26 de junho de 2012

Da mousse de manga e morango e do sol :)

Ontem passei o dia a estudar no CAES com a J. O CAES, ou Centro Académico Edith Stein, é um espaço dedicado ao estudo, mas também é um local onde ocorrem actividades, palestras, tertúlias, conferências e reuniões. Fica em Arroios e é um sítio mesmo agradável, com tudo aquilo que consigam imaginar que possa ser necessário para um dia de estudo intenso (inclusivamente um fogareiro!).


Passei toda a manhã a estudar Pediatria. Para o almoço aqueci no micro-ondas um salteado de feijão verde com cogumelos, tomate, cebola e pimento vermelho acompanhado com arroz e com cenoura crua e para sobremesa comi morangos fresquinhos (que me souberam mesmo bem porque estava um calor de ananáses!) :D

Depois do almoço comecei a ficar com imenso sono, por isso decidi vir para casa dormir uma sesta continuar a estudar. 

Quando cheguei a casa apetecia-me algo mesmo fresquinho. Tinha uma manga madura pronta a usar e tinha morangos que estavam a precisar de ser utilizados. E assim surgiram duas ideias fantásticas: o sumo de manga e morango e a mousse de manga e morango :D 

Sumo de manga e morango

Ingredientes (para um litro e meio de sumo):

* Meia manga; 
* Oito morangos lavados e sem pé; 
* Um litro de água; 
* Gelo picado. 

Confecção: 

* Juntar a fruta cortada aos pedaços, a água e o gelo; 

* Triturar com a varinha mágica enquanto rezamos para que o gelo não a estrague.


Fruta :D

Sumo :D

Dentro do frigorífico :D
Bebi o sumo fresquinho ao lanche e soube-me mesmo bem :D

Mousse de manga e morango

Ingredientes (para dois copinhos de mousse):

* Meia manga; 
* Oito morangos lavados e sem pé; 
* Um iogurte líquido de morango e melancia da Adagio; 
* Duas folhas de gelatina.

Confecção:

* Num recipiente fundo colocar a manga e os morangos cortados em pedaços;


* Bater o iogurte líquido com uma vara de arames. Este passo é muito importante, porque bater com a vara de arames faz com que o iogurte fique muito mais cremoso :)

* Juntar a mistura de manga e morango ao iogurte e triturar com a varinha mágica até ficar uma mistura relativamente homogénea; 



* Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante cinco minutos;

* Escorrer as folhas de gelatina e derreter no microondas (dez segundos costumam chegar);

* Juntar o preparado anterior à gelatina (e não o oposto), bater bem e levar ao frigorífico até solidificar. 

Antes de irem ao frigorífico


Ceia da Joana :D


Esta foi sem dúvida a melhor receita de mousse que eu já experimentei. Estava simplesmente divinal. A conjugação dos sabores do morango, da manga e da melancia fez com que esta mousse ficasse deliciosa e fresquinha :D E como esta mousse não é mais do que a junção de iogurte com fruta é um lanche absolutamente normal, saudável e com poucas calorias :)

Podem ver outras receitas minhas de mousse aqui :)

Para o jantar eu estava com uma vontade imensa de comer feijoada :) Fizemos a nossa feijoada de peru habitual (cuja receita podem ver aqui) e acompanhei com arroz de cenoura, com cenoura ralada e com brócolos cozidos :) 


Jantar :D


Eu não sei se já vos tinha dito, mas o feijão é de longe o meu alimento preferido. Não me importava nada de comer feijão a todas as refeições :D O meu feijão preferido é o feijão preto, seguido do feijão vermelho, do feijão branco e do feijão frade :) Aqui vão as nossas receitas de feijão preferidas: 











Entretanto depois de ter passado algum tempo a apanhar sol durante o fim-de-semana ocorreu-me que podia fazer um artigo sobre a exposição solar :D 

A exposição à luz solar é uma actividade de lazer muito popular nos países ocidentais. O escurecimento da pele ocorre devido à estimulação da produção de melanina pela radiação ultravioleta ao nível dos melanócitos da pele. A melanina é um pigmento escuro que se acumula dentro destas células, promovendo o aspecto bronzeado da pele.

Benefícios da exposição à luz solar:
 
1. Síntese de vitamina D

A exposição à luz solar (e em particular a exposição aos raios ultravioletas B) promove a síntese de vitamina D3. Uma exposição deficiente à luz solar pode inclusivamente levar a deficiências desta vitamina, a não ser que sejam obtidas as quantidades adequadas de vitamina D através da dieta. 

A vitamina D tem um papel importante: 

* Na regulação do crescimento ósseo;
* Na regulação da proliferação, diferenciação e morte celular;
* Na função neuromuscular e na diminuição da inflamação;

Os níveis elevados de vitamina D têm vindo a ser relacionados com a diminuição da prevalência de alguns tipos de cancro como o cancro da próstata. 

Outras fontes de vitamina D incluem: 

* Cogumelos;
* Peixes gordos como o salmão, as sardinhas, a cavala e o atum;
* Fígado;
* Óleo de fígado de bacalhau;
* Ovo;
* Queijo;
* Manteiga;
* Leite;
* Margarina;

A síntese de vitamina D é influenciada por factores como a estação do ano, a latitude geográfica, a hora do dia, a existência de nuvens, a percentagem de melanina existente na pele de cada indivíduo e o protector solar utilizado. Para ocorrer uma síntese suficiente de vitamina D são necessários 5 a 30 minutos de exposição à luz solar entre as 10.00h e as 15.00h pelo menos duas vezes por semana na face, braços, pernas ou costas.

2. Prevenção da depressão sazonal

Uma adequada exposição à luz solar é uma das principais formas de prevenir a depressão sazonal, uma patologia mais prevalente em localizações mais afastadas dos trópicos na qual os indivíduos sentem os sintomas associados a uma depressão, mas de forma relacionada com as estações do ano.

3. Prevenção de outras patologias

A exposição à luz solar é uma forma eficaz de diminuir os sintomas da psoríase. Há ainda estudos que relacionam a exposição precoce à luz solar com uma diminuição do risco de desenvolvimento de esclerose múltipla.

Perigos da exposição à luz solar:

* A exposição à luz solar pode provocar queimaduras solares (escaldões);

* A exposição aos raios ultravioletas promove uma aceleração do envelhecimento da pele;

* Embora a radiação ultravioleta seja a principal fonte de vitamina D3, é também mutagénica. A exposição crónica à luz solar está associada com o desenvolvimento de cancros da pele, com a supressão do sistema imunitário e com doenças oculares como as cataratas e a degeneração macular. A luz solar é o único carcinogénico que também tem benefícios, uma vez que promove a síntese de vitamina D.

* Todos estes malefícios podem ser minorados através da utilização de um protector solar apropriado.

Como evitar os perigos associados à exposição solar:

Actualmente a posição médica em relação à exposição solar é que é necessária uma adequada exposição solar, sem ocorrerem excessos. Não é ainda conhecido qual é o nível desejável de exposição solar regular que permite a obtenção dos benefícios associados a esta sem o risco de desenvolvimento de cancro da pele. Assim sendo, os dermatologistas aconselham a que sejam tomadas todas as medidas protectoras, como a utilização de um bom protector solar sempre que ocorre uma exposição ao sol.

As normas da DGS (Direcção Geral de Saúde) em relação à protecção da exposição à luz solar aconselham a:

* Evitar a exposição directa ao sol entre as 11.00h e as 17.00h.

* Recolocar o protector solar após os banhos, ou em alternativa de duas em duas horas.

* Utilizado um protector solar com um factor igual ou superior a 30.

* Utilizar roupa solta, opaca, que cubra a maior parte do corpo, bem como chapéus de abas largas e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

* Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar.

* Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

* Nos períodos de maior calor permanecer em ambientes frescos.
   
* Evitar, sempre que possível, exercícios que exijam esforços físicos (é a DGS que diz!).

* Ter especial cuidado com idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos.

* As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas à exposição solar, pelo que não se aconselha a sua ida à praia. As crianças com menos de três anos deverão evitar a exposição directa ao sol.

Aqui vão os artigos que consultei:

1. http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/sol+dgs.htm

2. Osborne JE, Hutchinson PE (August 2002). "Vitamin D and systemic cancer: is this relevant to malignant melanoma?". Br. J. Dermatol. 147 (2): 197–213.

3. Mead MN (April 2008). "Benefits of sunlight: a bright spot for human health". Environmental Health Perspectives 116 (4): A160–7.

4. Zadshir A, Tareen N, Pan D, Norris K, Martins D (2005). "The prevalence of hypovitaminosis D among US adults: data from the NHANES III". Ethnicity & Disease 15 (4 Suppl 5): S5–97–101.

5. Hayes CE, Nashold FE, Spach KM, Pedersen LB (March 2003). "The immunological functions of the vitamin D endocrine system". Cellular and Molecular Biology 49 (2): 277–300.

6. Holick, Michael F. (February 2002). "Vitamin D: the underappreciated D-lightful hormone that is important for skeletal and cellular health". Current Opinion in Endocrinology & Diabetes 9 (1): 87–98.

7. Cranney A, Horsley T, O'Donnell S, et al. (August 2007). "Effectiveness and safety of vitamin D in relation to bone health". Evidence Report/technology Assessment (158): 1–235.

8. Wolpowitz D, Gilchrest BA (February 2006). "The vitamin D questions: how much do you need and how should you get it?". Journal of the American Academy of Dermatology 54 (2): 301–17.

9. Holick MF (July 2007). "Vitamin D deficiency". The New England Journal of Medicine 357 (3): 266–81. D

10. International Agency for Research on Cancer Working Group on artificial ultraviolet (UV) light and skin cancer (March 2007). "The association of use of sunbeds with cutaneous malignant melanoma and other skin cancers: A systematic review". International Journal of Cancer 120 (5): 1116–22.

11. McCoy, Krisha. "Study Suggests History of Sun Exposure May Actually Increase Melanoma Survival Rates". Mbmc.org. Retrieved 2010-05-13. 

Até amanhã! :D

31 comentários:

  1. Estou a pensar levar a minha menina á praia ela tem 7 meses e meio mas com as devidas precações e cuidados,bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Joana,
    Este post tem muita informação interessante e deliciosas receitas adorei, estou a seguir-te, ótimo blog.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Tens sempre umas ideias fantásticas!!!!!!! Essa mousse!!!!!!! que bom aspecto tem, joaninha!!!!!!!!!!!!! Fizeste-me ficar com vontade de comprar manga xD

    ResponderEliminar
  4. Esse sitio para estudar parece-me ser mesmo muito interessante eheh

    Olha e adorei as tuas unhas amarelas :)

    Já agora satisfaz-me uma curiosidade, tu moras sozinha?

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fifi :D

      Não, eu vivo com o meu namorado há quatro anos ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  5. Que bolo de mousse e suspiros divinal. Aquilo, de certeza, era um pedaço de céu! E essa mousse? Ahh que ideia fantástica, minha querida! Pois é, quanto a mim, sempre fiz estes estados de hipoglicémia longos..mas já fiz o exame de tolerância ao açucar (diabetes) e não tinha, felizmente! Sou um caso-estudo, portanto! Obrigada pelo apoio! :) Eu nem sei se lhe hei-de dar no açucar mais vezes ou se faço é mais hidratos. Sou uma bomba-relógio! lol.

    ResponderEliminar
  6. também adoro leguminosas!

    parabéns pelo blog :) aqui encontra-se de tudo!

    by the way, a mousse tinha um belo aspecto (embora não goste de manga)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana :)
    ADOREIII MESMO os teus comentários à minha bucket list! Já li ums 5 vezes e parece que temos algumas (bastantes) coisinhas em comun ehehe :)

    O Valter Hugo Mãe é realmente muito bom, recomendo.. Foi o primeiro livro que li dele e já quero comprar outro...

    Eu tenho que mostrar essa mousse à minha mãe (ela que é a senhora das mousses. em minha casa à a senhora dos scones, a minha irmã. a senhora das mousses, a minha mãe. ahahah) que ela vai adorar fazer! E eu vou adorar comer :P

    Beijinho e boa semana :)*

    ResponderEliminar
  8. Adoro manga no Verão, e então feijão (preto nem se falar! :)

    ResponderEliminar
  9. Acreditas que o feijão também é dos meus alimentos favoritos?? Era capaz de comer feijão a todaaaas as refeições, aii gosto tanto tanto =D
    O teu sumo e a tua mousse têm um aspecto óptimos :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Hello Joana!
    Eu sou daquelas que sofrem pela falta do sol. Sinto mesmo que afecta a minha disposição e comprovo que o Inverno é pavoroso para mim quanto à depressão. Sou totalmente a favor da exposição solar desde que "com cabecinha". Já tive a minha dose de exposição parva e sem precaução!
    Essa mousse "cheira" a verão!!!
    Frigorifico - e cá andamos nós a mostrar o que nos vai na alma porque acredito que o frigorifico e a despensa reflectem um bocado de nós. Adoro!
    Não conhecia o CAES, mas nem me lembrei de perguntar o que era...
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  11. aii quro uma taça!!! dessa mousse ... deve sr mm maravilhosa!! =D ehehhe olha e sobre solário ja fizes-te? Se não podias Fazer XD ... eheheh
    Beijinho******Boa semanA*E bom estudo tb :P

    ResponderEliminar
  12. Ah que sorte, eu também gostava mas como ainda não trabalho e ainda não acabei o meu curso, é complicado...

    Quanto ás imagens apeteceu-me dar um novo ar mas acho que ainda vou voltar a mudar, quando estiver mais predisposta :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  13. Essas tuas ideias de juntar iogurte fruta e folhas de gelatina sao fenomenais. Vou fazer umas experiencias. Tambem gosto bastante de feijao mas nao sei porque e raro coner... Beijo

    ResponderEliminar
  14. Ai essas mousses Joana eu que sou adepta de sobremesas fresquinhas ... esta já não escapa.

    Gosto bastante do blog :)

    Obrigado pelas visitas

    Jokas

    ResponderEliminar
  15. Olá :-) eu sou daquelas que fica fica melhor no inverno do que no verão. Não sei porque mas não gosto do sol nem do calor! Quando tiver mais tempo (no inverno por exemplo) irei experimentar várias receitas que tens deixado aqui, usas muitos ingredientes que adoro. Bjinhos e bom resto de semana

    ResponderEliminar
  16. o mousse parece-me muito bom! penso que vou experimentar a receita ;D beijinho * Monstros no Armário

    ResponderEliminar
  17. Adoro fazer sumos fresquinhos agora no Verão! Mas triturares o gelo com a varinha mágica andas mesmo a pedi-las! ;p Sobretudo se ela anda a fazer "barulhos suspeitos"! :) A minha também anda assim e já só a uso para sopas.

    No "meu tempo" (pareço uma avózinha a falar :D) estudávamos no Ágora, que não sei se ainda existe. Estava aberto todo o dia e era mais ou menos como referiste, mas menos "chiqui" :) Fogareiro??! :) Se calhar o CAES é a versão moderna? Não faço ideia.

    Eu adoro Verão e praia e campo e sol e tudo isso, mas tenho muito cuidado. Tenho uma conhecida que teve cancro da pele no couro cabeludo(não sei que tipo). Foi retirado a tempo e está bem, mas a partir daí passei a dar mais uso aos meus bonés e chapeus de sol. Uma pessoa pensa que com o cabelo a tapar está protegida, e não e bem assim. Por isso, para além de protector solar, recomendo também uns óculos de sol e chapéus.


    Beijinhos!**

    ResponderEliminar
  18. Humhummmmmm vou fazer essa Mousse :)) Tão linda a joanninha adoro ver fotos tuas :))

    ResponderEliminar
  19. essa mousse não me escapa :) que delícia!
    és tããããão gira :)

    beijos :)
    p.s. - obrigada por te teres lembrado de mim

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana!
    Tu apanhaste sol no fim de semana e eu apanhei hoje, ai sabe tão bem! :)
    A tua mousse tem mesmo bom aspecto e é saudável. Já agora, sabes de alguma receita de mousse de chocolate "saudável"? Se souberes eu podias publicar :)
    Beijinho **

    ResponderEliminar
  21. nham nham esses teus mousses são ideais para o verão!

    adorei as 3 peças de roupa e as fotos que colocas te, mais uma vez consigo comentar no último post ! :P

    beijinho baby!

    ResponderEliminar
  22. Aiii tenho de fazer a mousse e o sumo!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Adorei o post, até porque a manga e os morangos são dos meus frutos favoritos :D

    Eu ia fazer a Rota dos Mosteiros, mas não gostava nada do tema, então decidi-me por um estudo de públicos do turismo religioso no Porto e Norte de Portugal (o meu estágio é na delegação regional de turismo religioso da Turismo do Porto e Norte de POrtugal).

    Em primeiro lugar, ia pedir-te que me enviasses o Sex for Dummies ahah

    Depois... Lembrei-me que podias fazer um post sobre a tua evolução... Quer dizer, perdeste 25 kg, deves ter algo a dizer! Se quiseres, claro :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  24. Olá querida Joana!

    Acreditas que estava com saudades de comentar os teus posts? :D
    Fiquei feliz ao ver que sempre participaste no desafio da roupa e digo desde já que adorei o teu vestido azul, é mesmo lindo lindo! :)

    Eu acabei agora de publicar o desafio do frigorífico, deu um bocadinho de trabalho mas gostei de o fazer :)

    Confesso que não sabia desse espaço de estudo, mas como a maioria das minhas cadeiras são praticas nunca me preocupei em descobrir sítios indicados para estudar ficava sempre ou pela biblioteca da faculdade ou estudava mesmo em casa.

    Eu já coloquei algumas receitas tuas com feijão nos favoritos para me lembrar delas para a próxima vez que for para a cozinha, já há imenso tempo que não vou relaxar para o fogão :P

    Beijinho
    Alice

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana! :)
    Bem, essa mousse de manga e morangos, parece-me bem deliciosa!
    Sem dúvida que vou experimentar!
    Uma curiosidade, em que ano do curso de Medicina estás? :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. olá Joana

    Não conheço esse centro de estudos em Arroios -estranho!

    Gostei particularmente de saber que o sol é bom para a Prevenção da depressão sazonal, desconhecia esse beneficio por completo. Nunca tinha ouvido falar.
    tal como a Luciana escreveu também já tive uma grande dose de exposição solar sem cuidados- coisas de adolescente!

    Hoje lembrei-me imenso de ti ao falar com uma professora da minha filha. Ela tem uma filha chamada Joana (que eu conheço muito bem) que esteve em ciências farmacêuticas e depois conseguiu entrar em Medicina que curiosamente quer seguir ou medicina interna ou psiquiatria. Acho que é síndrome de Joana- Faz uma tese sobre o assunto! :-)

    Não me lembro onde ela está mas vou ver e depois digo-te, mas ela acabou agora o 3º ano.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá querida...este artigo foi feito à minha medida :)
    Como sabes, comecei a fazer caminhadas na praia ao final do dia e o teu artigo confirmou que sou uma "menina" muito prudente, ehehehe
    Gostei muito de saber dos benefícios do sol...mesmo sem ser com consciência dos benefícios comprovados cientificamente sempre notei que quando apanho um pouco de sol fico muito mais bem disposta e animada :)
    Ai as tuas receitas :) :) bjts

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />