30 de setembro de 2013

Muffins de maçã e canela com crumble de aveia para um novo projecto fantástico :D

I was in love with the place,
In my mind, in my mind.
I made a lot of mistakes,
In my mind, in my mind.

You came to take us,
All things go, all things go.
To recreate us,
All things grow, all things grow.
We had our mindset,
All things know, all things know.
You had to find it,
All things go, all things go.

Sufjan Stevens


Há duas semanas a Ema (uma colega minha da faculdade) enviou uma mensagem para o facebook do blog em que dizia que já tinha experimentado algumas das minhas receitas de muffins e que estava completamente rendida.

Fiquei logo imensamente orgulhosa, agradeci-lhe e confessei que gostava de poder experimentar ainda mais receitas - mas como somos só dois cá em casa e temos algum cuidado com a alimentação não posso propriamente ficar louca de entusiasmo, sob pena de depois ficar parecida com uma morsa grávida.


A Ema sugeriu prontamente que eu começasse a doar os meus muffins a associações, e eu achei uma óptima ideia. Depois de uma rápida pesquisa na internet encontrei duas associações que se enquadravam no que eu pretendia: a CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo) e a Casa do Gil.

Contactei ambas as associações, e as respostas não tardaram a chegar: o director da CASA disse que recebia tudo aquilo que eu pudesse doar e a directora da Casa do Gil respondeu que não podiam aceitar comida porque eram a entidade responsável pela alimentação das crianças, mas que teriam todo o gosto em receber-me para eu cozinhar para os miúdos.


Fiquei extasiante de alegria. Marcámos uma reunião para Quarta-feira passada, onde para além da Manuela (a directora) conheci também a Catarina, a educadora de infância.

Foram ambas extremamente simpáticas e queridas comigo. E depois a Manuela sugeriu que eu começasse a ir à associação todas as semanas fazer uma actividade culinária para as crianças.


Juro-vos, quando voltei para casa parecia a Julie Andrews naquela cena do filme 'The Sound of Music' em que ela está a ir pela primeira vez para casa do capitão von Trapp (onde canta o 'I Have Confidence').

Ok, sempre gostei imenso do 'The Sound of Music', não me julguem.

Ok, talvez dado alguns gritinhos histéricos ao telefone com o Pedro, o que não foi muito sensato tendo em conta que a Casa do Gil é ao lado do Hospital Júlio de Matos.


Antes de vir embora da reunião ofereci timidamente os muffins de maçã e canela com crumble de aveia que tinha feito no dia anterior - aqueles que escrevem sozinhos e tudo. A reacção de quem provou deixou-me genuinamente feliz, orgulhosa e comovida.


Eu sei que corro o risco de me tornar repetitiva com isto, mas estes muffins são mesmo mesmo mesmo divinais. A mistura da aveia do crumble com o sabor da maçã e da canela fica algo de extraordinário, e garanto-vos que vão precisar de todo o vosso autocontrolo para comer só um (eu sei, eu testei esta minha teoria!) :D

Feitos no primeiro dia de chuva do Outono e comidos em forma de celebração para iniciar este novo projecto da minha vida, estes muffins vão certamente permanecer na minha memória para sempre.

Vou cozinhar para os miúdos.

Ai meu Deus.


Muffins de maçã e canela com crumble de aveia (receita adaptada do blog 'My Baking Addiction')

Ingredientes (para nove muffins):

* Uma chávena de chá mais uma colher de sopa de farinha sem fermento;
* Uma colher de chá de canela;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Um quarto de colher de chá de fermento;
* Uma pitada de sal;
* Meio ovo; (*)
* Meia chávena de buttermilk; (**)
* Três colheres de sopa de óleo;
* Meia colher de chá de extracto de baunilha;
* Três quartos de chávena de chá de açúcar amarelo;
* Uma maçã pequena descascada e cortada em pedaços pequenos.

Para o crumble de aveia:

* Quatro colheres de sopa de açúcar amarelo;
* Três colheres de sopa de farinha de aveia;
* Duas colheres de sopa de flocos de aveia finos;
* Meia colher de chá de canela;
* Uma colher de sopa e meia de manteiga.

Confecção:

* Numa tigela grande misturar a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal;

* Numa tigela média bater o ovo e juntar o buttermilk, o óleo, a essência de baunilha e o açúcar amarelo, batendo até ficar tudo misturado;

* Juntar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e misturar apenas até a mistura ficar combinada - não misturem demasiado, senão os muffins ficam pesados!

* Acrescentar os bocadinhos de maçã e envolver;

* Colocar a massa em forminhas para muffins com o auxílio de duas colheres de sopa;

* Numa tigela pequena juntar o açúcar amarelo, a farinha de aveia, os flocos de aveia e a canela, envolvendo bem;

* Juntar a manteiga derretida e misturar com os dedos até ficar uma mistura semelhante a crumble;

* Cobrir os muffins com a mistura de crumble e levar ao forno pré-aquecido a 190º durante 25 minutos.

(*) Podem congelar a metade de ovo restante, como vos disse aqui.
(**) Podem fazer buttermilk juntando duas colheres de chá de vinagre a meia chávena de chá de leite e deixando actuar durante cerca de dez minutos.


A Casa do Gil abriu em Julho de 2006, e constitui o primeiro centro de acolhimento temporário de cuidados pós-hospitalares para crianças dos 0 aos 12 anos. O principal objetivo da Casa do Gil é a reinserção social de crianças hospitalizadas já com alta clínica, mas cuja situação social ainda precisa de acompanhamento, quer no âmbito da reeducação familiar, condições habitacionais, activação de uma rede social de apoio, ou de outras, assim como a reestruturação do seu projeto de vida. Saibam como podem ajudar também aqui!

Depois mostro-vos os meus cozinhados :D

Tenham uma óptima semana :D