26 de outubro de 2012

Para todas as receitas é necessária uma pitada de carinho, por isso hoje trago-vos um coq au vin e umas belas panquecas integrais :D

A minha avó tem a particularidade de se recusar a fazer pratos muito elaborados. Adora grelhados e cozidos, e algo que envolva um tempo de confecção maior do que meia hora é na opinião dela completamente desnecessário. Assim sendo, os pratos simples da minha avó são totalmente diferentes dos pratos do meu pai e dos meus, mas de alguma forma misteriosa são sempre maravilhosos! :D 

Hoje trago-vos uma receita elaborada e um pouco demorada, ideal para cozinhar nos dias relaxados em que a chuva bate na janela da cozinha. Como todas as receitas da Julia Child, também esta necessita de ser feita com amor, carinho e muita alguma paciência :) Não é uma receita rápida ou prática como as da minha avó, mas fica igualmente maravilhosa :D

Coq au vin da Julia Child (receita adaptada do livro 'Mastering the Art of French Cooking')

Ingredientes: 

* 500g de peito de frango cortado em cubos;
* 40g de bacon magro em cubos; 
* Uma colher de sopa de azeite;
* Um quarto de chávena de conhaque (substituímos por whisky);
* Uma chávena de vinho tinto de boa qualidade;
* Uma chávena de caldo de galinha caseiro (usei a água de cozer o bacon);
* Uma colher de sopa de molho de tomate; 
* Dois dentes de alho picados; 
* Uma folha de louro; 
* Um quarto de colher de chá de tomilho;  
* Salsa picada a gosto.

Confecção: 

* Temperar o frango com sal e pimenta e reservar; 

* Cozer o bacon durante dez minutos, retirar e secar bem, reservando o líquido; 

* Aquecer o azeite numa panela e juntar o bacon, salteando até ficar ligeiramente acastanhado; 

* Remover o bacon da panela e juntar os cubos de frango até ficarem corados; 

* Juntar novamente o bacon, tapar a panela e deixar cozinhar durante dez minutos.

* Juntar o whisky e queimar com um fósforo, deixando arder durante um minuto (esta parte é muito gira) :D

* Juntar o vinho tinto e caldo suficiente para cobrir por completo os pedaços de frango (usei a água de cozer o bacon); 

* Adicionar o molho de tomate, o alho, o louro e o tomilho

* Tapar a panela e deixar cozer em lume brando durante trinta minutos. 

* Retirar o frango da panela e ferver o líquido até engrossar (a receita original usa farinha e manteiga);

* Servir o frango coberto com o molho.






Esta receita demora aproximadamente uma hora a ser preparada, mas acreditem que vale completamente a pena porque o resultado final é fenomenal :D

Para a sobremesa aproveitei um marmelo que havia na fruteira e fiz marmelo assado. Eu nunca tinha comido marmelos ao natural, mas fiquei agradavelmente surpreendida :D

Marmelo assado com calda de lima e mel

Ingredientes (para uma pessoa):

* Um marmelo;
* Sumo de uma lima; 
* 60 ml de água;
* Dois paus de canela; 
* Duas estrelas de anis; 
* Canela em pó; 
* Uma colher de chá de mel.

Confecção:

* Cortar o marmelo ao meio e retirar as sementes; 

* Colocar num tabuleiro de ir ao forno e regar com o sumo de lima, o mel e a água;

* Cobrir com o pau de canela e a estrela de anis; 

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante aproximadamente trinta minutos, regando a meio com o molho que se vai libertando.





Ontem tirei a tarde para namorar com o meu P., e para o lanche decidimos fazer panquecas :D Desta fez adaptei a nossa receita habitual de panquecas de banana do Natal e fiz panquecas integrais :)

Panquecas integrais com mel

Ingredientes (para seis panquecas médias): 

* Uma chávena de chá de farinha integral;
* Meia chávena de chá de leite;
* Uma colher de sopa de mel;
* Uma colher de chá de fermento;
* Um ovo.

Confecção:

* Bater o ovo com o mel e o fermento;

* Adicionar alternadamente o leite e a farinha e mexer bem;

* Numa frigideira anti-aderente colocar uma concha de massa;

* Esperar uns segundos e virar quando começar a formar bolhinhas, deixando cozinhar do outro lado;

* Repetir até acabar a massa.





Acompanhámos com uma das minhas compotas preferidas, a compota de alperce da Bonne Maman :D

Estas panquecas ficaram diferentes do habitual, uma vez que ficaram mais consistentes e mais grumosas devido à utilização da farinha integral.

Com a chuva volta a vontade de comer papas de aveia e panquecas, por isso vão começar a aparecer por aqui mais receitas como esta :D

Tenham um óptimo fim-de-semana :D

41 comentários:

  1. Pelo me nos vais ficar pertinho!
    Eu cá tb adoro panquecas :D

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Por um lado é melhor terem alterado o teu estágio porque ficas mais perto de casa; por outro lado perdes a oportunidade de ir conhecer Elvas. Mas não te preocupes que outras oportunidades irão certamente surgir.
    Nunca comi nenhuma das receitas que apresentaste. Tenho de confessar que, ainda com o aspecto maravilhoso e delicioso que têm todas as receitas, preferia comer as panquecas porque adoro panquecas (mas nunca me saem bem, vá-se lá saber porquê).
    Aproveita bem o fim-de-semana para tentares descansar e estar com o P. :D
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  3. olá Joana =) eu acho que é bem visível o carinho com que cozinhas =), e isso faz toda a diferença no resultado...os teus pratos reflectem esse teu prazer em cozinhar =)!
    as panquecas tem um óptimo aspecto mesmo x)
    Vais ver que a semana longe do P. passa rápido, espero que superes estes dias mais complicaditos, força =)
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!
    Eu percebo que não tenhas gostado muito da ideia de mudar de local de estágio, já estavas mentalizada que ias para Elvas e afinal já não vais. Mesmo assim, espero que aproveites ao máximo!
    O coq au vin tem mesmo bom aspecto!
    Boa 6a feira! Descansa muito no fim de semana :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Ai pá, o frango tem cá um aspecto, huuuummmmmm :) ****

    ResponderEliminar
  6. Fico fascinada com os teus dotes culinários. Dá sempre para roubar umas ideias :P
    Já vi que vais ter um fim de semana preenchido.

    Beijosss J
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Ohh querida...espero que este fds descanses muito e que as coisas melhorem!!!
    Ehehe eu ainda nao consegui fazer receita nenhuma de panquecas... possa :S
    Beijinho****+++

    ResponderEliminar
  8. Tenho de experimentar essas panquecas, parecem mesmo muito boas.

    Olha, ultimamente tenho feito as minhas papas de aveia assim: cozo-as em leite, adiciono canela (adiciono a olho mas ponho bastante), uma colher de chá (mal cheia) de mel e 3/4 de maça cortada aos pedaços (não ponho a maçã inteira porque se não a tigela fica muito cheia). Depois por cima da maçã polvilho com mais alguma canela. É tão bom, tenho feito várias vezes e deliro com este pequeno almoço, já estou farta de falar dele :) Tens de experimentar ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu Adoroooooooooooooooooooooo essas panquecas!!! pronto..fiquei a salivar e a lamber-me toda!!!

    Há imenso tempo que não fazemos lá em casa... talvez por preguiça..ou por achar que ia abusar...e prontos... abusos não faltam por aqui!!!

    ResponderEliminar
  10. Ai essas panquecas! Têm um aspecto deliciosooooo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Bolas que reviravolta!
    Estava-me agora a lembrar. Na escola secundária onde andei existia uma vez por ano os dias dedicados a certos países. A rádio passava música desse pais, a comida era desse pais, fazíamos jogos... E lembro-me que no dia da França o almoço era Coq au vin, mas era tipo empada... Será que foi invenção da escola ou isso existe?
    Nada rima tanto com outono como marmelo assado/cozido. Adoro!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  12. Olá! A tua avó é cá das minhas! ;p Claro que as refeições preparadas com tanta atenção e carinho sabem sempre bem e as das avós... bem, são as das avós!

    Eu gosto de panquecas o ano inteiro!

    Conheço bem a zona de Alcochete e assim até estás pertinho e podes dar um salto ao Freeport, que nunca lá foste! :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  13. Adorei as receitas :)
    O coq au vin parece ser ótimo! Não era a receita do filme baseado na Julia, que a personagem principal fez? xD Eu tenho sempre que associar alguma coisa a alguma coisa :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Bom fim de semana, e vais ver que vai passar rápido o tempo e vais ter os mimos da avó!!

    ResponderEliminar
  15. Joaninha,
    *Os coordenadores não deviam estar na posse de todas as suas faculdades para oferecerem casa sem água quente! O que o Alentejo tem de quente de verão, tem de frio no inverno! Pensar positivo : pelo menos avisaram antes e não tiveste direito a surpresa desagradável.
    *Alcochete até me parece bem :)
    *Sabes que vi o "frango" e não o reconheci!? Pensei que era carne de vaca. O "vin" fez o seu efeito!
    *Também tenho um marmeleiro em casa (ao pé das figueiras). Tens de vir aqui!
    *Espero que a tua avó e tu se divirtam e que corra tudo bem :)
    *Aproveita lá este f-d-s para descansares da semana que passou. Sabe-se lá porquê, mas os meus planos também metem "arrumar e limpar a casa" (mas também vai ter outras coisas como: reunião com as amigas de peito e espero que eu e o homem consigamos ir ao cinema ver o 007)
    *Beijinhos e espero dar feedback ao teu e-mail :)

    ResponderEliminar
  16. Adorei as receitas!
    beijinhos e um óptimo fim de semana
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Uma vez tentei fazer panquecas e não ficaram lá muito comestíveis :)

    ResponderEliminar
  18. Joana, comprei formas de muffins de silicone. Quando estiver numa fase melhor, vou experimentar uma das tuas receitas. Entretanto mandei-te mail, quando puderes responderes :)
    Espero que o teu f-d-s corra bem, o meu vai ser passado a estudar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Frango com vinho não é para mim, agora marmelo assado com calda de lima e mel é a loucura!!

    ResponderEliminar
  20. assim pelo menos ficas em tua casa, com as tuas coisas... claro que te falta o melhor, mas vais ver que passa rápido. ainda por cima com os miminhos da avó, huum :)
    eu tenho comido imensas vezes papas de aveia ao pequeno almoço, é tão bom :) beijinhoO, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  21. Olá Joaninha

    Pois semanas cansativas são do pior que há, a minha também foi a "doer". Dia sim, dia não fui a Lisboa ver a S, e apesar de ser uma pessoa muito positiva no dia a dia, quando algo corre mal, sou exactamente o oposto, sempre que ia pensava se seria a ultima vez que a via viva. Uma estupidez! Felizmente já está a recuperar e parece que o pior já passou.

    Também li que tinhas uma preocupação com um familiar...espero de coração que deixe de haver motivo para preocupação.

    Quando li um dos teus ultimos post em que falas do teu happy place
    pensei em dizer-te tantas coisas e acho que acabei por não comentar sequer...também eu sonhei e ainda sonho com um happy place, conseguimos estar lá, mas não todos os dias da nossa vida...não sei se percebes, e também não interessa, os sonhos são para se manterem sempre...

    Pois o teu estagio vai ser numa terra muita animada ( se não for mudado novamente ), uma terra conhecida por ter mulheres muito bonitas...conheço bem Alcochete, fica a um pulinho de Setubal.

    Beijinhos e espero que descanses muito



    ResponderEliminar
  22. ai que esse primeiro prato tem tão bom aspecto, já se comia!

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana:) Vens pra Alcochete?? Ah ainda nos vamos conhecer pessoalmente, pois eu estou cá todos os dias:) Vens para o centro de Saude? Boa Sorte.. Se precisares de algum apoio em alguma coisa por estes lados é só dizeres! Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Deixaste-me babada com o teu comentário, ai ai =)
    Achei uma óptima ideia convidares a tua avó para ir passar uns dias contigo, assim divertem-se e mimam-se as duas, quem me dera puder fazer o mesmo =)
    Quanto a essas panquecas, já sabes o que vou dizer não é. Houve uma altura da minha vida em que a minha querida avó me fazia panquecas quase todos os dias ( claro, não eram tão saudáveis como essas). É uma óptima ideia para fazer quando me apetecer muito um doce =)
    Beijinhos Joana

    ResponderEliminar
  25. Que maravilhosa ideia a de convidares a tua avó para ficar ai :):) Pena que não tenhas ficado em Elvas pa =/ Bem esse prato tem cá um aspectoooo nhami nhami!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  26. quem sabe um dia destes não experimento essas panquecas visto que adoro e é das únicas coisas que faço bem xD
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  27. Não queres ficar cá em casa uma temporada? :)

    ResponderEliminar
  28. Para eles nada lhes custa mudar os planos, rotinas e decisões das pessoas, mas pelo menos avisaram a tempo; bem pior seria se tivesses tido a tal surpresa no local!
    Pensa também nesta alteração com "carinho", ficas perto de casa e tens a tua avó como companhia!
    Nota-se sem dúvida o facto de aplicares "carinho" em tudo o que fazes!
    Estou a adorar o teu blog...
    ***

    ResponderEliminar
  29. Querida Joana,
    bom demais a companhia da avó, eu não tenho mais as minhas
    já partiram há mais de 10 anos, fica as boas lembranças e a
    saudade.
    Fiquei com água na boca come estes pratos lindos e deliciosos
    e o melhor feitos com carinho!

    Beijinhos e boa sorte no seu estágio!

    ResponderEliminar
  30. Olá!
    pensa pelo lado positivo de passar uns dias com sua avo durante essas duas semanas!
    adorei as receitas! as panquecas deve tem ficado uma delicia!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  31. Adorei a receita das panquecas, que óptimo aspecto. Vou experimentar.

    O prato é demasiado elaborado, apesar de gostar de cozinhar, não me aventuro tanto. (Ainda!!)

    Quando comecei a ler este post e li que irias estagiar no Alentejo pensei "Que chatice!". Depois percebi que afinal gostavas da hipótese...

    Deixa-lá vais ver que os dias com a avó em Lisboa vão ser fabulásticos. ;)

    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
  32. A tua avó deve ser uma mulher muito prática, aproveita os dias com ela e divirtam-se juntas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  33. Olá Joana :D
    Espero que esteja tudo bem.
    Deixei-te um selinho no meu blogue para quando tenhas tempo :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  34. Tenho saudades dos teus post, Xizinha...
    Que estejas a ter um bom estágio!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá Joana, como está a correr o estágio? Está tudo bem? Espero que sim :)
    beijo*

    ResponderEliminar
  36. ohh, ja não vais estagia para tão longe, mas vais gostar a mesma, vai ver :p
    bem, a tua avo parece aquele genero, de fazer comer do tipo: deitar tudo para dentro da panela, cozer e ja esta :p
    Eu nunca experimentei comer marmelos só marmelada ahaha xD, quanto a panquecas tambem nunca fiz, só crepes xD

    ResponderEliminar
  37. Olá Joana! Estou solidária contigo, esta minha última semana também foi infernal...

    Beijinhos e ânimo! :)

    ResponderEliminar
  38. Olá Joana! Venho agradecer a tua passagem e comentário no meu blog e aproveito para conhecer o teu! Tens aqui um cantinho bem interessante e saudável.
    Ficarei à espera então de pormenores em relação ao teu desafio e conto com a tua participação no meu! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  39. Espero que o estágio esteja a correr bem :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />