25 de junho de 2012

Da foto-reportagem do aniversário da J. e da alheira :D

Na Sexta-feira encontrei-me com a J. para almoçarmos em Belém. A J. escolheu o sítio onde almoçámos, e a escolha recaiu sobre o Pão Pão Queijo Queijo :D 

Foto retirada daqui
Foto retirada daqui
Eu já tinha experimentado o Pão Pão Queijo Queijo uma vez, no Verão do ano passado. Na altura optei por comer uma salada de beringela grelhada que estava mesmo divinal :D 

O cheirinho a kebab no interior da loja fez-me salivar tanto enquanto esperava por ser atendida que pedi uma baguete de kebab :D Como acompanhamento pedi cenoura e alface :) 


Sandocha da Joana :)
A J. pediu uma igual com molho e ficámos ambas bem satisfeitas :D

Depois do almoço fomos de comboio para casa da J. e começámos a preparar as coisas: fomos às compras, fomos buscar o bolo de aniversário e começámos a tratar da comidinha que faltava :D Fizemos:

* Trouxinhas de alheira;
* Sandes de queijo e fiambre para o lanche;
* Baba de camelo;
* Sangria de frutos vermelhos; 
* Quiche de queijo e cogumelos.

É claro que eu fiquei encarregue de tratar das trouxinhas de alheira, que fizeram novamente sucesso :D Podem ver a minha receita de trouxinhas de alheira aqui

Trouxinhas de alheira da Joana :D



Como sobrou imensa alheira lembrei-me de uma receita que vi aqui, e decidi fazer um patê de alheira com maçã :)

Patê de alheira com maçã (receita adaptada aqui)

Ingredientes: 

* Uma alheira de caça;
* Duas maçãs ácidas; 
* Sal e pimenta a gosto.

Confecção: 

* Com uma faca fazer um corte em toda a superfície da alheira no sentido do comprimento e retirar a pele;

* Levar o recheio da alheira a grelhar, desfazendo-o com a colher de pau;

* Em alternativa, podem também assar a alheira ou cozê-la :)

* Descascar as maçãs e cortá-las em quartos, levando a cozer em água a ferver (eu optei por cozer ao vapor para as maçãs preservarem as suas propriedades nutricionais);

* Colocar a maçã juntamente com a alheira e triturar bem com a varinha mágica até ficar uma mistura homogénea;

* Temperar com sal e pimenta e servir com pão ou tostinhas.

O patê também ficou delicioso. Confesso que na Sexta-feira a minha auto-estima culinária estava mesmo alta, porque todos os pratos que fiz ficaram maravilhosos e foram muito elogiados :D 

Patê de alheira com maçã
Tendo isto em conta, parece-me lógico que o artigo de hoje seja sobre a alheira :D

A alheira é um enchido fumado que tem como principais ingredientes a carne de porco e/ou de aves, pão, gordura, sal, alho e colorau, doce ou picante. Também podem ser utilizados ingredientes específicos como carne de caça ou de vaca e salpicão ou presunto.

Apesar das alheiras mais famosas serem as de Mirandela, as alheiras são típicas de toda a região de Trás-os-Montes e da região da Beira Alta.
 
O prato de alheira foi supostamente criado pelos judeus como uma forma de fugir à Inquisição. Como os judeus não comiam carne de porco eram facilmente identificáveis pelos elementos da Inquisição, pois eram os únicos que não faziam nem defumavam enchidos à base de carne de porco. Assim, para se disfarçarem, os judeus começaram a fazer enchidos com carne de vitela, coelho, peru, pato, galinha e perdiz envolvida em massa de pão e alho para dar consistência. As alheiras acabaram por se tornar bastante populares, inclusivamente entre os cristãos.

No entanto, o mais provável é que a suposta ligação da alheira com os judeus não passe de uma ideia romântica popular, uma vez que não há factos concretos que suportem esta teoria. Parece mais certo que o seu aparecimento esteja ligado ao próprio ciclo de produção de fumeiros caseiros, ou simplesmente à necessidade de conservação das carnes dos diversos animais criados e para consumo próprio.

Uma alheira contém normalmente:

* Carne de porco ou de galinha ou ambas (cerca de 70%);
* Pão (20%);
* Alho (5%);
* Condimentos como o sal, o pimentão doce e a malagueta;


Composição nutricional da alheira (por cada 100g):

Calorias: 283
Proteínas: 13.5g
Hidratos de Carbono: 16.7g
Açúcares: 1.2g
Lípidos: 18g
Ácidos gordos saturados: 7.7g
Fibras: 0.2g
Sódio: 0.3g


Tradicionalmente a alheira serve-se assada ou grelhada, e neste caso deve picar-se superficialmente a alheira em vários pontos com um garfo ou com um palito para evitar que rebente. A alheira é servida acompanhada por batata cozida com um fio de azeite e com legumes da época variados. Por vezes, é também acompanhada por grelos de couve.
 

A alheira é possivelmente o meu enchido preferido. Não temos muito por hábito cozinhar alheira cá em casa, mas quando o fazemos gostamos de fazer a alheira assada na grelha, para ficar com menos gordura. Normalmente acompanhamos a alheira com grelos cozidos :) Já experimentei várias alheiras, e confesso que as minhas preferidas são as alheiras da Casa da Prisca: já experimentei a de caça, a de frango, a da peru e a vegetariana :)

Como podem ver a alheira não é assim tão má. Sim, é um enchido e deve ser consumido com moderação. Mas dependendo da forma como é cozinhada pode fazer parte de uma refeição saudável e saborosa :) 
Imagem retirada daqui
À hora do lanche o P. chegou com o meu bolo. Era suposto o meu bolo ser uma das sobremesas, mas nem sequer durou até lá porque estava tão bom que quase voou para a barriguinha de toda a gente :D Não sobrou uma única fatia, estava mesmo fantástico :D 

Bolo de suspiro e mousse de chocolate :D




Para o jantar havia:

* Quiche de queijo e cogumelos; 
* Folhado de pato (experimentei um bocadinho e estava mesmo muito bom);
* Rolo de carne com farinheira (tirei a farinheira porque não gosto);
* Lombo de porco do forno.

Havia ainda alface, tomates cherry, pão, queijo de ovelha amanteigado (que bom!), uma salada com massa e atum e batatas fritas :)

Para a sobremesa havia:

* Cheesecake de morango; 
* Gelado de leite condensado (que era mesmo bom!); 
* Bolo de requeijão;
* Morangos; 
* Gelatina; 
* Baba de camelo.

Parece imensa comida, mas éramos cerca de trinta pessoas :)

Depois das sobremesas cantámos os parabéns e abrimos o bolo de aniversário, e confesso que já estava tão satisfeita que optei por dividir a minha fatia com a S. (e mesmo assim não a conseguimos acabar!) :)

O bolo de aniversário era muito bom e era uma autêntica obra de arte :D Foi feito numa loja em São Pedro do Estoril, a Docinho de Açúcar, cujo site podem consultar aqui







Já agora aproveito a oportunidade para fazer também publicidade à 100 Limites de Gula, que pertence a outra menina que faz bolos fantásticos e cujo site podem consultar aqui :D 

Eu, a J. e a D. andamos a desenvolver a ideia de fazermos um workshop para aprendermos a trabalhar com pasta de açúcar :) A ajuda é sempre bem-vinda, por isso se souberem de algum workshop em Lisboa digam :D

Passámos o resto da noite a jogar ao Time's Up, um dos melhores jogos alguma vez inventados (a seguir à sueca italiana, claro!) :D Para a próxima explico-vos as regras :)

Passei o meu fim-de-semana no Porto a relaxar :D Conversei com a minha mãe na varanda, vi a primeira metade d'O Senhor dos Anéis: As Duas Torres' com o meu irmão, pintei as unhas, apanhei sol na piscina, dei uns belos mergulhos e fui ao São João com a minha família :D Andámos muito, dançámos muito, vimos o fogo de artifício e demos (e levámos!) muitas marteladas :D


Isto é que é vida :D

Unhas da semana :D

Este fim-de-semana ainda fiz um belo salteado de espargos e tomates cherry com mozzarella de búfala temperado com orégãos :) Nunca tinha comido mozzarella de búfala desta forma, e estava mesmo óptimo :D 

Durante o fim-de-semana também tive o prazer de assistir novamente (pelo terceira vez) à confecção do esparregado da minha mãe. Eu bem tento repetir a receita em casa, mas nunca fica tão boa! Entretanto já aprendi um truque novo, por isso durante esta semana vou tentar novamente :D

Esparregado dos céus :)
Hoje é o meu primeiro dia de estudo para o exame de Pediatria, que é já esta Sexta-feira :) Vou passar o dia a estudar com a J. no CAES :D


Até amanhã! :D

38 comentários:

  1. que bolo lindo :D realmente estão de parabéns! :D

    ResponderEliminar
  2. Tudo maravilhoso, (amooo alheira) com aspecto de crescer agua na boca, como sempre :)
    Fim de semana bem animado :))

    beijinhos e boa semana :)*

    ResponderEliminar
  3. Joaninha,

    Em primeiro lugar, adoro o pão-pão :) São as melhores sandes de Lisboa, claramente. E esse bolo de chocolate, hmmm!!
    Eu adoro alheira, também é o meu enchido favorito (A par com a morcela de arroz!). Também costumo comprar dessa marca e a de peru com pão integral é muito agradável!!
    O bolo da J estava lindo, super original!!!

    Um bom dia de estudo para ti :)

    ResponderEliminar
  4. eheheh, o bolo era muito giro :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Cor das unha é muito gira:)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro kebab. Fiquei com uma vontade de comer depois de ver essa sandes! A alheira é que não consigo comer, não gosto mesmo...
    O bolo de anos era muito bonito, muito bem feito!
    O meu são joão tambem foi bom. Estou completmente fã desta festa :)
    Boa semana! Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez tudo com muitoooo bom aspeto :D
    O bolo da Joana está mesmo uma obra de arte :)

    ResponderEliminar
  8. Sempre que vou a Belem passo pelo Pão Pão Queijo QUeijo. Adoro :p

    ResponderEliminar
  9. O bolo de aniversário era lindo, lindo.
    Eu gosto muito de Alheira mas fico sempre mal do estômago:( pois isso nunca como.
    Foi um belo fim de semana;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mulher:
    adoro alheira (também é o meu enchido de eleição) mas há muito sitio que a frita e assim nao acho tanta graça! há um restaurante no porto, que é a "Casa Viúva" que tinha uma alheira mesmo boa!!! que notavas que tinha carninha e nao era só pão. e era praí 3,50€ e muito bem servida.
    Esse bolo tem um aspecto divinal :D
    Quanto à piscina........... QUE INBEIJA (saudável, atenção). Adoro piscina e nadar e levar com água na tromba!

    Beijinhos grandes coisa linda
    e uma boa semana!!

    ResponderEliminar
  11. ah, boa, que romantico, estavamos a comentar uma à outra ao mesmo tempo. :D

    snacks e lanches: lanches do meio da tarde, meio da manhã, que se possam comer numa viagem pelo caminho, essas coisas.

    claro que é para andar para a frente o desafio do berão!!!!
    até agora tenho uma participação. lol

    Beijinhos grandes cachopa :D

    ResponderEliminar
  12. ahhh, tenho outra coisa a dizer...
    Eu tenho para mim que devias escrever um post com um video de "Como arranjar as unhas, para totós"
    essa cor do verniz é mesmo fixe!!!

    Pronto... é tudo. LOL

    ResponderEliminar
  13. Bem eu nem sei por onde começar:D esse esparregado ja me pos a salivar, eu AMO esparregado desde pequena, é pena o meu intestino nao me deixar comer mais vezes, porque a minha mae tambem fazia um divino:) quanto ao bolo que fizeste, consolidou a ideia que tive pra mais uma rubrica no meu blog ehehe:p os despois ja digo pormenores:) estava lindo, roí-me de inveja por nao provar!!!grrrr:) a piscina...bem ja referi a palavra inveja?...bem me parecia:D e alheira, nao me lembro bem do sabor, mas a tua descriçao deu me vontade de provar:)beijinhos e...era uma manicure dessas aqui pra mim sim?:p

    ResponderEliminar
  14. Hum, essa comida toda tem um aspecto delicioso :P
    Gostei do teu blog

    ResponderEliminar
  15. Eu também quero assim um bolo de aniversário, que inveja! :( Só papaste coisas boas nesse dia :D Boa semana querida!

    Beijinho

    http://purpurinsworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Hello Joana!
    *Sangria de frutos vermelho é tão boa :) Para mim, Sangria portuguesa é melhor que a espanhola…
    * Alheira – no post da semana passada onde mencionei a alheira com ovos e espinafres, foi a minha amiga B. que levou porque acho que nunca comprei alheira lá para casa. Cada vez que como é mesmo na casa das outras pessoas :) Também concordo que pode fazer parte da alimentação saudável, desde que seja consumido com moderação *O bolo com a ideia da Joaninha está muito engraçado (pena que sejam caros…)*Para que a tua auto estima culinária continue em alta…realmente és uma cozinheira de mão cheia!
    *Fiquei com muita inveja (da boa e saudável) do teu descanso – ontem, quando meteste as fotos eu só pensava “também quero!!!” e estou a contar cada minuto para descansar um bocadinho.
    *Depois compartilha a receita e confecção do esparregado já que as minhas duas tentativas não foram muito bem-sucedidas.
    *Bom estudo…

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana =)
    Então e o que me dizes de, já que estamos as duas um pouco mais disponiveis, combinarmos um cafésinho? =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Tudo com um aspecto dos Deuses!!! ;-P
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  19. Bem os teus posts são tãooooooooooo intensos, bombásticos, interessantes e....calóricos!!! Estamos sempre a aprender contigo :)

    Quanto ao meu jantar, não precisa ser necessariamente saudável. Os convidados não têm problemas de peso e não têm culpa que eu tenha :)
    Se tiveres umas receitinhas que possas partilhar (tu vives partilhando, eu sei) podes enviar-me para o meu email:

    ser.gorda.e.lixado@gmail.com

    Obrigada e continua assim ;)

    ResponderEliminar
  20. Tenho mesmo de experimentar esse spot em Belém! O teu bolo ficou com um aspecto excepcional :) Este fim de semana também andei com "as mãos na massa" fiz uma tarte de limão com massa folhada e um bolo de iogurte e côco. Estava capaz de fazer mais uns 2 ou 3 bolos mas o meu namorado implorou-me para fazer um intervalo porque já está com um overload de coisas doces, hehe :)

    Obrigada pelas tuas palavras e.. temos de combinar um cafézinho. Adorava conhecer-te :)*

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana, bem eu começo a achar que se a medicina não te der trabalho, tu ainda viras cozinheira! Só gostava de ter metade desse talento na cozinha... O rapaz que te levar (que é como dizem as velhotas) vai ter muita sorte, só vai comer coisas boas... :)

    Quanto a esse descanso e só para te fazer inveja, nunca mais é quinta, para me levantar e dar umas braçadas na piscina em Tenerife! Sim, sou mesmo mázinha!

    Beijo grande querida!

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana!!
    Desde já obrigada pelo teu apoio incansável!!
    Já me fazes falta no meu dia-a-dia!!
    E rapariga, tu não páras :O
    entre receitas e viagens és a pessoa mais mexida que eu "conheço" eheh
    Esse teu bolo está com um aspecto de comer e não parar, não admira que não tenha sobrado nada eheh

    Beijinhos querida!!

    ResponderEliminar
  23. Para não variar, tem tudo um aspecto delicioso :) O teu bolo é mesmo uma receita a experimentar porque parece mesmo bom, e o bolo de aniversário estava lindo, adorei e vou tirar o modelo ;)

    ResponderEliminar
  24. Estou a ver que tenho de começar a frequentar os vossos jantares! Tanta comidinha boa! E o bolo estava muito bonito.
    Olha, nunca me lembraria de combinar alheira com maçã, por isso já aprendi qualquer coisa! :)

    (Eu fiquei tãooo desiludida com aquele final do Lost... Acho que os produtores se perderam um bocado no meio de tanto acontecimento mirabolante que depois se viram numa bela embrulhada para explicar aquilo tudo. Também vejo as séries que referiste. A Modern Family é mesmo o meu tipo de humor lol ;p)

    Bom estudo! Beijinhos****

    ResponderEliminar
  25. Olá Joaninha :) Boa ideia, também li sobre o zinco mas depois acabei por me esquecer de referir no post, mas fica já a ideia para uma nova dica :D

    Muito obrigada querida!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Aiiiii alheira, adorooo!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. És uma cozinheira de mão cheia:) Eu adoro alheiras, com ovo estrelado e batatas fritas:)

    ResponderEliminar
  28. - O verniz que estou a usar é o 389 da Kiko. Estava no post :)

    ResponderEliminar
  29. Ena! Parabéns pelo bolo de suspiro, entao!! :D

    ResponderEliminar
  30. Olá Joaninha

    Hoje só me apetece falar de bolos :

    -O teu que devia estar soberbo, adoro suspiro e mousse de chocolate ( coisas de genuína gorda)!

    - Bem o da tua amiga J estava lindo, eu dou a volta aqui pelos arredores uma vez por ano para encontrar um bolo de aniversario com uma Joaninha, esse vai-me fazer um dia ir mais longe e trazer um igual. Vai mesmo ter de ser!

    Ainda bem que vens com pilhas novas, aproveita ao máximo agora que a época dura está á porta.

    beijinhos e uma boa semana de estudo

    ResponderEliminar
  31. É oficial, este é o blog que me dá mais fome! :p
    A alheira é o único enchido que consigo comer e a melhor que já comi foi alheira de bacalhau. Simplesmente divinal! Fiquei com imensa vontade de fazer a receita de alheira com maçã, adoro misturar fruta com tudo, sabe tão bem.

    O bolo ficou tão fofinho :)

    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  32. Como eu gosto do pão pão queijo queijo em Belém! :)

    ResponderEliminar
  33. Olá! Eu sou a Íris, e criei o meu blog… entre nuvens (“Nas nuvens com a Íris”)!!
    Preciso de nuvenzinhas que povoem este cantinho, por isso, deixo-te um convite:
    Visita-me, inspira-te e sonha de olhos abertos…
    http://nas-nuvens-com-iris.blogspot.pt/

    Espero que gostes e te deixe curiosa!
    1Beijinho

    ResponderEliminar
  34. Que engraçado, hoje mesmo o nosso jantar foi alheira, mas como me ensinou uma transmontana, grelhei-a no carvão e acompanhei com legumes cozidos e sabe tãoooooo bem! E é como dizes, não é assim um alimento tãaaaaoooo "mau", depende como a cozinhamos, por exemplo em lisboa, o hábito é a alheira FRITA com batata FRITA e ovo FRITO!!!! Bombástico não é?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. Essa também é a minha alheira favorita :) Não costuma ter aqueles pedaços enormes de gordura que as outras têm, e tem carninha bastante magra ;) O meu pai costuma ficar pela vegetariana ou de bacalhau (teve um avc não pode abusar no colestrol) ;)

    Adorei a cor amarelinha das tuas unhas, amanhã vou pintar as unhas mas ainda não sei de que cor =P

    Amanhã marco a consulta, estou só à espera de fazer amanha a eco e saber quando o resultado está pronto para poder marcar (aiii que medoo)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. O bolo é lindo! Dá pena comer.Gosto muito das tuas comidinhas e sugestões.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />