4 de maio de 2012

Huevos rancheros e sushi caseiro :D

Como hoje é Sexta-feira (e já todos sabem que Sexta-feira é dia de refeição mexicana) fizemos para o almoço huevos rancheros :D A receita é super simples:

Huevos rancheros (receita adaptada do livro 'Cozinha Mexicana')

Ingredientes (para duas pessoas):

* Quatro ovos;
* Azeite; 
* Uma cebola picada (usei congelada);
* Dois dentes de alho picados (usei congelado);
* Um pimento vermelho picado;
* Duas malaguetas picadas;
* Dois tomates picados;
* Duas colheres de sopa de sumo de limão;
* Duas colheres de chá de orégãos;
* Sal e pimenta; 
* Queijo ralado.

Confecção: 

* Pré-aquecer o forno a 180ºC;

* Refogar a cebola e o alho num fundinho de azeite, e juntar o pimento e a malagueta;

* Juntar o tomate, o sumo de limão e os orégãos e temperar com uma pitada de sal e pimenta a gosto (também colocámos um pouco de pimentão doce);

* Deixar ferver e depois baixar o lume, tapar e deixar cozinhar durante dez minutos, juntando mais sumo de limão se necessário;

* Transferir a mistura para uma assadeira, fazer quatro buracos e partir um ovo para dentro de cada um;


 * Levar ao forno durante quinze minutos;

* Polvilhar com queijo ralado e voltar a colocar no forno durante quatro minutos; 

Com o queijo ralado polvilhado

A sair do forno :)
Como vêem é uma receita bastante simples e saudável. Nunca tínhamos experimentado, e adorámos! :) A conjugação do sabor do sumo de limão com o pimento e o tomate fica divinal, e sem dúvida que vamos repetir este prato mais vezes :D

O meu prato :)
Para o jantar houve finalmente sushi :D

Eu nunca tinha feito sushi, e já estava preparada para a eventualidade de não correr lá muito bem. Mesmo assim, decidi experimentar e fazer nigiri de salmão (só o arroz e o salmão) e sashimi de salmão (só o salmão), que são as nossas formas de sushi preferidas :)

Nigiri de salmão (receita adaptada daqui)
 
Ingredientes:

* Uma chávena de chá de arroz para sushi japonês;
* Uma chávena de chá de água;
* Um quarto de chávena de vinagre de arroz;
* Uma colher de sopa de açúcar;
* Uma colher de chá de sal;
* Um quarto de chávena de sake (opcional, como eu não encontrei não utilizei);

* Um lombinho de salmão cru;
* Wasabi em pó.

Confecção:

* Lavar bem o arroz até a água ficar totalmente transparente;



Usámos este arroz
* Acrescentar a chávena de chá de água e deixar descansar durante 25 minutos;

* Levar a cozer com a panela tapada, até que a água ferva;

* Deixar ferver durante sete minutos;

* Colocar em lume brando e deixar cozinhar durante quinze minutos, até a água secar, aparecer um resíduo branco e o arroz já não estiver brilhante;

* Deixar repousar durante dez minutos, sem destapar a panela;


* À parte, fazer o tempero do arroz misturando o vinagre de arroz, o açúcar, o sal e o sake;

* Aquecer o tempero até que os ingredientes se dissolvam;

* Colocar numa tigela e misturar delicadamente o tempero com o arroz sem amassar os grãos (antes ainda descartámos a camada de arroz do fundo da panela, que ficou mais queimada);

* Deixar esfriar, preferencialmente abanando;

Arroz :)
* Enquanto o arroz arrefece, preparar o wasabi: 

* Colocar uma colher de sopa de pó numa tigela e acrescentar colheres de água aos poucos, até obter uma consistência de pasta;

* Misturar bem, bater com uma colher e formar uma bolinha;

* Cobrir com película aderente durante trinta minutos;

* Cortar o lombo de salmão em fatias finas;

* Fazer a montagem do Nigiri com o arroz, uma bolinha pequena de wasabi e a fatia de salmão; 

* Acompanhar com molho de soja e wasabi;

* Enquanto estiverem a manusear o arroz devem manter sempre ao lado uma tigela com água, para ir molhando as mãos e evitar que o arroz cole.

Tcharan :D
Com o molho de soja e o wasabi
Sushi e sashimi de salmão
Para primeira experiência, eu diria que até correu bastante bem :) O arroz estava óptimo e igualzinho ao do japonês a nível de sabor e o salmão ficou bastante bom. O nosso problema foi mesmo a montagem, porque apesar de bem cozido o arroz não ficou colado e soltava-se imenso! Além disso, fizemos nitidamente uma quantidade excessiva de wasabi :) 

Tendo em conta que esta foi possivelmente a refeição mais difícil que já fizemos acho que não nos safámos nada mal :) No entanto, não me parece que com o trabalho que tivemos e o dinheiro que gastámos compense fazer sushi em casa em oposição a ir mesmo a um restaurante japonês :) Foi muito giro e ficou muito bom, mas não me parece que iremos repetir a experiência tão cedo :)

Lamento, sushi caseiro :D
Não se esqueçam de participar no Desafio dos Muffins, que acaba já na Terça-feira! :D

26 comentários:

  1. Se gostas mesmo de sushi, faz um workshop que eles ensinam os truques para o arroz ficar perfeito e compensa fazer em casa. Uns amigos fizeram o workshop no Porto, por 25€ e já nos mostraram os seus dotes e o sushi ficou delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Vou aproveitar essa tua receita do sushi caseiro! Vou surpreender o meu namorado!! Ele vai adorar!

    Bom fim de semana, aproveitem e divirtam-se!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ultimamente também tenho posto nozes e canela no iogurte (disseram-me que essa combinação provoca uma explosão de ferro) e gosto muito... Já agora, eu sou muito esquisita nos iogurtes mas, gosto muito dos da Mimosa de polpa de manga magros, são os meus preferidos :)

    ResponderEliminar
  4. Joana, estás muito parecida na "fotografia". Ia reconhecer-te imediatamente, especialmente pelo sorriso!!
    Pensei que só ias fazer o sushi, mas não quiseste quebrar a tradição de 6ªfeira! Parece-me mais fácil ir ao japonês, mas valeu pela experiência.
    Atenção que o exfoliante e o creme não são para comeres - só serve para o corpo. É que podes entusiasmar-te com o cheiro a chocolate.
    Aproveitem bem Coimbra e o f-d-s ;)
    Beijos grandes...

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ouvido falar dos huevos rancheros, mas não sabia qual era a receita. Parece bem simples, sim! E agora por falar em ovos, não me lembro, mas já alguma vez aqui escreveste sobre o ovo? É que estão sempre a dizer que é mau para o colesterol e só devemos comer até x por semana não sei quê... Será mito urbano? :)

    Agora que colocaste a "foto". acho que passei por ti no outro dia, para a próxima digo um "oi" ;)

    E não preciso de responder em relação ao The Big Bang Theory, pois não?... BAZINGA! ahahah

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Ai Joana tu cozinhas de tudo eheh
    Que maravilha! O P. deve deliciar-se :P
    Gostei muito da nova receita mexicana, pena eu não gostar do sabor do pimento.. deve ser óptima!!

    Bom concerto!!
    E espero realmente que alguém te encontre eheh

    beijinhoos*

    ResponderEliminar
  7. Esse exfoliante de chocolate deve ser uma maravilha...

    E eu também sou fã dessa série. :P

    ResponderEliminar
  8. Bom fim de semana! Diverte.te! Vou experimentar esse sushi caseiro, gostei da ideia :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana =)
    Eu cá acho que esse sushi está com muito bom aspecto, o P. deve ter adorado.
    Desejo-te um bom fim de semana em coimbra e diverte-te muito muito muito =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esses ovos têm óptimo aspecto :D E de certeza que vou experimentá-los bem mais rápido do que o sushi ahah

    Espero que te divirtas imenso em Coimbra :D

    Beijinho e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  11. Ai esses ovosss...que bom aspectoooo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bom fim de semana Joaninha, e obrigada por estares sempre a apoiar-me nos teus comentários no meu blog. :)

    Quanto ao teu post, não gosto de comidas muito condimentadas (mexicanas) e cruas XDDD Mas provava só porque sei que és uma boa cozinheira :D

    A meditação baldo-me um pouco sabes? Já pensei obrigar-me a fazer um pouco todos os dias, mas ando sempre à deriva quando tento ;x

    ResponderEliminar
  13. Olha que engraçado! Ainda há pouco tempo andei à procura da receite de ovos e não encontrei nenhuma de jeito! Essa parece-me muito bem!!
    Eu adoro os esfoliantes da TBS!!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Já fiz a Baklava (e adorei)... agora fiquei encantada pelos huevo rancheros!!! Adoro a série do The Big Bang Theory... é da minha área e é espetacular!!! Note-se que eu não tenho aspecto de professora de Física!!! (Acho eu!!).
    Bom fim de semana e parabéns ao P. pela medalha ;D
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Joana, deixa-me que te diga que a vossa refeição mexicana estava com um aspecto simplesmente maravilhoso. Acho mesmo que vou experimentar para o jantar de hoje. Os rapazes vão passar a noite com os meus pais, ficámos só com a princesa, acho que vou experimentar esta receita. E sushi... o que eu adoro sushi!!!! E as saudades que tenho, durante a gravidez não comi e ainda não matei as saudades. Por um lado porque o maridão não alinha nesses paladres e depois nunca me aventurei a fazer em casa... Mas que tenho muitas saudades, lá isso tenho.

    Beijinhos, Sweet

    ResponderEliminar
  16. Fiquei a salivar com a tua comida, acreditas? Eu que adoro ovos escalfados e sushi!

    E essa receita mexicana é optima para aqueles dias que sou só eu e a minha mãe a comer em casa. Espero ter oportunidade de a cozinhar para nós.

    Espero que te divirtas!

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelo teu comentário, puseste-me a pensar e talvez tenhas razão. Mas sabes que acho que do que tenho mais medo não é de chegar aos 69, mas sim de voltar aos 70. Sinto-me como se estivesse num jogo e esta etapa fosse como passar de nível. Parvoices! Os teus ovos: 5 estrelas. Diverte-te. Beijo

    ResponderEliminar
  18. Nem comento nada sobre as tuas receitas, porque já sabes perfeitamente o que penso...são simplesmente divinas, lolol
    Adorei a tua representação :)
    Espero que te divirtas por Coimbra.
    Vou tentar fazer os muffins amanhã, ou na pior das hipóteses na segunda feira, porque como sabes tenho estado doentinha e não tenho tido possibilidade. Bjts e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Adoro sushi! Uma amiga minha apanhou uma intoxicação alimentar num sushi no saldanha e agora ando com um bocado de medo de ir a restaurantes tipo buffet e com pouco dinheiro para ir a um melhorzinho. Também nunca experimentei fazer em casa por causa do trabalho q da e eu sou a unica que gosta aqui :/

    Beijinhos e bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  20. Olá Joaninha

    Só agora tive um bocadinho para passar por aqui, espero que esteja a ser divertido isso aí por coimbra.

    Gostei imenso da tua receita de ovos, quanto ao sushi não me atrevo a experimentar, não iria sair nada de jeito...

    Estava para fazer muffins para o teu desfio amanhã, mas se estiver com o estado de espírito com que estou hoje, lamento mas não vou fazer.

    O meu rapaz voltou a não estar nada bem...
    já tinha dito que hoje tinha de ir trabalhar e fui, mas para tornar o meu dia ainda mais "perfeito" recebi um Email na caixa de email do blog em que uma criatura que por aqui circula me chamou tudo do pior, vaidosa, manienta, pretensiosa, exibicionista etc...

    Resultado sozinha no escritório chorei umas poucas de vezes, não sei como pode haver gente tão ruim. Desculpa o desabafo.

    Olha o iogurte do teu lanche parece-me óptimo achou que vou procurar porque adoro esses sabores.

    Desejo-te um excelente Domingo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá! Será um prazer receber-te no meu cantinho, apesar de não te prometer receitas saborosas como as que tens no teu! Deixaram-me de água na boca e com vontade de ir para a cozinha, eu que nem sou dada à culinária... Mas já vi que o teu blog tem muito mais para explorar, o que terei muito prazer em fazer. Continuação de um bom-fim-de-semana! E a reunião de condomínio foi mesmo aborrecida...

    ResponderEliminar
  22. Aprende-se tanto com os teus posts e sobre as mais variadas coisas, adoro ler-te e só tenho pena de naõ ter tempo de te comentar sempre. Adoro essas receitas, um dia vou experimentar, garanto!
    Bj

    ResponderEliminar
  23. Ai que comidinhas tão boas :D
    ás vezes também faço (ou fazia) sushi em casa :D

    Como passei o fim-de-semana na vovó passei só para te deixar uma beijoca :D
    Beijinhos Joaninha e uma boa semana!!

    O concerto foi fixe? :D

    ResponderEliminar
  24. Com tanto amor, como não haveria ele de gostar tanto das bolachas.

    Que coisas tão deliciosas.

    ResponderEliminar
  25. Que rica sexta feira Joaninha. Cheia de coisinhas gastronómicas boas!

    Tenho meu blog um desafio para ti, caso tenhas paciência...hehe
    Boa semana, bjinhos

    ResponderEliminar
  26. ai joana, metes tantas infos nos post q é complicado comentar td. lolol a meio já me esqueci das coisas que tenho de dizer!
    primeiro, adoro esse chá, é um dos meus preferidos, e amo esse creme da body shop também, adoro cremes de chocolate e de coco :P
    Eu costumo fazer essas misturas de legumes com queijo também, nunca meti foi os ovos em cima! tenho de experimentar!
    Nigiri de salmão sempre me pareceu bem ! sempre quis comer, e secalhar a única forma de eu comer novamente é faze-lo, visto que a mha experiência com sushi n foi mt boa!
    beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />