20 de maio de 2013

Lemon bars (barrinhas de limão), uma das minhas melhores sobremesas de sempre :D

Young lust, you feel it in the summertime blues.
Oh, it's easy when there's nothing to lose.
And baby, you be missing out.

Young lust, sometimes you need it so bad.
It's enough to drive a young girl mad.
And so, what you gonna do about it?

Aerosmith


Na Sexta-feira passada combinei um novo jantar com os meus afilhados, desta vez em casa da Pipa. Como eu e o Pedro tínhamos banco nesse dia a Pipa ficou responsável por comprar frango no churrasco e gelado. 

Era meio-dia quando a Pipa me mandou uma mensagem a dizer que afinal tinha decidido fazer esparguete à bolonhesa para todos, e eu ofereci-me para fazer uma sobremesa. 


Pensei em fazer bolo de chocolate (muito pesado), tarte de limão merengada (demasiado demorada), mousse de chocolate (pouco prática para servir), tarte de chocolate (não tinha ingredientes suficientes em casa) ou bolo de limão (uma hipótese válida), e por fim decidi fazer lemon bars. 

Quando cheguei a casa abri o 'The Good Cookie' e encontrei o que procurava: uma receita bem apetitosa de lemon bars. Ainda hesitei entre as lemon bars e as orange bars da página seguinte (eu disse que mudava de opinião com facilidade!), mas optei pela receita de limão, mais simples e mais rápida.


Fiz a receita da base, coloquei no tabuleiro e achei manifestamente insuficiente: ficava uma camada mesmo fina. Vai daí, dupliquei a receita da base. 

Ao fazer o recheio fiz a conversão das chávenas de chá e percebi que algo estava errado: a receita pedia 550g de açúcar! Decidi pôr o livro de lado e inventar uma receita, usando uma menor quantidade de açúcar e aumentando (e muito!) a quantidade de limão utilizada. 

No fim confesso que não estava particularmente optimista: afinal tinha sido um dia comprido, não estava particularmente inspirada e inventei uma receita diferente daquela que ia seguir inicialmente. Mal o tabuleiro saiu do forno não consegui resistir, e cortei uma barrinha ainda morna para provar - afinal, na pior das hipóteses podia sempre ir comprar gelado ao supermercado.


Quando provei a barrinha todas as minhas dúvidas se dissiparam: juro-vos, estava mesmo uma delícia, e ficou simplesmente perfeita.

A camada de shortcake ficou com a altura certa e ficou com um toque caramelizado fantástico em cima, provavelmente devido à utilização do açúcar amarelo. Ficou com um sabor bem delicioso e com uma consistência que combina na perfeição com a camada de creme de limão, que por sua vez ficou com um sabor bem intenso. 


Esta sobremesa foi sem sombra de dúvida uma das melhores e mais bonitas que já fiz, embora seja incrivelmente simples. Mas garanto-vos que quem gosta de limão não consegue evitar salivar ao olhar para estes pequenos pecados, ao sentir o cheiro forte do limão e ao dar a primeira dentada nesta mistura tentadora de creme de limão e bolacha. Quem gosta de limão não consegue evitar sentir um intenso desejo. 

Assim sendo, participo com esta receita no passatempo Santa Gula e [Limited Edition], com o pecado mortal da luxúria :D Espero que gostem! :)


Lemon bars (barrinhas de limão)

Ingredientes:

* 250g de manteiga com sal amolecida;
* 220g de açúcar amarelo;
* 340g de farinha de trigo;
* Quatro ovos;
* 80g de farinha de trigo;
* 300g de açúcar branco;
* Sumo de cinco limões (200ml);
* Raspa de três limões;
* Açúcar em pó para polvilhar.

Confecção:

* Bater a manteiga com o açúcar amarelo até ficar uma mistura cremosa;

* Envolver a farinha de trigo e continuar a bater até ficar com uma textura areada;

* Colocar num tabuleiro untado com aproximadamente 22x33cm e espalmar bem;

* Picar com um garfo e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos;

* Retirar e deixar arrefecer um pouco;

* Entretanto misturar a farinha, o açúcar e os ovos e bater bem até ficar uma mistura homogénea;

* Juntar o sumo e a raspa de limão e continuar a bater;

* Verter sobre a camada de 'bolacha' e levar ao forno novamente durante vinte minutos;

* Retirar, polvilhar com o açúcar em pó e deixar arrefecer completamente antes de cortar em barrinhas.



Aproveito ainda para participar com esta receita no desafio da Carla, do blog 'Acção na Cozinha', em que a receita tinha de ter como ingrediente o limão :D

Até amanhã! :D