata Pequena. Visitei o Pavilhão do Conhecimento. Não fui à Feira do Mirtilo, mas os meus pais foram e trouxeram-me três quilos de mirtilos. Fomos às Caldas da Rainha e passeámos pela Lagoa de Óbidos.






Fiz duas sessões de flutuação maravilhosas no Float In, uma delas com direito a uma massagem relaxante absolutamente divinal. Fiz acupunctura pela primeira vez, adorei e repeti a experiência umas semanas depois. Fiz uma massagem nas costas. Fui ao cinema ver o Hateful Eight e o Deadpool e adorei ambos. Fiz um workshop de massagens para bebés. Vimos todos os jogos do Euro e celebrámos a vitória de Portugal. Assisti à Carmen no Teatro Nacional de São Carlos e gostei tanto que se tornou na minha ópera preferida. Vi o Rogue One no dia da estreia. Fui ao futsal ver o Sporting algumas vezes.


Voltei ao Fondue para comer carnes esquisitas. Regressei várias vezes ao meu restaurante nepalês preferido. Voltei ao Ramiro. Enchi a barriguinha de éclairs da L'Éclair. Fui ao Mercado da Ribeira e experimentei a Croqueteria. Descobri uma gelataria divinal, a Gelato Davvero. Entupi-me no rodízio de peixe da Baía do Peixe. Regressei à Sacolinha. Conheci um novo restaurante mexicano, o Las Fincheras. Conheci finalmente o Tartine. Fui à Cerveteca (onde não pude provar nada porque estava grávida).


Desgracei-me várias vezes no Glood, o supermercado internacional. Fui ao meu restaurante de sushi preferido, o School (que entretanto fechou!). Conheci a Queijadaria. Fizemos um lanche com a Joana e o Bernardo. Matei saudades de gin tónico. Organizámos um brunch temático do mirtilo. Ficámos barricados em casa a ver os Jogos Olímpicos. Jantei pela primeira vez na Adega das Gravatas. Tive a pior ressaca de sempre com um dos melhores vinhos de sempre. Fui ao brunch no Ritz. Experimentei o Butcher's e a Nova Peixaria. Conheci o gelado de caramelo da Oficina do Gelado.



Continuei a cortar sonhos da minha lista de 101 coisas para fazer em 1001 dias e filmes da lista de 250 melhores filmes do IMDb. Remodelámos a casa toda. Chateei-me (várias vezes) por causa das obras. Iniciei-me na pintura de mobília. Comprámos uns quantos electrodomésticos novos (sempre uma animação!), entre os quais um exaustor novo que montámos com a ajuda do meu primo naquele que foi um serão memorável. Lavei o meu carro à mangueirada. Cantei no coro no casamento de dois amigos nossos. Vi o Sporting ser campeão de futsal. Comprei a Death Star da Lego.

Fiquei sem carta de condução durante um mês porque passei um traço contínuo. Atolei o carro sozinha no meio da Serra da Estrela. Espatifei duas portas do carro no espaço de uma semana. Raspei o meu carro num rail (foi um ano difícil para o meu carro, coitadinho).

Celebrei o meu aniversário com as minhas pessoas. O Bernardo mudou-se para Coimbra. Revi um grande amigo com quem já não estava há oito anos e desde então temos jantado juntos com frequência. Os colegas de trabalho do Pedro organizaram um jantar surpresa para nós. Estive no baby shower de uma amiga e acompanhei-a durante a gravidez e posterior nascimento da Madalena, a segunda bebé do nosso grupo de amigos. O meu pai fez 60 anos. Festejámos o Halloween a rigor


Fiz novamente um cheesecake paleo, desta vez de lima e limão. Cozinhei macarons de limão, de limão e chocolate negro, de framboesa, de doce de leite, de mirtilo e de maracujá. Fiz um jantar temático francês. Partilhei com o Pedro uma cookie XXL. Deliciei-me com uns queques com swirl de curd de framboesa e crumble de coco. Fiz novamente bolo de bolacha para o aniversário do Pedro. Fiz bolachas com peanut butter cups. Experimentei pela primeira vez chocolate caseiro. Fiz uns banana cinnamon rolls divinais e umas barrinhas de nozes pecan decadentes. Deliciei-me com umas quantas pavlovas.





Amei. Sorri. Vivi. Cresci. Aprendi. Sonhei. Viajei. Comi. Dormi. Partilhei. 

Hoje faço 28 anos e sei que a aventura ainda agora começou.