1 de maio de 2012

A foto-reportagem das barrinhas de cereais :)

Hoje decidi aproveitar algumas das nozes que sobraram da baklava e fazer barrinhas de cereais. Desta vez também optei por fazer uma foto-reportagem sobre a confecção das minhas barrinhas, porque já recebi alguns comentários de pessoas com dúvidas sobre a receita :) Aqui vai: 

Barrinhas de cereais

Ingredientes (para cinco ou seis barrinhas): 
 
* 20g de flocos de trigo integrais;
* 20g de flocos de aveia integrais grossos;
* 10g de flocos de cevada integrais;
* 15g de nozes picadas em pedaços;
* 10g de sementes de sésamo;
* 10g de sementes de linhaça;
* 7g de sultanas;
* 8g de coco ralado;
* Sumo de uma laranja;
* Sumo e polpa de um maracujá; 
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Uma colher de chá de canela (eu não coloquei porque as nozes já estavam misturadas com canela). 


 
* Pré-aquecer o forno a 180ºC;

* Juntar os flocos de trigo, os flocos de aveia, os flocos de cevada, as nozes com canela, as sementes de sésamo, as sementes de linhaça, o coco ralado e as sultanas;


* Triturar tudo com a parte de baixo de um copo (ou no robot de cozinha);



* Juntar a essência de baunilha, o sumo de laranja e o sumo e a polpa de maracujá;


 * Misturar tudo com uma colher e amassar bem com as mãos, fazendo uma bolinha; 




* Revestir um tabuleiro do forno com papel vegetal, colocar o preparado no tabuleiro e calcar bem, formando um rectângulo; 




* Levar ao forno durante trinta minutos;

Arrumar a confusão!
 * Desenformar e cortar em barrinhas ainda morno;

Depois de sair do forno

Já cortado


* Deixar arrefecer e endurecer (elas endurecem sempre mais enquanto arrefecem) e embrulhar em papel aderente ou em papel de alumínio. 


Até amanhã!

24 comentários:

  1. Olá!
    Tens dias muito preenchidos! É sempre a andar!
    Ai Joana que essas barrinhas deixaram-me com uma enorme vontade de experimentar! Estou mesmo tentada a fazer! Parecem ficar deliciosas!
    Também gostava de estar no dolce far niente o dia todo, mas tenho uma festa de anos!

    Bom feriado, descansa e beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. faço assim a granola caseira, a diferença é que deixo bem separadinha e vou mexendo no forno para não pegar :D

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, as barrinhas são 5 estrelas. Beijo

    ResponderEliminar
  4. Que boa ideia das barras de cereais :) *

    ResponderEliminar
  5. por acaso nao gosto muito de barras de cereias, mas tem bom aspecto!

    ResponderEliminar
  6. Para quando um post sobre os benefícios da beterraba? :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana =)
    Eu o fim de semana passado também experimentei fazer barrinhas com noz, e juntei um pouco de mel por cima antes de ir ao forno. Também ficaram muito boas, só ainda não consegui que ficassem tão direitinhas como as tuas =P
    Beijinhos bom resto de feriado

    ResponderEliminar
  8. Agora que tenho uma cozinha nova e com equipamentos novos essas barrinhas não me escapam! Têm um aspecto delicioso.Bjinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  9. Hummm que belas barritas! E esse arroz de frango parece maravilhoso :D Eu gostava era de ter visto esse bolo com profitroles cor de rosaa =P


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto, Joana. Um dia destes ainda experimento.
    Quando ao arroz de frango no forno, nunca tinha pensado nisso. Já fazia isso com o arroz branco/seco, mas nunca pensei nisso com o de frango. Boa ideia! ;)
    Olha tenho um selinho para ti no meu Blog! Passa por lá!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro essas barrinhas, Joana. mas acho melhor não as fazer, já toda a gente conhece a minha panca com as barras :) (por panca leia-se compulsão eheh).

    E essa mousse? Ahhh tenho mesmo mesmo de a fazer!

    Espero que tenhas aproveitado bem a tua tarde de dolce fare niente, bem mereces :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Impressionante o jeito que tu tens... adoro barras de cereais!

    ResponderEliminar
  13. Joana, foto reportagem muito ilustrativa. Gostei :)
    Para os muffins que fiz : farinha integral,fermento, farelo de aveia, flocos de aveia, 1 maçã ralada, nozes e sultanas, 1 ovo, leite magro. Para a próxima, meto puré de maçã (que comprei hoje).
    Espero que tenhas aproveitado bem o resto do dia com o P.!
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Assim uma receita toda explicadinha está bem! Só não tenho uma balança toda pró como a tua (nem nenhuma, já agora! Tenho um copo medidor de líquidos, serve? :p), por isso vou ter de tentar tudo a olho... TAN TAN TAN TAAAAANNN :) Mas com a foto dos ingredientes assim dispostos facilita a noção de quantidades.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. tenho de experimentar também!! realmente n chega nem perto das de compra ! e assim sabemos o que estamos a comer !
    ficaram lindas!
    beijo

    ResponderEliminar
  16. Com licença, vou chegando de cantinho pra elogiar o blog e convidar com carinho para participar do 1º sorteio do blog Cute... Se tiver um tempinho passa lá ;)

    http://cutetapemeasure.blogspot.com.br/2012/04/1-sorteio-do-cute.html

    Beijinhos ;*

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana, tu estás sempre ocupadíssima, não sei como tens tempo para tudo! Sempre a andar :P
    Adorei a reportagem das barrinhas a ver se as faço novamente esta semana e se me correm como deve de ser desta vez :P

    Tens que me dizer que receitas vegetarianas vais magicar esta semana, quero ver isso :D

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  18. O lanche da D. soa realmente apetitoso!! ;P
    Adorei as tuas barras e adorava provar uma também eheh
    tenho de me dedicar um dia destes :D

    Espero que o dia tenha sido optimo!
    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  19. disse à pizza e digo a ti: estou quase quase a comprar o meu forno novo e vou MESMO fazer as tuas receitas, esta incluída :D me aguarde!

    beijinho linda *

    ResponderEliminar
  20. Que bom aspecto!!!

    Devem ficar óptimas!

    A seguir!

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Tenho que experimentar fazer as barrinhas outra vez. Ainda mais agora com o ginásio, dão mesmo jeito!
    Linda, desfaz-me aqui só uma dúvida... O que se deve comer após o exercício? Fruta? Cereais?
    Já ouvi falar em muita coisa, mas não sei o mais certo.

    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  22. Realmente, essas barrinhas não dão mesmo trabalhinho nenhum a fazer. E ficam cá com um aspecto... hummm...

    Arroz de frango é dos meus pratos favoritos. Ainda hoje, quando vou à minha avó, é arroz de frango que ela faz.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Ando já há algum tempo a pensar em fazer dessas barritas, as tuas ficaram com um aspecto maravilhoso. Tenho mesmo de experimentar.
    Beijinhos Sweet

    ResponderEliminar
  24. Maravilha, vou mesmo experimentar as barrinhas assim que possa :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />