19 de outubro de 2012

Um pão de leite e os melhores hambúrgueres vegetarianos que já comi :D

Eu sempre soube bem quais eram as minhas prioridades, e sempre trabalhei muito para as concretizar

Quando entrei em Medicina pensava que ser a melhor médica que conseguisse era a minha principal prioridade, e que como tal ia sempre dar tudo de mim. Pensava que ia trabalhar até tarde para me sentir realizada profissionalmente, e que isso ia ser um requisito imprescindível para a minha realização pessoal e para a minha felicidade. Pensava que um dia mais tarde a minha família iria compreender a minha ausência. Essa era a pessoa que eu era.

E então o P. aconteceu na minha vida, e com ele chegou a certeza de ter encontrado o tal. Crescemos juntos e ultrapassamos os maus momentos juntos, e tudo aquilo em que eu acreditava deixou de fazer qualquer sentido. 

Hoje as minhas prioridades mudaram. Hoje sou a pessoa que vai casar daqui a dois anos. Hoje sou a pessoa que quer viver numa cidade pequena e acolhedora, onde vou efectivamente ser a melhor médica que conseguir. Hoje sou a pessoa que quer chegar cedo a uma casa a abarrotar de crianças: não menos de três e não mais de cinco, como eu costumo dizer.  

Mas há na vida um tempo para tudo, e enquanto esse dia não chega vou treinando. E ontem fiz um belo pão de leite para o lanche, esperando que um dia este pão de leite vá guardado nas lancheiras dos meus (não menos de três e não mais de cinco) filhos :D

O melhor pão de leite da história :D
Pão de leite (receita adaptada daqui

Ingredientes: 

* Uma saqueta de fermento de padeiro (tinha 11g); 
* Cinco colheres de sopa de açúcar; 
* Uma chávena de leite morno; 
* Dois ovos; 
* Uma colher de sopa de margarina magra;
* Uma pitada de sal; 
* Raspa de uma lima; 
* 350g de farinha de trigo.

Confecção: 

* Juntar o fermento, o açúcar, o leite, os ovos e a margarina e bater bem (usei a batedeira);

* Juntar a raspa de lima e o sal e bater novamente; 

* Juntar a farinha aos poucos e amassar

* Deixar levedar durante uma hora num recipiente coberto com um pano; 

* Colocar a massa numa forma (usei a caixa de bolachas)

* Deixar novamente levedar durante uma hora ou até dobrar de tamanho;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante vinte a trinta minutos.    

Confesso que o meu objectivo original era fazer donuts no forno, mas não tive paciência tempo para moldar os círculos e coloquei toda a massa na caixa de bolachas :) Ficou tão tão tão bom que por pouco não sobrava o suficiente para o pequeno-almoço de hoje :D 

Depois da massa levedar :)



 
 
Estava com um saborzinho mesmo bom a lima :D
  
Depois desta experiência bem sucedida fiquei logo inspirada para fazer o jantar :D Para o jantar de ontem fiz o quarto prato vegetariano da semana, que foi também o almoço do dia de hoje :D O meu plano original era fazer falafel, mas depois de espreitar este blog verdadeiramente fantástico (espreitem!) decidi fazer hambúrgueres de grão-de-bico. Acabei por fazer uma mistura das duas receitas e ficou maravilhoso :D 

Hambúrgueres de grão-de-bico meets Falafel (receita adaptada daqui)

Ingredientes: 

* Uma lata pequena de grão-de-bico cozido (260g); 
* Cebola picada (usei congelada, e coloquei a olho);
* Um ovo; 
* Salsa picada a gosto; 
* Coentros picados a gosto;
* Cominhos a gosto (no meu caso bastantes);
* Uma colher de sopa de sementes de sésamo;
* 80g de pão ralado (ou menos, podem ir acrescentando até conseguirem moldar os hambúrgueres). 

Confecção: 

* Juntar o grão-de-bico, o ovo, a cebola picada, a salsa, os coentros e os cominhos e triturar com a varinha mágica

* Transferir para uma tigela, misturar o pão ralado e as sementes de sésamo e unir com as mãos; 

* Dividir em porções e formar hambúrgueres (eu dividi em cinco hambúrgueres)

* Grelhar os hambúrgueres num fio de azeite (também podem optar por assá-los).

Estes são sem sombra de dúvida os melhores hambúrgueres vegetarianos que já comi. Estavam saborosos e bem condimentados, e transportaram-me de volta ao Médio Oriente :D

Ainda antes de grelhar :)



Já grelhadinhos (o da direita foi atacado por uma certa menina com fome) :D
 
Com aletria e cogumelos grelhados :)
Hoje foi um dia bastante bom e produtivo, durante o qual dei consultas de Medicina Geral e Familiar sozinha :D 

As minhas coisas :D
É muito nerd eu adorar o meu estetoscópio? :D
Este fim-de-semana vou para o Porto, onde planeio descansar, começar a adiantar o meu relatório do estágio, estar com o meu pequenino e decidir finalmente o vencedor do Desafio dos Temas! :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana :D 

51 comentários:

  1. Deve ser mesmo engraçado dares uma consulta sozinha pela primeira vez :)

    ResponderEliminar
  2. Olá! Primeiras consultas sozinha?! Que responsabilidade e excitação!
    Tem de existir um balanço entre a vida profissional e pessoal, é bom teres encontrado a "tua" pessoa e agora procurares essa harmonia.
    Consigo cheirar o pãozinho de leite daqui! ;)

    Beijinhos e um um óptimo fds!***

    ResponderEliminar
  3. compreendo-te perfeitamente Joana. eu antes também pensava imenso de forma independente, só pensava em mim. não no sentido de ser egoísta, mas no sentido de não ter de dividir a minha vida com ninguém. desde que comecei a namorar isso mudou. não foi logo, claro, mas hoje valorizo tanto a família e sonho tanto com o dia em que vou começar a construir a minha... o R. diz que quer ter quatro filhos mas eu ficava satisfeita com dois ;p um dia temos de trocar impressões sobre os nossos futuros casamentos, que pelos visto vão ser no mesmo ano. 2014 rules :D eheh

    esse pão de leite tem um aspeto mnhami mnhami :) esse blog é muito interessante, não conhecia... quanto ao esteto, é muito giro sim senhora. eu também tenho um mas o meu é azul escuro, a cor do meu curso, mas mais boring do que o teu ;p

    espero que as consultas tenham corrido bem. bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  4. Enaaaaaa, hoje então é um dia a recordar, aos dares as primeiras consultas sozinha :) Esse pão de leite tem um aspecto divinal :D E os hamburguers também :)

    ResponderEliminar
  5. UAUUUUUUUUU, Esse pão de Leite parece divinal!!! Fiquei...a babar!!!

    Isso eh bom sinal ... não???!!!

    :)))

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Joana, parabéns antes de mais pelas consultas :)

    Venho desejar-te um óptimo fim-de-semana! Adorei o aspecto do pão de leite, vou ter que experimentar :)

    ResponderEliminar
  7. Gostei tanto das tuas palavras iniciais :)
    É bom termos os nossos objetivos bem delineados mas com uma pessoa ao lado, torna-se tudo bem mais fácil! E claro, tal como disseste, há um tempo para tudo!
    O pão-de-leite têm o aspeto mais lindo e saboroso de sempre *-* Que fome!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Tenho que experimentar fazer esses hamburgueres:) óptimo aspecto.. e lá em casa adoramos grão (engraçado que quando era piquena não gostava nada) :) Beijinhos, bom fim de semana descansa e diverte-te!

    ResponderEliminar
  9. Olá :D
    ADORO a introdução e posso dizer que, por agora, partilho o sentimento que descreves no primeiro parágrafo.
    Fico muito feliz por estares a madurar as tuas prioridades (lá venho eu outra vez com a "maduração" :P).
    Como não podia deixar de ser, as comidinhas ficaram com um aspecto delicioso :)
    Beijinhos, bom fim-de-semana e descansa muito*
    PS: Não és nerd por adorar o estetoscópio (é uma reacção bastante natural, fala a voz da experiência :D).

    ResponderEliminar
  10. Caramba Joana, tu superas-te sempre =) amei o pão de leite, que aspecto, tão fofo e apetitoso...
    sinto-me tentado a testar a receita dos hamburguers, será que é desta que acerto =P?
    é muito bom teres esses novos planos para o futuro, acho que é assim quando se gosta de alguém =)
    beijinhoooos*

    ResponderEliminar
  11. Percebo perfeitamente o que queres dizer. Eu há 15 anos era como tu. Fazia exactamente o mesmo. Estava concentrada em mim e só em mim, e só a pensar que a minha carreira era o que me ía fazer verdadeiramente feliz. Hoje não penso assim, e é isso que me tem levado a pensar (até às lágrimas) se valerá a pena largar tudo, e ter melhores condições de vida e de emprego, mas deixar também os que mais gosto.

    Infelizmente a minha profissão é muito diferente da tua, e não me dá grandes margens para poder exercer em muitos sítios e talvez isso me esteja a puxar para um caminho diferente, onde sei que também não haverá lugar para mim por cá. É por isso que ando a dar em doida...

    esse pão de leite tem bom aspecto!
    bom fim de semana *

    ResponderEliminar
  12. És tão engraçada!! Haja alguém para contrariar essa taxa de natalidade de portugal!!Deste uma ideia estupenda para o lanche que vou dar no domingo, adoro pão de leite!!
    E que tal a sensação de dar as consultas byyourself??

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Oh Joana, tu tens tanta imaginaçao. As tuas comidas parecem ser muito deliciosas. Pelo menos, alimentam o olhar.
    Fio feliz por conseguires atingires os teus limites a prazo. Que continues assim, sempre a progredir.
    Beijocas e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  14. O pão ficou com um aspecto delicioso, e super fofo :)e esses hamburgeres devem ser maravilhosos!
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Isso é tão bonito. É lindo ver uma jovem que apesar de ser inteligente e certamente bem sucedida, consegue valorizar acima de tudo o amor. :)

    ResponderEliminar
  16. ola menina:) nao com o teu blog apareceu logo, mas ha blogs que me seguem mas nao deixam comentario e quando clico na foto para ver os blogs...nickles...so aparece se quero adicionar como amigo e nao mostra qual é o blog deles, ou delas.. e fico frustrada:D hummm, adorei o paozinho de leite! o meu T devia adorar! e esses hamburgueres, ja estive para me aventurar a fazer, tenho num livro de receitas saudaveis, vamos a ver se um dia destes engano o T :D ehehe beijinhos e eu adorooo o estetoscópio:p sempre quis ter um, por isso acho normal que o veneres ihihih bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Os meus filhos costumam levar pão de leite mas comprado! Como é possível fazê-los em casa??? Tenho que me inspirar mais em ti :)
    Qto ao trabalho, já trabalhei muito e fora de horas para ser boa profissional, mas sabes, ninguém da valor e fazemos mais falta em casa. Hoje em dia primeiro os meus filhotes e marido e depois o trabalho.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Parabens... Mais um passo em frente na tua vida profissional. Vais ser a melhor médica e a melhor mãe. Es um talento na cozinha tambem. Nunca desistas

    ResponderEliminar
  19. Joana sinceramente deviam haver mais pessoas como tu. És simplesmente uma das melhores pessoas com quem já falei. Tenho a certeza que vais ser uma excelente médica, mãe e mulher. Acredita. Eu admiro-te imenso e espero mesmo um dia vir a ser como TU!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá linda!
    O pão de leite está perfeito mas esse, para já, não vou fazer! Agora esses hamburgueres não me escapam: deliciosos! ando sempre à procura de receitas de hamburgueres sem carne, se souberes onde posso encontrar let me know :D ou se quiseres ir fazendo e postando também é bom!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana!
    Adorei a receita do pão de leite, qualquer dia experimento! Já agora onde é que compras o fermento de padeiro? É que eu nunca encontro em lado nenhum...
    Tem um óptimo fim de semana! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana :-D

    Não te conheço pessoalmente mas já te admiro bastante. Tenho certeza que serás uma excelente médica, esposa e mãe. Vais saber dividir tudo na proporção certa e ser o melhor que podes em todas as áreas.

    Eu gostava de ter 2 filhos. Um casal, a menina mais velha. Não me importo de ter só meninas mas se tiver 2 rapazes primeiro vou fazer o terceiro na tentativa de ter uma menina. Se não acontecer paro por aí hahahaha.

    Estive a tarde toda a pesquisar alguma coisa para fazer esta noite. O Dário trabalha nas sextas de noite e fico sozinha. Meu refúgio é na cozinha. Quando vi o teu porte corri para fazer para o pequeno almoço de amanhã. Tirei em forno agora depois digo como ficou porque depois vi que já não tinha leite suficiente porque o Dário fez bechamel está tarde. Só tinha meio copo de leite de soja ao qual adicionei leite do pó misturado com água. Está com com aspeto mas só saberei se está bom quando o provador oficial chegar ou amanhã ao pequeno almoço.


    Bjos, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  23. Querida Joana,
    vc vai ser uma grande profissional, vc é muito dedicada!
    Antes de casar eu queria ter 6 menias eu achava a coisa mais
    linda uma casa cheia de meninas, tive só um filho o Felipe, hehehe!
    O seu futuro vai ser brilhante, vc é uma pessoa linda por dentro
    e por fora.
    Amei esse pão e os hambúrgueres tbm!

    Bom final de semana!
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  24. Voltei so para dizer que mesmo que faças nao precisas falar nada do meu blog!! eu gosto que façam as minhas receitas mas nao é preciso falarem:) eu so conhecia panados com os cereais mas muito simples o tempero, e como sou louca por queijo...:p eu sei Sra Dra que nao se deve exagerar no queijito:D ihih ate me ri sozinha agora:p estou te a imaginar a dares-me uma descasca simpática no consultório:p tu vives onde ao certo? ja te ouvi a falar de tantos sítios:D isto porque acho que era lindo juntarmos muitas pessoas de blogues antes do natal:) ia amar abraçar muitas das pessoas que me visitam, que te visitam, que nos visitam (sim Cátia, ja percebemos que sabes conjugar o verbo visitar...:D) e pronto...já animei..nao consigo estar muito tempo triste, tendo a vossa presença e a da familia :) beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana! Estás "grande" :-) Acho muito bonito o que escreveste, e quem me dera um dia poder ter-te como médica (obviamente que preferia não precisar), e nessa altura ser eu a presentear-te com uma bela fatia de pão de leite aprendido de um blog de uma menina espetacular uns anos antes ;-)
    E esses hambúrgueres? Nham nham! Bom fim de semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Meu deus o pão de leite ficou com um aspecto MARAVILHOSO! Ai que já me estou a babar...
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  27. Joana adorei o teu pão de leite ,ficou uma delicia e d eve ter ficado bem macio.
    Nunca tinha visto hamburgueres de grão, apesar de não gostar de grão achei-os optimos.
    Um excelente fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Ai esse espírito maternal anda aí aos pulinhos...Revi-me na tua descrição inicial e cá estou eu uma filha única, com uma mãe tb filha única, com três filhos e a colocar a família sempre em primeiro lugar. Poderia ter mais dinheiro, poderia ter chegado mais longe, mas o coração mandou que fosse assim e não consigo ser de outra maneira, ainda hoje. Quis o destino que nem tudo fosse como eu sempre desejei. Já foi, e a esperança que volte a ser, ainda habita em mim...sabes do que falo...
    Para ti desejo sempre um mundo cor-de-rosa, porque és uma menina boa que mereces tudo. Paralelamente vais ser uma óptima profissional porque tudo o que fazes é feito com prazer e dedicação.
    Já alguma vez disse que gosto muito de ti?

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  29. Olá!!
    Que belo pão de leite!!! E os hamburgeres tb tinham bom aspeto!!! É muito bom quando fazemos aquilo que gostamos!! A cidade onde vivo devia ser uma das candidatas para o teu futuro... é pequena, vai-se a pé para todo o lado, as crianças podem brincar na rua, tem praia, serra, campo e rio, chega-se rapidamente ao trabalho... mas é muito longe do Porto!!!!
    Bjocas e bom fim de semana
    Ana

    ResponderEliminar
  30. Tu vais ser uma excelente mãe, pelo menos os teus filhos fome não vão passar, isso é certo! olha-me só que bom aspecto aquele pão. já comia!

    ResponderEliminar
  31. Os hamburguers não me convenceram, mas o pão de leite, hummmm, tem um óptimo aspecto :)

    Bom fim de semana ****

    ResponderEliminar
  32. Ohhhh que planos mais bonss =D Tenho de dizer que os meus são basicamente iguais à excepção que eu quero duas meninas...Só me falta arranjar alguem que alinhe nisso (mas isso já é outra historia)
    Esse paozinho tem bommm aspecto e os hamburgueres tb, só não sei se ia gostar :):)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  33. Tal como uma excelente médica, vais ser uma óptima esposa e mãe. Tenho a certeza =)
    O pão de leite tem muito bom aspecto e os hamburgueres nem se fala. Só de saber que são de grão de bico já fico com água na boca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Olá Joana :)

    Em primeiro lugar desculpa ter estado mais ausente e nem ter participado no desafio, mas realmente não me anda a sobrar muito tempo para me dedicar aos blogs :(

    Quanto aos teus pratos, sempre maravilhosos! Ainda ontem comi um croissant com a mesma massinha dos pães de leite e soube-me tão bem! Com este tempo quentinho só apetece comer comida "confortável" :P E eu adoro comida vegetariana, esses hamburguers até me fizeram salivar!

    E acho mesmo giro que já tenhas a tua vida pensada dessa forma :) Eu pessoalmente ainda não me vejo a casar e a ter filhos, mas cada um é para o que é e tenho a certeza que vais ser muito bem-sucedida a nivel profissional e familiar! E mereces muito :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  35. Esse pão ter ar de tar tão bomm, tenho a certeza que os teus não menos de três e não mais de cinco filhos, vão ficar delicidados pelas receitas da mãe!
    Parabéns por casares daqui a 2 anos, espero que corra tudo de bom para ti :D

    ResponderEliminar
  36. Olaaa... Olha não entendes-te bem.. eu sei que tb confundi muito as pessoas pois estava enraivecida...
    Esta conversa foi com a minha prima...
    Pois a minha irma está com a casa pronta e quando foi para quase morar lá acabou com o namorado pk era sp arroz! porque ele ao domingo ia para casa trabalhar e ela ficava no cafe com o amiguinho de agora! e coisas assim..
    E os meus pais agora é que tem que lhe pagar a casa e alguns ao ex e dar a ela... porque ela quer continuar a tomar pequeno almoço fora, jantar fora e vida de lord e n tem dinheiro... pois nao ganha tanto para o que gasta... entao os meus pais estao cada vez mais sobrecarregados com elas!! e ela nao quer saber e a minha PRIMA, é que vem chatear-me com isso... lool mas ja lhe disse das boas e ela ja s desculpou =D ... ja lhe expliquei como se fica com dinheiro para as coisas...se nao gastares mal gasto consegue-se ... *** Beijnho****

    ResponderEliminar
  37. Que sejas a grande médica, mãe e mulher com que sonhas, beijinhos.

    ResponderEliminar
  38. lovely blog and your photos are awesome :D would you like to follow each other?

    UK Daily PostCards

    ResponderEliminar
  39. o pão de leite ficou mesmo com bom aspeto :D
    Bom fim de semana e bom descanso :D Um beijinho

    ResponderEliminar
  40. Joaninha,
    *Isso é que é uma rapariga prevenida! Ainda falta algum tempinho para seres mãe (pelo menos a julgar pelos planos) e já andas a pensar no lanche das crianças!? Acho que vais fazer um belíssimo trabalho como mãe e o P. como pai. A tua avó iria ficar uma bisavó muito babada...mas vai ter de esperar um bocadinho mais...
    Os nosso objectivos vão-se alterando ao longo da nossa vida e o que hoje pensamos ser fundamental, amanhã podemos achar completamente dispensável - ainda que eu ache que há coisas que não mudam na sua essência : a importância da nossa família e os nossos valores :)
    *Essa ideia da caixa ficou muito gira!...e as cores já me fazem lembrar o Natal :)
    *Então? Estou em pulgas para saber mais detalhes das tuas consultas a solo! O P. também já fez?
    *Gosto dessa tua "vertente" vegetariana...e pode ser que o P. se vá acostumando ;)
    *Beijinhos grandes e boa estadia nos miminhos dos pais e mano!

    ResponderEliminar
  41. Olá Joana!! :)
    Como sempre, parece-me tudo muito bem!

    ResponderEliminar
  42. Parabéns Joana!
    Está maravilhoso. Boa!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  43. Olá ;)

    A minha territa é http://www.cm-vrsa.pt/portal_autarquico/vila_real_sto_antonio/v_pt-PT
    Aparece ;)

    Bjocas e bom domingo
    Ana

    ResponderEliminar
  44. Olá Joana,

    :) Eu até aconselhava um filme de terror mas a verdade é que até agora não houve nem um que me tivesse feito saltar da cadeira :/ também ainda não vi muitos, que não foi o meu género durante anos, mas agora estou a aprender a gostar. O orfanato é muito bonito mas não faz saltar da cadeira :P nem pouco mais ou menos. Se vir algum desse género eu aviso-te :) ainda nem vi os clássicos!

    ResponderEliminar
  45. Não costumo gostar de hamburgueres vegetarianos (geralmente, aqueles que se compram no supermercado) .. mas esses devem ser melhores x)

    Giveaway no blog:
    http://thepinkbookofstyle.blogspot.pt/2012/10/giveaway-colar-hello-biju.html

    C *

    ResponderEliminar
  46. O pão de leite parece-me tão, mas tão bem...

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  47. o que eu aprendo contigo. Quer dizer tento aprender, fazer igual já é mais difícil :p Beijinho
    http://ourmelodyblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. ei!
    realmente as prioridades nas vidas vao mudando com os acontecimentos...
    o pao de leite deve ter ficado uma delicia!!!
    e os hamburgeres tb!!
    bjos

    ResponderEliminar
  49. Joana :) fica a receita do rolo de soja, como pediste.
    Soja demolhada (uma taça de cereais normal cheia)
    1 pacote de natas soja
    Legumes a gosto (podes colocar qualquer um basicamente)
    Fazes o refogado com os legumes (com alho e cebola). Na soja misturar as natas (eu nunca uso natas mas a receita fica melhor com natas e com 1 pacote de sopa de cebola, deixo ao teu critério).
    Forras uma forma com prata e espalhas pão ralado, espalhas a soja no tabuleiro (toda) e colocas os legumes no centro. Depois com a ajuda da prata é só ir enrolando e colocando sempre mais pão ralado para não agarrar.
    E forno :)

    beijinho* espero que o estágio esteja a correr bem!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />