20 de abril de 2012

Muffins de laranja e coco sem açúcar e uma sugestão para o fim-de-semana :)

Ontem o P. pediu-me para eu fazer novamente muffins para o lanche (sim, vêm aí fotos de muffins outra vez!). Usei a mesma receita dos muffins de framboesa mas com algumas alterações: 

* Não coloquei açúcar nenhum;

* Em vez de 125ml de leite coloquei 150ml de sumo de laranja (juntei sumo de uma laranja e meia com a polpa que sobrou quando espremi);

* Dividi a massa a metade e numa das metades juntei uma colher de sopa de coco ralado; 

* Quando saíram do forno, piquei cada muffin no centro com um palito e reguei com o sumo da metade de laranja que sobrou.


Antes de irem ao forno

Acabadinhos de sair

Já com o sumo por cima :)
Considerações:

* Ter colocado o sumo por cima fez bastante diferença porque os muffins ficaram molhadinhos :)

* Os muffins com o coco ficaram mesmo mesmo bons :D 

* Da próxima vez vou colocar a raspa das duas laranjas além do sumo e da polpa, porque o sabor da laranja não ficou muito forte; 

* Não se nota rigorosamente nada que não levam açúcar! Como eu já estou habituada a comer coisas pouco doces decidi fazer o teste do sabor com o P.: não lhe disse que não tinha colocado açúcar e depois perguntei-lhe se achava que devia ter colocado mais açúcar (sim, eu sou mesmo traiçoeira). O P. disse logo que não, porque estavam óptimos! :D É claro há sabores que necessitam de açúcar e outros que nem tanto: limão pede açúcar, mas maçã e canela (que vai ser o próximo sabor que vou experimentar) não pede :)

* Desta vez usei farinha sem fermento por isso os muffins cresceram pouco, apesar de eu ter colocado uma colher de chá de fermento. Para a próxima vou juntar mais fermento :)

* Como não levam açúcar, cada um destes muffins tem 120 calorias :D

Para o lanche comi dois muffins de coco e bebi um chá de menta :D 

Lanche :)

Entretanto este fim-de-semana vai decorrer o XI Hospital da Bonecada, no Centro Comercial Colombo! 

O Hospital da Bonecada é um 'hospital modelo' em que as crianças ('pais') levam os seus 'filhos' (bonecos) ao hospital. Aí, são recebidas por estudantes de Medicina, Enfermagem, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Educação e Psicologia, que ocupam o papel das futuras profissões. 

Assim, as crianças têm contacto com o ambiente hospitalar e, de uma forma descontraída, familiarizam-se com um conjunto de instrumentos médicos e com os profissionais de saúde, frequentemente associados ao medo e à dor.

O XI Hospital da Bonecada é organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML) em conjunto com as Associações de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (AEESEL), da Escola Superior de Educação de Lisboa (AEESELx), do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (AEISCSEM), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (AEFPCE) e da Associação de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona (AECFUL).
 
O Hospital da Bonecada vai decorrer de 21 a 30 de Abril de 2012, no Centro Comercial Colombo (Praça do Equador, 1º piso). O público-alvo são as crianças dos 4 aos 7 anos, estando aberto aos dias úteis das 10h às 18h para escolas e ATLs, e aos fins-de-semana e feriados das 10h às 20h para o público em geral. É totalmente gratuito.

Se são de Lisboa e estão à procura de um programa diferente para o vosso fim-de-semana em família, acho que é uma óptima sugestão :) Eu estive envolvida no Hospital da Bonecada em 2008 e diverti-me imenso. Na altura estivemos no Hospital Dona Estefânia e foi uma experiência muito gratificante :) 

Passem por lá :D

Desejo-vos um bom fim-de-semana :)

22 comentários:

  1. Joaninha agora deixaste-me indecisa sobre qual dos muffins fazer. É que estes de laranja e côco também me parecem super bem. Que bom aspecto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu fico ansiosa por esse artigo do gengibre! :D
    Também tenho cá por casa mas nem sei bem como utilizá-lo.. além disso acho que acelera o metabolismo, o que é óptimo para as dietas :P

    Eu ando sempre alimentada, mas com o treino é que me desregulo, não é nada de grave eheh
    Aliás eu não sei estar com fome!

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  3. Ai mulher, tu matas uma pessoa... Vou mesmo ter que fazer muffins assim que tiver tempo! :D
    Estou muito curiosa com o uso que dás aos maracujás!

    Beijinho e bom fim de semana :) *

    ResponderEliminar
  4. Ahh mais uma coisinha =P Vou ficar à espera da receita desses cogumelos, porque estou farta de olhar para eles no supermercado mas nunca os comprei porque não sei como os cozinhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estou com ganas de experimentar fazer esses belos petiscos!!!! se calhar faço para o lanche de amanha :D se dividir por mais 1 forma pode ser que nao cheguem aos 85. cof cof

    Beijinhos grandes Joaninha :D

    eu por acaso tenho lá uma receita mas é sem gordura, mas tem açucar...

    ResponderEliminar
  6. adoro esses cogumelos, alias adoro todo o tipo de cogumelos! estás pro em muffins estou a ver !!
    e esses treinos ?? está a correr bem !??
    fico aguardar o post do gengibre eu o ano passado andava com a mania de por gengibre em tudo, sopa, carne, cha, com canela, gengibre em pó lol porque sabia que aumenta a temperatura do corpo, sendo termogénico, ajuda nas digestões, etc etc... :P mas dps enjoei!!

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Agora ainda fiquei mais entusiasmada com a ideia da maçã e canela! mas esses de coco têm muito bom aspecto e sem açucar (obrigado pela lembrança!)
    O teu presente foi excelente porque assim também aproveitas (rentabilizas o investimento mais rapidamente!)
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Isto é que é tentar uma pessoa... Ainda por cima com poucas calorias, deve ser divinal!! Ainda vou experimentar...
    O hospital da bonecada deve ser mesmo interessante para miúdos e gaúdos também, pena que não haja mais iniciativas dessas. Beijo

    ResponderEliminar
  9. Adoro as tuas receitas e estes muffins são uma tentação, vou ter que experimentar.
    Bj

    ResponderEliminar
  10. tenho ali uma fornada mas cheira-me que vao ficar horriveis!!! LOL
    nao tinha net e andei a inventar, e está me a dar para 24 queques. LOL

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  11. Hummm, cogumelos recheados... só me atrevi a experimentar há poucos dias e fiquei absolutamente fã! Este fim de semana tenho de fazer! Obrigada por me lembrares ;)

    Os queques têm óptimo aspecto.

    Tem um bom fim-de-semana e tudo a correr muitíssimo bem no hospital da Bonecada

    ResponderEliminar
  12. Olá Joaninha

    Os teus muffins voltaram a ter um aspecto fantástico, mas vou fazer brevemente a receita dos outros. Não vai ser este fim de semana porque amanhã da parte da tarde vou para Lisboa e lá não gosto de cozinhar, gosto de andar pela cidade e fazer a comida o mais simples possível, para não perder tempo...

    Tenho de te enviar um email porque te quero perguntar duas coisas, desculpa eu chatear-te com coisas minhas!

    Beijinhos e tem um optimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Miúda, tu e os muffins, os muffins e eu, acho que vai ser uma relação complicada.
    Ando em busca de receitas de lanchinhos que dê para mim e para a troupe cá de casa, estes vou fazer com toda a certeza.
    Ahhh e já te disse que fiz os teus de ovo? Pois fiz, foram os muffins, escolhidos para comer pelo caminho quando fomos de "vacances" eheheheh

    Ahhh e também descobri uma receita de bolo de iogurte sem gordura (adoro bolo de iogurte mas só não fazia devido ao maldito copo de óleo, que aquilo fazia-me impressão :p)

    Depois partilho as fotos ;)

    Beijinho e ahhhhh diz-me lá que ideias tens para os maracujás pois são A minha fruta favorita e como-os sempre cortados ao meio e lá vai a colher :p

    ResponderEliminar
  14. Adoro maracujás! E já não como há bastante tempo... Vou procurar hoje.
    Gostei muito dessa receita! Tenho ali umas laranjinhas que acho que já têm destino :)
    Muffins de maçã com canela também me parecem muiiiiito bem!!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Tenho é de arranjar tempo para ir ao gym noutra hora.. mas a partir de 2ª já me oriento melhor :P

    usamos claras pasteurizadas de pacote, ou seja foi até cobrir os legumes.. se as tens congeladas poe 1º as claras e poe os legumes por cima para te aperceberes da quantidade certa :D
    É tão boa e tão saudavel!eheh
    Desta vez a carne foi temperada com gengibre, pimenta, oregãos, sal e azeite.. estava divinal :))

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  16. Obrigada Joaninha =) Tens sempre as palavras certas. Vou seguir o teu conselho, amanhã vou-me medir e pesar. As medidas vou apontar todas as semanas e o peso vai ser visto diáriamente. Tenho de perceber o que se passa para conseguir contornar isto. O que me apetece é desistir, mas não vou fazê-lo. Hoje o único miminho que me vou permitir são os teus muffins, vou agora comprar os ingredientes para fazê-los. =)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  17. Têm um excelente aspecto esses muffins e os de franboesa tb...
    Espero que essa infecção urinária já tenha passado... vi as fotos de tua viagem, lindas, lindas.... tenho pena de não estar em lisboa porque a minha joaninha ia adorar essa iniciativa do hospital....
    jokinhas e bom fds

    ResponderEliminar
  18. Olá:-) Tens partilhado aqui receitas que me interessam bastante tal como estes muffins que não levam açúcar, é que não sei porquê mas tudo o que é livro de receitas e mesmo os produzidos industrialmente vêm carregados de açúcar. Vou aproveitar a minha cozinha nova para fazer as tuas receitas maravilhosas. Esses maracujás deixam-me com saudades. Antes vivia numa casa na aldeia e tínhamos lá maracujás para dar e vender e nunca lhes dávamos assim muita importância mas agora que não temos temos saudades do sabor doce que eles tinham!
    Bjinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  19. Ai querida...assim você me mata, ehehehe
    Adoro as tuas receitas...vou ter que arranjar tempo para cozinhar e experimentar as tuas receitas e as da pizza :)
    Obrigada pelas tuas dicas e pelo parecer positivo ao meu "Plano de Ataque", é sempre bom ter a opinião da Doutora, ehehehe
    Agora anda a estudar as vertentes exercício físico e cuidados de beleza...depois partilho tudo :)
    Obrigada...és mesmo uma benção nesta "blogsfera" :) :)
    Bjts e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha de muffins :D:D:D Assim já os como! Estou mesmo tentada a fazer uns para os meus próximos lanches :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. Por causa de ti acho que vou para a cozinha fazer queques! :P
    Gostei do teu blog e da maneira como escreves

    Beijo
    Alice

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />