25 de novembro de 2012

Crumble de frutos do bosque para um jantar muito especial :D

Há umas semanas encontrei por acaso esta receita e soube imediatamente que tinha de a experimentar. Um jantar na Sexta-feira pareceu-me a ocasião perfeita para a fazer, e ofereci-me prontamente para levar uma sobremesa :D 

O jantar de Sexta-feira foi um daqueles jantares que fazem uma semana difícil desaparecer: cheio de amigos, de gargalhadas e de jogos de cartas. Um jantar onde se festejaram dois aniversários e um noivado, mas também onde se celebraram a amizade e a alegria e onde se falou de filmes coreanos, do nosso jantar de Natal e do exame da especialidade. 

E esta sobremesa veio contribuir para tornar o jantar ainda mais docinho :D

 

Crumble de frutos do bosque (receita adaptada do blog 'Smitten Kitchen')

Ingredientes:

* Uma chávena de chá de açúcar branco;
* Três chávenas de chá de farinha; 
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* Uma chávena de chá de manteiga (225g); 
* Um ovo; 
* Uma pitada de sal;
* Raspa e sumo de um limão;
* Quatro chávenas de frutos do bosque (usei uma embalagem de 450g de frutos do bosque congelados);
* Meia chávena de açúcar branco;
* Quatro colheres de chá de amido de milho. 

Confecção:  

* Numa tigela misturar a chávena de açúcar, as três chávenas de farinha e o fermento com o sal e a raspa de limão; 

* Acrescentar a manteiga e o ovo e misturar com um garfo até a massa ficar esfarelada;

* Dividir a massa em duas partes iguais;

* Colocar metade da massa num tabuleiro de ir ao forno e calcar bem;  

* Noutra tigela misturar a meia chávena de açúcar, o amido de milho e o sumo de limão;

* Acrescentar os frutos vermelhos e misturar suavemente;

* Colocar a mistura de frutos vermelhos no tabuleiro com aproximadamente 23cm por 33cm;

* Esmigalhar a massa de crumble restante sobre a mistura;

* Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante 55 minutos;

* Deixar arrefecer completamente antes de cortar em quadrados



 
 






Esta é uma receita aparentemente simples mas que ainda me deu que fazer: nprimeira receita que fiz a massa ficou toda unida e não deu para fazer o crumble. Ainda tentei fazer um bolinho de frutos do bosque misturando a massa com os frutos vermelhos, mas a massa não cresceu nada e o bolo ficou tão feio e mal cozido que foi directamente para o lixo. 

Barafustei e desisti durante dez minutos. E depois fui às compras novamente e meti mãos à obra. Afinal, não é uma receita que me vai vencer, não fosse eu uma orgulhosa e casmurra mulher do Norte :

A segunda receita não podia ter corrido melhor - sinceramente julgo que a diferença reside no facto de na primeira vez eu ter usado manteiga magra, enquanto que na segunda usei manteiga normal. 

Ainda bem que insisti novamente, porque esta receita é deliciosa :D Aconselho vivamente que experimentem :D

Entretanto chegou uma nova semana :) Na semana passada foi assim:

  
Podem ver as receitas aqui: 

Muffins de ovo
Frango na púcara
Croquetes de farinheira e queijo no forno
Pizza caseira com tomate e cogumelos
Chicken Pot Pie

Esta semana em princípio será assim:
  

Tenham uma óptima semana :

15 comentários:

  1. Olá :D
    Que aspecto delicioso. Nunca comi tal coisa, mas fiquei com água na boca só de ver as fotografias e de imaginar o quão delicioso deveria de estar o crumble.
    Acho que tivemos os dois complicações com receitas este fim-de-semana mas que ao final não saíram mal :P
    Beijinhos e bom resto de domingo*

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz nem nunca provei crumble mas adoraria provar e fazer. A ideia que tenho deles é que são crocantes e deliciosos :9 o teu ficou com belíssimo aspecto :) adoro frutos do bosque :)
    Beijinhos e Bom Domingo

    ResponderEliminar
  3. Esse crumble está de babar.
    Eu normalmente quando tenho problemas com o crumble é porque a manteiga está pouco gelada.
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Porque será que as tuas receitas me deixam sempre de água na boca ?
    Estava aqui a olhar para o teu crumble e estava aqui a magicar que talvez seja a próxima receita que vai ser feita cá em casa, principalmente porque os meus pais adoram frutos vermelhos. Mas como eu adoro chocolate, será que ficaria bom com algo de chocolate? Tenho de dormir sobre o assunto =)
    Beijinhos Joana

    ResponderEliminar
  5. Adoro crumble, essa tua versão com frutos do bosque é uma delícia.

    ResponderEliminar
  6. Olá Joaninha!
    Então esta semana também foi complicada?...mas nada como estar com os amigos para descomprimir um bocadinho e pensar em coisas mais animadas.
    É claro que não e deixarias vencer por a primeira experiência ter corrido menos bem.
    A minha irmã também anda numa de crumble... mas com maça.
    Enviei-te mail. Nada de especial ;)
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro crumble, mas só provei o de maça, esse tem uma aspecto muito bomm!!

    ResponderEliminar
  8. Hummmm.....que delícia!
    Seu crumble ficou lindo e o aspecto super delicioso!
    Gostei do cardápio pra semana!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro crumbles e de frutos vermelhos é uma delicia.
    Ficou com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Jo! Adorei esta tua receita, faz-me lembrar um bolo que comia muitas vezes no café ao lado da faculdade... belos tempos! Gosto muito do contraste da acidez dos frutos do bosque com o doce do bolo. E não é fácil fazer crumble na consistência certa.

    Beijinhos e boa semana! ***

    ResponderEliminar
  11. Espero que apostes em fazer mais vezes crumbles de outros sabores já que não sou nada fã de frutos vermelhos. eheh
    Assim que chegar a outra fase da minha recuperação, espero sinceramente voltar a fazer bolachas e sobremesas porque antigamente eu fazia mas era só para os outros. Enfim :P

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  12. Está aí uma coisa que nunca fiz e até me parece uma coisa bem ao meu gosto, mas ainda "não calhou", como dizem na minha terrinha :-) gostei da cara deste :-)

    ResponderEliminar
  13. Coisa chique :9 Este tenho que apontar, adoroooooooo!

    ResponderEliminar
  14. que bom aspecto, não se pode vir ao teu blog sem ficar com água na boca ;)!
    estou curiosa para ver os croquetes de grão no forno.
    boa semana =) beijo

    ResponderEliminar
  15. Olá, Joana!
    Fiz estes quadradinhos para a festinha do meu Pedro, e foram um sucesso, são uma verdadeira delícia! Obrigada pela receita, e se quiseres espreitar algumas fotos (são poucas, pois estava demasiado ocupada, para me dedicar a elas!) podes ver aqui.
    http://docefimdesemana.blogspot.pt/2014/01/festa-8-anos-parte-2.html
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />