15 de março de 2013

Chocolate quente para uma noite de estudo :D

Well the night is a drum
Singing songs of delight.
But when dawn comes along
Love is lost in the light.
 
But in the city of night,
Oh, in the city of night!
Leave the troubles of day behind
And dream a new dream tonight.

Pink Martini


Há três anos durante a fase de exames a minha rotina era acordar às quatro da tarde, tomar o pequeno-almoço, almoçar às oito da noite, estudar até às quatro da manhã, relaxar um pouco e ir dormir às oito da manhã. 

Eu sei que parece um conceito muito estranho, mas quando eu entrei para a faculdade descobri que estudo muito melhor à noite, quando todos dormem e a cidade mergulha no silêncio. 


À noite não há barulho do trânsito, distracções ou sítios para onde ir. À noite estou sozinha com os livros, sem pressas e sem interrupções.

Hoje em dia já não tenho horários tão radicais, mas mesmo assim gosto mais de estudar à noite. Prefiro passar o dia a relaxar e a procrastinar, e depois à noite sentir que o que tem de ser tem muita força


Só eu, os livros e o silêncio da noite, sem faltar a caneca de chá quentinha. Ou, num dia em que a motivação precisava de uma ajudinha, uma bela caneca de chocolate quente.

o é para todos os dias, só para aqueles em que temos de estudar leucemias e linfomas.

Suspiro. Odeio leucemias e linfomas.


Chocolate quente (receita adaptada do livro 'The Great Book of Chocolate')

Ingredientes (para duas pessoas)

* 500ml de leite;
* 175g de chocolate negro com o mínimo de 70% de cacau;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de canela

Confecção: 

* Levar a aquecer 150ml de leite, o chocolate e o sal, mexendo até o chocolate derreter;

* Juntar o leite restante e deixar aquecer

* Acrescentar a canela; 

* Mexer bem com uma vara de arames ou uma batedeira até o chocolate quente ficar leve e espumoso (não deixem de fazer este passo, porque faz toda a diferença no resultado final).

 

O chocolate quente ideal é algo de bastante pessoal. Há quem o prefira mais suave, há quem o prefira mais intenso, há quem prefira juntar baunilha ou café, há quem o prefira mais líquido ou mais denso e até há quem considere que chocolate quente não é mais do que leite com chocolate em pó

Cá em casa o chocolate quente é intenso e relativamente líquido, mas se gostarem dele mais denso podem simplesmente deixá-lo ferver um pouco. 

E até eu, que continuo a não ser a maior fã de chocolate, me rendo a uma caneca reconfortante deste chocolate quente. E estudo leucemias e linfomas.

Suspiro. Odeio leucemias e linfomas.

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D