5 de outubro de 2012

Esta é a história de um bolo, mas é também a história de um dia menos feliz.

Existe na nossa sociedade uma tendência natural para se confundir a felicidade intrínseca de cada um com a ausência de problemas, e para vos ser muito sincera isso irrita-me profundamente. A felicidade não implica que não existam na nossa vida coisas negativas, mas sim que somos capazes de lidar com elas e de reconhecer que há outras coisas positivas e imensamente reconfortantes. A felicidade está dentro de cada um de nós, e não dentro da maior ou menor gravidade dos nossos problemas.

Ontem saíram finalmente as vagas definitivas para o meu estágio de Medicina Geral e Familiar, e vou passar duas semanas em Lisboa e duas semanas em Elvas. O P. vai igualmente fazer duas semanas em Lisboa, mas nas duas semanas seguintes vai para a Benedita.

Como era suposto nós ficarmos os dois na Benedita vocês podem desde já subentender que algo de errado se passou durante a escolha das vagas, e efectivamente foi isso que aconteceu: o que era originalmente um processo relativamente simples acabou por se transformar num campo de batalha.

Por essa razão, ontem cheguei a casa bastante aborrecida. Ainda ocupei algum tempo a chorar e a chafurdar na minha auto-comiseração, mas depois decidi ver o lado positivo das coisas.


Fazer esta lista animou-me bastante, e decidi telefonar ao B. e à J. e desafiá-los para jantarmos juntos. Acabámos por jantar em casa da J., e eu fiquei novamente responsável por levar a sobremesa :D

Ainda pensei em fazer uma receita de bolo de iogurte e coco sem açúcar e sem gordura, mas como a J. não gosta de coco decidi repetir a receita do meu bolo de maçã com courgette e aveia, mas desta vez com cenoura e laranja :D Parece uma mistura estranha, mas garanto-vos que ficou óptima :D

Bolo de cenoura e laranja com courgette

Ingredientes:

* Uma chávena e meia de farinha de trigo;
* Uma chávena e meia de farinha de aveia;
* Uma colher de chá de canela;
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Uma chávena de açúcar amarelo (da outra vez não utilizei uma chávena completa, mas como era para os meus amigos decidi colocar mais um bocadinho de açúcar);
* Uma courgette descascada e ralada;
* Raspa de duas laranjas;
* Sumo de duas laranjas;
* 100g de cenoura ralada;
* Três ovos;
* Um terço de chávena de leite.

Confecção:


* Pré-aquecer o forno a 180º;


* Colocar numa tigela a farinha de trigo, a farinha de aveia, o açúcar amarelo, a canela e o fermento e misturar tudo com uma vara de arames;


* Ralar as laranjas e a courgette para outra tigela;


* Juntar o sumo de uma das laranjas, os ovos e o leite e bater bem;


* Misturar o preparado líquido com os ingredientes secos e bater com a vara de arames;


* Untar uma forma e verter o preparado para o interior;


* Levar ao forno durante 40 minutos;

* Retirar, picar bem com um palito e regar com o sumo da laranja restante.

O bolo ficou muito saboroso e molhadinho :)

 



Já com o sumo de laranja por cima :)
 



  
 

 

A luva de Natal que o P. me ofereceu no Natal passado :D (eu tenho um historial de queimaduras!)
Já prontinho para ir para casa da J. :D
O jantar foi picanha grelhada (que eu já não comia há séculos!), batatas fritas na Actifry sem qualquer gordura e esparregado de grelos, e para sobremesa havia o meu bolo e uma sobremesa que a mãe do B. fez e que eu não conhecia: farinha torrada :)

Nós ficámos todos a salivar enquanto a picanha grelhava :)


As batatas fritas sem gordura nenhuma :D
A dita farinha torrada (já lhe tínhamos dado a palmada!) :D
O sabor fazia lembrar o das broinhas de mel que eu comia quando era criança :D
Depois do jantar passámos o resto da noite a dizer parvoíces e a falar da nossa viagem a Edimburgo (vamos os quatro juntos!) :D

A J. e o B. são sem sombra de dúvida dois dos meus melhores e maiores amigos, e é impossível não ficar animada pelo simples facto de estar com eles :)


P., B., J., eu e J.F. na nossa viagem a Praga :D
Assim sendo, o dia que começou com momentos tristes, frustrantes e cheios de energias negativas terminou com momentos bons, relaxantes e partilhados com três das pessoas de quem mais gosto no mundo inteiro :D

No entanto, lamento informar-vos que a minha energia recém-recuperada não durou muito tempo porque hoje acordei doente! Estou com uma gripe enorme, de tal forma que até estar deitada na cama me custa porque tenho dores em todo o lado. Por outro lado, como hoje vim para o Porto passar o fim-de-semana tenho todos os miminhos da minha mãe, do meu pai e do meu irmão :)


Espero conseguir curar isto durante o fim-de-semana, até porque na próxima semana tenho três trabalhos para apresentar (e ainda só fiz um)!

Até escrever no portátil me custa!
Muitos líquidos (a revista é do meu pimpolho!) :D
Tenham um óptimo fim-de-semana :D

42 comentários:

  1. Isso só prova que para tudo ou quase tudo, há um lado positivo :)

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida Joana =)
    É verdade, as pessoas pensam que por termos uma atitude positiva perante a vida, não temos problemas e nem fazemos ideia do que é isso. Errado! Simplesmente não temos de descarregar nos outros, nem andar de trombas o dia todo só porque temos problemas. Quanto à lista que tu fizeste, adorei, acho que vou passar a fazer o mesmo quando tiver alguma situação que me deixe triste.
    Quanto às pessoas que descobriste o que realmente eram, sabes, eu já criei uma espécie de defesa que assim que me apercebo, risco logo completamente aquela pessoa da minha lista. Simplesmente deixa de existir, e sigo a minha vida. Vais ver que essa pessoa vai sentir muito mais a tua falta do que tu dela.
    Só me resta desejar-te as melhoras Joana, mas com esses miminhos todos essa gripe vai-se já embora =)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana :)
    Começo por dizer-te que admiro essa visão positiva que consegues ter dos obstáculos que aparecendo no teu caminho.
    O aspecto do bolo é de fazer agua na boca e nem imagino o quão bom estaria.
    Um beijinho e as melhoras :)*

    ResponderEliminar
  4. Há sempre um lado positivo apesar de nos custar muito aceitar que as coisas não correm da maneira que queriamos. Força joaninha! As melhoras!
    Esse bolinho deixa qualquer um de agua na boa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh kerida não fiques triste... duas semanas passam num ápice. Também costumo fazer a arvore no inicio de Novembro.Como não tenho de cozinhar decidi participar no teu desafio, vou enviar as receitas por mail. Espero que melhores depressa, vou ter saudades dos teus posts na primeira quinzena de Novembro. Deixei a receita da minha sopa no blog... jokinhas :)

    ResponderEliminar
  6. realmente Jo, é mesmo assim. eu considero-me uma pessoa muito feliz, mesmo não tendo uma vida perfeita e estando até bastante longe disso. mas é a nossa atitude, principalmente valorizar aquilo que temos que nos torna especiais :)
    hoje fiz a tua receita de bolo de courgette e mação, foi um sucesso cá em casa e em casa do R. (levei um bocadinho à mãe dele). não fica muito doce e usei farinha de trigo integral... um bolo saudável para comer sem peso na consciência :p
    eu confesso que não tenho assim nenhum grupo de amigos sólido, dou-me bem com muitas pessoas mas sem dúvida que o facto de estar só com o R. me preenche muito. acho que já me senti tão traída por pessoas que considerava amigas que agora tenho 'medo' de me entregar...
    enfim
    beijinho e as melhoras *

    ResponderEliminar
  7. UMA COMIDA BEM AO MEU GOSTO.
    ACHEI ESSA FARINHA TORRADA BEM INTERESSANTE.
    BJ

    ResponderEliminar
  8. Joanaaaaaaaaaa! Adorei aquele quadro!!!! Principalmente o "menos duas pessoas da lista de casamento" ahahaha É esse o espírito!!

    Bolo de courgette soa a algo muuuuito estranho... mas aidna hei-de experimentar :)

    Um à parte, yap, eu sei que a minha escrita anda confusa... reflecte o que vai na minha cabeça: confusão xD

    Beijinhos e as melhoras!

    ResponderEliminar
  9. Joana, gostei muito da forma como deste a volta á situação e viste o lado positivo do sucessido! Boa!!!
    As melhoras, recupera rápido!
    ***

    ResponderEliminar
  10. Olá! Eu também prefiro "escolher" ser feliz apesar dos problemas, por isso entendo bem o teu pdv. Eu acho que custa a entender que podemos ser felizes APESAR dos problemas e não SÓ ser feliz quando não há problemas. Uma coisa é ser, outra é estar... (muito filosófico!) :)

    Eu acho que vais adorar essas semanas em Elvas, afinal, são só duas semanas, podes tirar o melhor partido disso.

    Eu também me ando a sentir meio adoentada... hipocondríaca como sou, já começo a achar que foi algo que apanhei no Hospital... :p (Estou a brincar! Mais ou menos...) ;)

    Beijinhos, as melhoras e um óptimo fds cheio de miminhos!

    ResponderEliminar
  11. Arranjas sempre um lado positivo para tudo e isso é fantástico :)

    ResponderEliminar
  12. Já te disse que te admiro cada vez mais? És fantástica:D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Essas tabelas ajudam sempre muito.:) Espero que fiques melhor da gripe.:)
    Bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  14. O lado positivo das coisas é sempre algo bom de se fazer, há sempre algo positivo a tirar dos acontecimentos :D
    Óptimo aspecto esse bolinho!
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Querida Joana,
    desejo-lhe melhoras!
    Anotei a receita do seu bolo, amei essa mistura de
    ingredientes, ficou tentador, e o jantar tbm!

    Beijos, bom fds!

    ResponderEliminar
  16. Adoro a tua visão positiva da vida! Realmente por as coisas por escrito relativiza-as. As melhoras para ti. Beijo

    ResponderEliminar
  17. Gostei imenso da tua lista, conseguiste ver na perfeição os pontos positivos do que de início parece negativo! É um bom método e apesar de algumas vezes fazê-lo mentalmente, esqueço-me do "progresso"... tenho que começar a anotar :)
    O bolinho deve ser ótimo!
    As melhoras minhas querida :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Exatamente , temos de ver sempre o lado bom das coisas :)
    Choras-te um bocadinho, mas assim se calhar até fez bem, e num momento estás em baixo mas logo depois voltas a cima, mais forte que nunca!
    As melhoras *

    ResponderEliminar
  19. Oh também gosto tanto de menta :D Já nem me lembrava dele, pois já não bebo desse há tanto tempo...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana :)
    Nem imagino como te sentiste ontem. As vezes desiludimo-nos com as pessoas que menos esperamos, nao e? Mas tens mesmo de ver o lado positivo da situação! E já agora, vais ficar 2 semanas sem internet?? Vamos ficar 2 semanas sem ti?
    O teu bolo mais vez devia estar delicioso! Tinha mesmo bom aspecto :)
    As melhoras querida! Beijinho e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  21. Olá Joaninha

    Só agora vi o teu Email e o teu post (hoje o dia foi de festa). Eu tento pensar como tu e faço um esforço enorme, mas os problemas deitam-me abaixo e por vezes sinto-me profundamente infeliz, mesmo sabendo que não sou...confuso? Muito, até para mim.

    Dias semanas vão passar rápido, e depois o reencontro vai ser ainda melhor. Lamento que tenhas ficado desiludida com colegas, mas a vida está-nos sempre a dar essas lições. Mas isso faz-nos também dar mais valor aos amigos, e o teu grupo de amigos parece espectacular, tem todos cara de simpáticos, aproveita a companhia deles.

    Quanto á gripe espero que ela passe rápido e amanhã (hoje) fiques melhor.

    Obrigada por mesmo doente teres partilhado a minha alegria. És uma menina adorável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Joaninha doentinha :)
    O teu pijama de doença é aos corações é? =P
    O dia deve ter sido mesmo complicado :S mas pensa positivo são só duas semanas, vão passar num instantinho :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. É isso mesmo: saber viver é transformar coisas aparentemente menos boas, em oportunidades e desafios!

    Um beijinho e põe-te boa depressa. Trata-te.



    ResponderEliminar
  24. As melhoras Joaninha!! :)
    Infelizmente tenho um grande historial em desilusões, mas lamento que tenhas que passar por isso. Pareces mesmo muito boa pessoa. Não merecias isso!!
    No entanto, pensa que tudo acontece por alguma razão. Vais ver que no final o saldo é positivo. :)

    Beijinhos e um bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  25. Desejo-te as melhoras rapariga. esse quadro que fizeste com o modo positivo de cada coisa é uma boa estratégia, tenho que começar a adoptá-la!

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana, sou tua leitora assídua mas não costumo muito comentar, porque o tempo é limitado e aproveito sempre para comentar os blogs das meninas que estão a precisar de alguma força, lá está a tal coisa de nós pensarmos que só porque as pessoas aparentam estarem sempre felizes, não tem problemas, eu sou muito pessimista e na maior parte das vezes não consigo tirar partido das coisas boas que tenho porque estou sempre a pensar nas más, mas tenho esperança de ainda vir a mudar este meu lado menos bom.
    Adoro as tuas receitinhas e a ultima que experimentei foi a do bolo de maçã com courgette que ficou divinal, lá em casa tudo gostou.
    Desejo as tuas melhoras rápidas e um bom estágio para ti.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Olha Joaninha, parabéns pela tua capacidade de dar a volta por cima e sorrir. Vai ser uma optima experiencia e às vezes faz bem ter experiências solitárias. Vais conhecer pessoas novas. Vais conhecer novos lugares. E vais ter saudades di teu P. e vai ser um optimo reencontro;-). As melhoras para essa gripe. E o bolo estava lindo

    ResponderEliminar
  28. Antes de mais as melhoras rápidas! e parabéns pelo alto astral:) é mesmo assim, por reagirmos bem e sorridentes nao quer dizer que nao tenhamos problemas...mas há que viver enquanto nos deixam:) adorei aquele quadro de situaçao ehehe e aquele bolo, minha nossa ficou delicioso o aspecto:p eu aprendi a pôr beringela e batata cozida em vez de gordura e realmente resulta, mas confesso...raramente o faço:D e o programa onde aprendi imensos truques do género ja nao dá:( cook your self thin(acho que era assim que se escrevia) e via sempre, como já nao dá...tenho te a ti para ideias fantásticas para dar sabor sem gordura ehehe beijocas minha Joaninha e adorei ver o teu sorriso de satisfaçao na foto:)

    ResponderEliminar
  29. Oh =( vês, mas nem tudo é mau não é? Tal como foste capaz de fazer essa lista és capaz de ultrapassar esta fase!!

    As melhoras sim joaninha? Vai correr tudo bem.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  30. Olá:-) Consegui arranjar um tempinho para retribuir. Infelizmente isso dos estágios acontece a todos infelizmente, mas tudo se resolveu da maneira possível;-) Desejo-te as melhoras! Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Tudo tem a leitura da garrafa meio cheia ou meio vasia, de início custa, mas vais ver que te vais adaptar bem.
    O bolo fez-me crescer água na boca, sobrou alguma fatia? :))

    ResponderEliminar
  32. Vais ver que vais gostar de Elvas... sempre podes ir a Badajoz comprar caramelos!! ;)
    O bolo tem (tinha?')muito bom aspecto!!
    As melhoras!! Muitos beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  33. Nada como ser otimista e as listas podem ajudar.

    O bolo tem muito bom aspecto.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  34. Respostas
    1. Não há internet no sítio em que vou ficar ;)

      Eliminar
  35. DUAS SEMANAS SEM POSTS?
    ohhhh :(
    e net portatil? :P
    eu tenho uma pen kanguru recarregavel, se quiseres!!! :D
    Não tem tempo de contrato nem nada! é tipo tlm, carrega-se e usa-se o que se tem.

    estás melhor da gripe? :(

    Esse bolo nao me parece nada esquisito!!!
    parece-me muito bom!!! :)

    Ter amigos verdadeiros é a melhor coisa do mundo :)

    Beijinhos grandes minha linda!
    espero que já estejas bem melhor!

    ResponderEliminar
  36. Olá Xi! (pela 3ª vez hoje!)
    *Parece-me que o livro de alemão vai continuar parado...de certeza que vais arranjar alguma coisa para fazer! Vais com companhia de Lisboa? Se for preciso., vou-te visitar no f-d-s...e levo broas da Jomafel para dares inicio aos Santos e à época natalícia!;
    *A desilusão acaba por fazer parte da vida e acontece frequentemente nas relações (sejam de que tipo for!). É triste, mas é verdade :( ...e penso que as pessoas como tu - boas e optimistas de carácter - ficam ainda mais vulneráveis, porque os outros acham que está sempre tudo bem com elas!
    *As tuas defesas baixaram por teres ficado triste! mas acho que o f-d-s em família te restabeleceu!
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  37. Porque é que picas com um palito depois do bolo sair do forno? :)

    ResponderEliminar
  38. Ola desculpa!
    Estou a pensar fazer este bolo, mas tenho uma duvida....
    A cenoura e a courgete são cruas ou cozidas?
    Obrigada!

    Bjs!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />