13 de setembro de 2012

Declaro aberta a época natalícia com uma bela compota de figo :D

Ontem comecei a fazer as minhas primeiras prendas de Natal. 

Não, eu não fiquei maluquinha de vez. O que de facto aconteceu foi que os figos que trouxemos de Arenas de San Pedro já estavam a ficar demasiado maduros, por isso decidi juntar o útil ao agradável e transformá-los em compotas para oferecer no Natal :D Sem mais demoras, aqui vai a receita :D

Compota de figo e maçã (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para três frascos): 

* Um quilo de figos bem maduros; 
* Uma maçã (usei uma maçã Fuji média);
* 750g de açúcar (normalmente a proporção de açúcar e fruta na compota é de um para um mas roubei um bocadinho, e teria roubado mais se não tivesse medo que a compota se estragasse até ao Natal); 
* Três paus de canela; 
* Três estrelas de anis; 
* Três frascos. 

Confecção: 

* Cortar os figos em quartos (eu deixei a pele); 

* Descascar a maçã e cortar em cubos pequenos; 

* Juntar os figos, a maçã, o açúcar, a canela e o anis e levar a aquecer em lume brando durante aproximadamente uma hora (a meio retirei as estrelas de anis); 

* Triturar com a varinha mágica; 

* Deixar aquecer até fazer ponto de estrada (ou seja, até que quando mexerem o doce se afastar das beirinhas da panela);

* Tirar um bocadinho com uma colher, soprar, provar e revirar os olhos à maravilha que acabaram de fazer;

* Colocar nos frascos previamente esterilizados (fervi-os em água);

* Fechar os frascos e virá-los para baixo de um dia para o outro.

Os figos :)
Já de cabeça para baixo :D
Não tem lá muito bom aspecto, mas garanto-vos que está fenomenal :D
Como só tinha dois frascos e o doce rendeu imenso decidi utilizar um copo tapado com papel aderente e ficar com compota para mim. Não sei se a ideia vai resultar muito bem, mas espero que sim :)

O resto do dia foi ocupado a ir às compras, arrumar a casa, deprimir-me porque as minhas férias fantásticas acabaram, planear os pratos do nosso jantar temático de Segunda-feira (que vai ser um jantar brasileiro!) e brincar com os nossos novos bichinhos: dois porquinhos-da-índia que nos foram oferecidos :D Ainda não há fotos porque eles ainda estão um bocadinho assustados, mas daqui a uns dias prometo que vos mostro tudo :D São mesmo fofos :D

Entretanto vou continuar a mostrar-vos o meu top da China (snif, quero férias!). No quinto lugar do meu top da China está a Cidade Proibida, que visitámos no nosso primeiro dia em Pequim.

A Cidade Proibida ficava a cerca de uma hora a pé do nosso hotel em Pequim, por isso aproveitámos a oportunidade para fazer uma pequena caminhada pela cidade :)

 

Mercado perto do nosso hotel
Espetadas de casulos de bichos da seda, gafanhotos e baratas
Espetadas de escorpiões!

Estava lá imensa gente, como aliás acontecia em todo o lado em Pequim :)
Espetadas de cavalos-marinhos!
Praça de Tiananmen
Milhares de pessoas!
Imagem retirada daqui
Praça de Tiananmen
Neste dia (e em todos os dias em que lá estivemos) o tempo em Pequim estava nublado, muito quente e muito húmido, e parecia que estávamos dentro de um banho turco (mas com um cheiro um bocadinho menos agradável) :) 

O Mausoléu do Mao, onde está o corpo do Mao Tsé-Tung




Como estava tudo escrito em chinês decidimos comprar um audioguia, e eu fiquei responsável pela comunicação da informação ao resto da família (eu disse-vos que era 'O Grande Timoneiro') :) 

Guia electrónico :)



No tempo dos imperadores só o imperador podia pisar este caminho :D
Fomos imperadores da China durante dois minutos :)


Segundo a lenda existem no interior da Cidade Proibida 9999 quartos. Isto deve-se ao facto dos chineses acreditarem que o imperador celestial tem no céu 10000 quartos, e dessa forma o imperador exigiu que fossem construídos quase tantos para si :) Além disso, o número 9 tem também um importante significado para os chineses, uma vez que significa longevidade :)

A título de curiosidade, sabiam que o número preferido dos chineses é o 8? Simboliza o equilíbrio :) E o número do azar para os chineses não é o 13 mas sim o 4, uma vez que tem uma entoação semelhante à palavra 'morte'. É muito interessante :D


Relógio de sol :D


Águaaaaaaaa! Finalmente! :D A água na China era baratíssima, custava 10 cêntimos por garrafa :D


Já no Jardim Imperial :D

Eu confesso que quando fiz o planeamento deste dia não tinha a verdadeira noção do tamanho da Cidade Proibida. Só para vocês ficarem com a ideia, nós demorámos seis horas a percorrer a Cidade Proibida a pé em linha recta

Não visitámos o interior dos diferentes palácios, não visitámos os museus e não visitámos as exposições, até porque estava tanta gente em todo o lado que nem dava vontade. E mesmo só a andar e a tirar fotografias (só nos sentámos uma vez durante cinco minutos) demorámos seis horas a percorrer a Cidade Proibida.

O Parque de Longtan lá em cima :D



O eixo Norte-Sul de Pequim, entre a Cidade Proibida e a Torre do Sino :D
Vista sobre a totalidade da Cidade Proibida :)

 
Parte da Cidade Proibida vista do exterior :D
Depois da nossa visita à Cidade Proibida fomos relaxar para o Parque Beihai, que ocupa o sexto lugar do meu top da China :D


Uma Stupa hindu lá em cima :D

Fomos dar um passeio de barco :D








Subida até à Stupa :D
Sushiiiiiiiiii :D
Mercado nocturno de Donghuamen em Pequim :D

Pequim à noite :D
Este foi um dia bem cheio :D Não percam amanhã a reportagem sobre o espectáculo de acrobacias de Pequim e a Ópera de Chengdu, e ainda o meu fantástico relato sobre como passei o dia inteiro a bordar emblemas na minha capa do traje com ponto cruz! :D

Até amanhã :D

40 comentários:

  1. Chegaste a provar aquela espetada de casulos e gafanhotos?*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não :P Nem era pelo aspecto, mas os mercados onde fomos tinham sempre um cheiro tão enjoativo a fritos (ou algo do género) que era impossível não ficares logo enjoada ;) O mais longe que fui foi mesmo provar sopa de tartaruga ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  2. Olha tu não queres planear a minha viagem a Milão? Meu deus, tu és melhor que um guia turístico... E essas fotos, ai que vontade de ir contigo!

    Joana, lá se foi a minha vontade de trabalhar... Agora já só penso outra vez em férias! :d

    ResponderEliminar
  3. Fogo... q viagemmm =D ehehhe apetece me la ir XD

    aii és mm maluquinha do natal XD kakakka...
    Ja com prendas???

    beijinho******

    ResponderEliminar
  4. assim perfect nao tou né.. aquela frustração acho q me vai perseguir nos proximos anos... ate conseguir algo que aprecie, mas esta a ajudar a por as ideias em ordem e criar prioridades sobre o que tenho que fazer =) ehehe bigada*******

    ResponderEliminar
  5. A minha mae tambem faz compota de figo, adoro!! E que invejaaaaa, adorava ir ai um dia!!! =(


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/09/when-i-grow-up.html preview de logo!

    ResponderEliminar
  6. Que belo registo tens da tua viagem...
    O doce está com excelente aspecto. Adoro!

    ResponderEliminar
  7. ei!
    estou doida pra ver o resultado do jantar brasileiro!
    e depois posta fotos dos porquinhos da india! devem ser lindos!
    Vc teve coragem de comer as espetadas?!
    e nao sabia q a cidade proibida era tao grande!!!
    adorei as fotos e saber mais um pouco sobre esses lugares!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  8. Opah papas-te sopa de tartaruga?? isso não é para se papar poxa =( Para alem dos ca~es papam tudo, não gosto mesmo deles!! Bah =/

    Oh Sra. Imperadora as suas fotos são magnificas ehehe a vers e para a proxima me leva consigoooooo xD

    Tambem estou a seguir o teu cantinho!

    Beijinho =D

    ResponderEliminar
  9. Joana, uma curiosidade, porque tens de virar os frascos de doce para baixo ?? É que eu adorei a ideia de oferecer doces no Natal.
    Já agora, por favor diz-me que não comeste casulos de bichos da seda nem cavalos marinhos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não comi nada disso ;) Mas para eles isso é absolutamente normal :)

      Os frascos de doce viram-se para baixo para criarem vácuo e assim impedirem a contaminação durante mais tempo. Assim os doces aguentam-se mais ;)

      Eu ofereço sempre doces no Natal, bem como outras coisas que faço como bolachinhas, bolinhos secos e bombons :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  10. Que espetadas tao... blharc!!
    Penso que a ideia de virar os frascos de doce ao contrario con o doce quente e criar vacuo para se manter durante algum tempo. aquele de pelicula aderente tem de ser consumido mais rapidamente... infelizmente vais ter de tratar disso... :) Beijo

    ResponderEliminar
  11. Ai Joana estas últimas fotos pareceram-me tão relaxantes. Sítios mesmo lindos.
    Tens de fazer um post com tudo aquilo que comeste, estou curiosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pois, acho que tb não iria conseguir experimentar!
    Aquele cenote é mesmo espetacular, e que sensação ao mergulhar! :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana,
    Não sei porquê mas essas espetadas não me abrem o apetite :-S. mas as estantes fotos estão lindas! Afinal a China é mais bonita do que aquilo que eu pensava ;-) pena é ser muito quente.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana :)

    Oh meu deus, doce de figo é tãããõ booom! :D Também tenho em casa uma caixa de 2 kg que o meu avô apanhou e descascou todinhos! Ontem, à falta de doce, comi um figo no pão ahah :P Este post veio mesmo a calhar.

    Essas espetadas, confesso que me arrepiaram dos pés à cabeça! Mas de resto fotos lindas da tua viagem :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  15. Joaninha, tenho a mesma "panca" que tu em relação ao Natal! Mal chega a Setembro já começo a pensar nas prendas em tudo mesmo!
    Cada vez mais gosto da China! Fotos espetaculares! Ai meu deus, nestas férias comi tanto sushi que acho que não consigo comer durante os proximos anos!
    Oh porquinhos da índia, que giro! Tou curiosa!


    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adorei as fotografias *-* Deve ter sido espetacular!
    Aquelas espetadas de animais é que não me cativaram ahaha
    Oh depois mostra os porquinhos :D já tive uma e era a coisinha mais fofa de sempre.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Hello!
    Só tu, o teu P. e a minha irmã para começarem a pensar no Natal em Setembro!!
    Ideia gira para presentinhos :)
    Eu tenho comido figos em doses industriais, mas como é só "apanhar e comer" nunca apanho mais do que como :)
    Já imaginaste como era "nos antigamentes"...? Terem de percorrer tudo sem carros.
    No principio estranhei não haver certos andares nos hoteis. Não percebia como é que saltavam numeros...mas depois lá entendi :)
    Quando estiveres por cá (e com forças!), avisa para combinarmos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Comeste daquelas espetadas de escorpião? :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Mas só não o fiz porque nos mercados onde havia essas espetadas cheirava sempre muito mal e ficava logo enjoada. Sinceramente tenho alguma curiosidade em provar, até porque não me faz muita confusão. Comer coelho sim faz-me confusão, e de certo modo comer vaca também. Mas se pensares bem comer escorpião não é mais nojento do que comer, por exemplo, caracóis ou miúdos de animais. São simplesmente culturas diferentes ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  19. eu ia perguntar o mesmo que a Aninhas xD
    foi o que me marcou mais na tua foto reportagem..
    por acaso dispenso escorpiões, caracois e miudezas ahah
    foi uma viagem e peras, estou a adorar :D

    Beijokaa

    ResponderEliminar
  20. JOANA A TUA COMPOTA FICOU UMA MARAVILHA, ESTA PERFEITA.
    MAIS UMAS LINDAS FOTOS PARA EU CONHECER MAIS UM POUCO DESSE LINDO PAIS.
    BJS

    ResponderEliminar
  21. Oláaaaa =D
    Nenhuma dessas espetadas era de cão pois nãoooo?
    sabes que eu não gosto nadinha de figo mas achei as tuas compotas com bom aspecto =D Qual é o objectivo de as por de cabeça para baixo?

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  22. Olá! Este ano não comi um único figo, estou desconsolada!!! Eeu acho que a compota ficou com um aspecto delicioso, quase que consigo provar o sabor! :)

    Essas espetadinhas também têm um bom ar! :p Sabes que eu sou de experimentar coisas novas e tenho (quase) a certeza que seria capaz de comer bichos esquisitos só pela experiência (menos baratas, que tenho horror). Desde que BEM cozinhados, cá nada de coisas vivas ainda a contorcerem-se! :)

    Gostei mto de ler o teu passeio pela Cidade Proibida. Uma vez vi um documentário sobre ela e fiquei fascinada.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  23. Porque colocas os frascos de cabeça para baixo? Qual o objectivo?

    Essa ideia nunca tinha visto :)

    Bem que excelentes fotos :) PArabéns!

    ResponderEliminar
  24. Wow adorei este post, essas fotos <3!!!! e olha pronto venha lá o natal :) *

    ResponderEliminar
  25. Essas espetadas deixaram-me arrepiada.

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana,
    estou amando ver teus posts desta viagem maravilhosa!
    Comidas exóticas não desse, rsrs.
    A compota ficou linda e com certeza deliciosa!

    Beijos e sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  27. Que enormidade, bolas!

    Quanto ao doce de figo, és mesmo prendada, e que bela prendinha para oferecer :) ****

    ResponderEliminar
  28. Estas paisagens maravilhosas dão-me logo vontade de agarrar numa mala e meter-me dentro de um aviãooooooo =D
    Acho que fazes muito bem em andar já nas comprinhas de natal!!! Por acaso não precisas de agendas para oferecer? ou saquinhos térmicos? Eheheh =P
    E de facto... as espetadas deixam muito a desejar bahhh xD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Estou a adorar a reportagem fotográfica. Que vontade de conhecer esse país!!
    Ah e adorei as all star:)

    ResponderEliminar
  30. Adoro compota e de figo deve ser bem boa!

    Esses bichos nas espetadas até me deram arrepios só de vê-los prontinhos a comer, arrrggg...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  31. Adoro compotas e adoro figos, parece-me perfeito.

    ResponderEliminar
  32. Espetacular!! Gosto muito das tuas reportagens, são sempre, como sempre, muito pormenorizadas e ao lê-las e ao ver as fotos super,é como estivéssemos lá no local.
    Que viagem extraordinária! Só dispensava aqueles "petiscos"...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. as compotas têm um aspeto delicioso, a minha mãe adora figos :)
    as imagens... que bonitas...

    ResponderEliminar
  34. Adoroooooooooo figoooooooos!!!
    Não me queres mandar uma dessas compotas? xD

    ResponderEliminar
  35. Claro que pode ser =D até podes escolher os tecidos e tudo!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Adoro as tuas reportagens fotográficas :D Oh Joana, vai lá de férias, para termos mais fotos para nos babarmos x)
    E mais duas coisas:
    1. A compota tem muito bom aspecto! Adoro figos! O meu avô tem uma figueira, mas eu gosto tanto do raio dos figos que acho que enquanto estivesse a cortá-los para fazer a compota, devorava-os antes de chegarem à panela. :P
    2. PORQUINHOS-DA-ÍNDIAAAAAAAAAA!!!!! :D \o/
    Pronto, é isso.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />