13 de fevereiro de 2013

Muffins de aveia com pepitas de chocolate negro e uma visita ao céu :)

Heaven, I'm in heaven!
And the cares that hung around me through the week
Seem to vanish like a gambler's lucky streak!
When we're out together dancing cheek to cheek! 

Fred Astaire


Há um ano fiz um estágio de três semanas em Medicina Interna no Hospital Fernando Fonseca (também conhecido como Amadora-Sintra). Durante o estágio acompanhei vários doentes com todo o tipo de patologias, mas houve uma pessoa que me ficou particularmente marcada na memória: a Dona A. 

A Dona A. era uma velhota muito bem disposta que estava internada por causa de uma descompensação da sua patologia cardíaca. Estava a progredir de forma estável, sentia-se bem e adorava falar connosco, e foi impossível não sentirmos um carinho imediato por ela. 

Uma noite a Dona A. teve uma descompensação muito rápida e fez uma paragem cardio-respiratória. No vernáculo comum dir-se-ia que morreu. Foi prontamente reanimada e o coração dela voltou a bater, e pouco tempo depois ficou relativamente estável novamente.  


No dia seguinte encontrámos a Dona A. muito pensativa. Sentia-se bem e continuava faladora, mas era nítido que havia algo que a preocupava. Perguntámos o que tinha acontecido durante a noite anterior, e ela disse que tinha sentido uma grande dor e depois não se lembrava de nada até acordar. Disseram-lhe que tinha morrido por uns momentos, mas ela dizia que não tinha visto luz nenhuma, não tinha passado por nenhum túnel, não tinha visto o marido que já tinha falecido e também não tinha visto Deus

O que estava a preocupar a Dona A. era a aparente ausência do céu. 


A Dona A. repetiu esta história durante todo o resto do nosso estágio: dizia que estava muito triste porque sempre tinha acreditado que o céu existia e agora sentia-se confusa. Entretanto viemos embora e nunca mais a vi, mas espero sinceramente que a Dona A. continue sem ver o céu, e que assim se mantenha durante muitos anos. 

Eu acredito em Deus e em Jesus, mas não acredito no céu. Gostava muito de acreditar que algo acontece quando morremos, mas simplesmente não consigo. 


Espero sinceramente estar errada. Espero que o céu exista e que seja tudo aquilo que imaginávamos quando éramos crianças. Espero que um dia (daqui a muitos muitos anos) possa viver a minha eternidade de roupão branco felpudo e de pantufas a saltitar nas nuvens. 

E espero que estes muffins estejam lá à minha espera. É que juro-vos, estes muffins são mesmo do céu.


Muffins de aveia com pepitas de chocolate negro (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para dez muffins): 

* 60g de flocos de aveia;
* 260ml de leite; 
* 225g de farinha de trigo sem fermento;
* Três colheres de chá de fermento em pó;
* Uma pitada de sal;
* 85g de pepitas de chocolate negro;
* Um ovo batido;
* 100g de açúcar amarelo;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Quatro colheres de sopa de óleo (ou 60ml). 

Confecção: 

 * Juntar o leite e os flocos de aveia e deixar absorver

* Noutra tigela juntar a farinha, o fermento, o sal e metade das pepitas de chocolate;

* Na mistura do leite e dos flocos de aveia juntar o ovo batido, o açúcar, a essência de baunilha e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e cobrir com as pepitas de chocolate restantes; 


* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos


O Pedro achou que estes eram os meus melhores muffins de sempre, embora eu confesse que continuo a preferir os meus muffins de laranja com sementes de papoila :D Por outro lado achei que estes muffins ficaram deliciosos :)

Até amanhã!

43 comentários:

  1. Olá!

    Gostaria de te dizer que esta a decorrer um passatempo no blogue para ganhar o livro Cozinha para Dias Felizes, gostava muito que também participasses!

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2013/02/cozinha-para-dias-felizes-sorteio.html

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Joana, com o passar do tempo e das publicações que vou lendo identifico-me mais contigo, a forma como escreves e expressas os teus sentimentos tem muito a ver com a minha maneira de ser e de ver as coisas. Acredito em Deus e em Jesus e acredito na vida eterna, creio que quando morrermos (quem crê, claro) irá para um lugar fabuloso, no qual não teremos recordação da nossa vida terrena, mas em compensação não haverá dor nem tristeza, mas mais também não sei, mas creio nisso.
    A história que contaste também me deu um grande aperto, pois infelizmente o meu pai está a passar atualmente por uma situação dessas por causa do coração, é um sufoco, só te digo :(
    Enfim, mas passando ao teus muffins que fizeram os meus olhos arregalar, que MARAVILHA, ficaram LINDOS, e com um aspecto delicioso, e essas pepitas todas no topo estão mesmo a chamar por mim!

    Beijoca grande,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Mais uma receita para eu experimentar no meu dia da "asneira" ? Sabes que tudo o que tenha chocolate eu sou fã =)
    Tu já sabes a minha opinião sobre essas questões de Jesus e Deus, mas no céu eu acredito ( ou pelo menos quero acreditar). Acredito que quando for a minha hora irei para um sitio muito melhor, e olha que essa ideia do roupão branco e plumas não é nada má =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também acredito em Deus, mas não sei bem o que será o céu :) é um conceito que não consigo imaginar!
    Mas estes muffins são mesmo uma coisa do outro mundo, têm um aspecto fantástico!! Gosto tanto de muffins :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. OLá Joana,
    Que história fabulosa a da querida Dona A.. Eu sou como tu. Quero muito acreditar que quando moremos, não morremos, simplesmente..., mas sim, é difícil acreditar e essa imagem, a do roupão branco felpudo e as pantufas, o saltitar nas nuvens, era tão bom se realmente assim fosse...
    Esses muffins, se o céu existe mesmo, são mesmo de lá, a julgar pelo aspecto...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Essa história deixa-nos realmente a pensar.
    Eu acredito que que depois de morrermos vamos para qualquer sitio,agora se é o céu isso não sei.
    E também acredito que esses muffins são delicioso...e ficaram tão lindos que deve ser impossivel comer apenas um.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Oh, pronto, se não houverem muffins no céu pode sempre existir uma cozinha equipada e um supermercado que tratamos do resto XD!

    Eu ainda que possa não parecer sou bastante céptica com algumas coisas ligadas à religião, mas aquilo que menos me custa é acreditar que existe alguma coisa depois disto :) pode não ser um túnel nem uma luz, podemos nunca chegar a saltitar nas nuvens, mas nós somos energia além de matéria e não vejo como podemos deixar de ser, ainda que seja outro tipo de energia :)

    Afinal sempre foste para a cozinha!
    Vou fazer uma pergunta muito estúpida mas: onde consegues comprar já o chocolate em pepitas? é que eu nunca encontro nos supermercados por aqui! e levo uma eternidade a partir tabletes de chocolate à cacetada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá dee :D

      Eu encontro as pepitas no Continente na parte dos doces, mas também com bastante dificuldade! Normalmente quando encontro trago sempre 3 ou 4 pacotes e guardo, porque depois às vezes passam-se meses sem ver lá pepitas outra vez! :P

      Beijinhos :)

      Eliminar
  8. Ai estes tenho mesmo de experimentar!! Tenho de comprar pepitas de chocolate, ainda não fiz as bolachas do desafio porque me faltam as pepitas!
    Tem um bom dia Joana :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estou precisamente como tu ... Acredito em Deus e em Jesus mas essa coisa dos tuneis e assim faz-me muita "espécie" :P Até porque se houver outro lado, a passagem tem de ser larga, ampla cheia de luz e com uma grande fonte de chocolate!!!!

    Bom, mas descendo à Terra, esses muffins levar-me-iam ao céu certamente!!!
    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
  10. Esta foi a minha primeira visita ao seu blogue, mas não será a última. Gostei imenso da história. Há coisas que nos marcam e nos fazem pensar. Também fiquei a gostar da D. Ana. Curioso, passarmos a gostar de pessoas que nem conhecemos. Todos os dias também aprenso coisas novas com os meus filhos e com os meus alunos. E reparo que perdemos com os anos a capacidade de analisarmos o real através dos olhos dos mais pequenos e dos mais frágeis. Aproveitemos as coisas boas desta vida, mesmo que sejam em apontamentos doces e tentadores, como estes muffins.
    Um abraço aqui dos Açores.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. Esses muffins estão um arraso, delicinhas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Não acredito em céu nem sequer na existência de um Deus, mas compreendo quem acredite e que se sinta melhor ao acreditar na sua existência.

    Uma coisa é certa... Ao comer esses muffins uma pessoa deve sentir-se no céu! ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Uma história que nos faz pensar...
    Estes muffins parecem deliciosos! Vou levar um!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito da história que partilhaste :)
    Bem esses muffins deixaram-me a salivar :p Adoro chocolate, por isso 5 estrelinhas para ti :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Que bien te han quedado, tienen muy buena pinta!!!
    Saludos
    http://judithbysucre.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  16. A minha filha nasceu nesse hospital, para mim é um dos melhores no serviço de Neonatologia onde ela ficou 14 dias! Já a parte das urgÊncias é de fugir!!

    Eu nunca vi o céu, mas quero acreditar que existe mais além desta vida, e que seja sempre melhor! Mas sabes aquele momento que dizem que se viu a vida a passar à nossa frente? Esse já o tive, e espero não repetir, pois agora teria muito mais a perder.

    Venha daí um muffin para eu provar!

    ResponderEliminar
  17. Adorei a história e vou fazer estes muffins de aveia, garantidamente!

    ResponderEliminar
  18. hmm parecem-me deliciosos, vou ter que experimentar! ;)

    Drawing Dreaming

    ResponderEliminar
  19. Há histórias que nos marcam, pessoalmente gosto de acreditar na reencarnação.
    Os teus muffins ficaram fantásticos!

    ResponderEliminar
  20. Existem coisas que nos marcam para sempre.
    Também eu gostava de passar a minha eternidade num roupão lindo e num cadeirão confortável a ver todos os programas de culinária que dessem lá nas nuvens... :D hehe
    Adorei os muffins, super gulosos, como eu gosto. Beijocas :D

    ResponderEliminar
  21. Olá...
    Que belissímo aspecto ;)... Vou tirar 2 :)... Adorei ;)... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Não fiz muffins, mas já fiz as tuas bolachinhas de pepitas de chocolate. Aqui fica o post de participação no desafio! :) http://pdepequenina.blogspot.pt/2013/02/aventuras-na-cozinha.html

    ResponderEliminar
  23. Que delicia de Muffins! Comia agora uns poucos! eheheh

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana,
    o céu existe e a ressurreição tbm se não a morte
    não teria sentido e Jesus não teria ressuscitado.
    Deus é tudo sem ele não somos noda o céu é obra divina
    e com certeza é maravilhoso!
    Amei seus muffins vc tem mãos de fada, só faz delícias!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana,
    Espero mesmo que existe um céu para todos nós quando a nossa "dita" hora chegar. Que nos encontremos todos e sejamos mais felizes lá.

    Quanto aos teus muffins confesso que estão com um ar super apetecível. Ficaram lindos! Terei de experimentar sem sombras para dúvidas!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  26. Joana,
    é caso para dizer, uns muffins do céu!! Tu e os muffins... :)
    Há coisas que nos marcam, que nos fazem pensar. Pessoas e animais que nos marcam. O sofrimento, a esperança. Também lido com eles, mas na área de veterinária.
    Eu espero sinceramente que o céu exista, é bom pensar assim, e que seja bem doce, fofo como uma nuvem, cheio de coisas boas.
    Como estes muffins, que ficaram lindos lindos!! esses topos perfeitos e irresistíveis.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Ai que lindos e fofinhos ficaram seus Muffins!!! ADOREI as fotos, a receita, o visual!!! Bom restinho de semana!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Se acreditas no Amor de Deus e na sua infinita misericórdia, então como podes não conceber que o Céu existe?

    Se calhar não existe na dimensão em que o concebes..da mesma forma que nao consegues desenhar Deus, tirar-lhe uma fotografia, tb não consegues imaginar o Céu.

    Eu cá acredito e espero muito que continues a viver como vives. És um exemplo de temperança.

    E nao tenhas medo de acreditar no Céu..porque se pessoas como tu nao acreditam, então que será do comum dos mortais?

    Força para a tua luta.

    ResponderEliminar
  29. Também não acredito na ideia tradicional de Céu, mas acredito que esses muffins estavam divinais. ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Gostei muito desta tua receita de muffins, Joana, e tendo chocolate já fico com água na boca ! :)
    Ficaram perfeitos !

    A história é bela, marcante e tocante ! Pessoalmente acredito que algo existe além da morte, mas não te sei dizer o quê ! Seja como for tenho imenso respeito pelas crenças alheias e por isso este tipo de assuntos são complicados, pois as opiniões são muito pessoais ! :)

    Beijos

    Isabel

    ResponderEliminar
  31. Adorei a história e os muffins que pelo aspecto devem ter ficado muito bons.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Olá Joana, as tuas histórias já são mais importantes que as tuas receitas. Não que os muffins não me pareçam deliciosos, parecem, mas ver uma pessoa como tu, jovem, inteligente, seguramente bem sucedida, a falar sem vergonha de Deus e de Jesus, e das coisas em que acreditas e que te tocam,é muito bonito! Nestes tempos, em que o que é "cool" é ter e não ser,em que as pessoas vivem tão arredaddas dos verdadeiros valores, é reconfortante ler-te.
    Foste, de certeza, muito bem criada e os teus pais estão de parabéns, porque fizeram um bom trabalho.
    Espero que a D. Ana ainda continue sem saber se há Céu, mas que quando chegar a hora, o encontre.
    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  33. Olá Joana,
    Gostei muito da tua história! Há momentos na vida que temos duvidas e receios, medos até! Espero que a D.A tenha reencontrado a crença no céu, pois é uma ideia muito reconfortante.
    Os teus muffins levam-nos ao céu só de os olhar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Bela história e belos muffins! :p
    Beijinjos**

    ResponderEliminar
  35. Pois Joana... É complicado... Por vezes precisamos de acreditar... Sem pensar muito... Porque a teoria esta tão mal explicada... Enfim.
    Olha, nao percebo como consegues publicar tantas tentações! Ja nao sei o que fazer, sem ser experimentar todas!

    ResponderEliminar
  36. Fiz estes muffins no fim-de-semana passado e adorei o resultado, esta foi certamente a primeira de muitas receitas que vou experimentar, todas parecem deliciosas, parabéns!

    (sexta-feira irei publicar no meu blog o resultado, se quiseres ver aqui fica o link: http://acozinhachocolatelimao.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback Rita :D Fico à espera então! :)

      Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

      Eliminar
  37. Huummmm!! e agora qual vou fazer???
    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Olá Joana!
    Este fim-de-semana que passou fim estes muffins, são maravilhosos! Obrigada pela receita!
    Aqui fica o link se quiser partilhar! Obrigada mais uma vez pelas magníficas receitas que partilha aqui connosco!
    Um beijinho, Catarina

    http://cheirinhoachocolateecanela.blogspot.pt/2014/04/receitas-8-muffins-de-aveia-com-pepitas.html

    ResponderEliminar
  39. Olá Joana :)
    Fiz estes muffins e adorei. Beijinho

    http://recantocomtempero.blogspot.pt/2016/07/muffins-de-aveia-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />