28 de novembro de 2012

Mocha Brownies integrais saudaveizinhos para um trabalho de grupo mais docinho :D

Eu devo ser a única estudante universitária da história que gosta de fazer trabalhos de grupo. A razão? Sempre que tenho um trabalho de grupo para preparar ofereço a minha casa como local de reunião, e assim posso fazer coisinhas boas para o lanche de todos :D

Desta vez não foi excepção: tinha um trabalho de grupo para fazer sobre distúrbios do comportamento na infância (tema que eu propus mesmo a puxar a brasa para a minha sardinha!) e ofereci prontamente a minha casa para trabalharmos durante a tarde de ontem.

A ideia que vos trago hoje não é nova, e já foi colocada no blog em Julho quando a testei pela primeira vez. No entanto, o resultado é tão surpreendentemente bom que merece voltar a aparecer aqui :D 


Mocha Brownies integrais saudaveizinhos (receita adaptada do livro 'Everyday Muffins & Bakes') Pai Natal este Natal ofereces-me outro livro com receitas de muffins? Vá lá, este ano portei-me tão bem :D

Ingredientes (para 15 brownies):

* 200g de chocolate para culinária com 70% de cacau;
* 100g de açúcar amarelo;
* Quatro ovos;
* Três colheres de sopa de café em pó (usei uma mistura de café e chá verde mesmo boa da Nescafé);
* Três colheres de sopa de água morna;
* 80g de farinha de trigo;
* 90g de farinha de trigo integral;
* Uma colher de chá de fermento para bolos; 
* 110g de nozes em pedaços.

Confecção: 

* Derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas;

* Juntar o açúcar e os ovos numa tigela grande e bater com a batedeira até ficar um creme leve e espumoso;

* Dissolver o café em pó na água morna;

* Juntar o chocolate derretido e o café na mistura e bater bem;

* Juntar a farinha, o fermento e as nozes e misturar bem;

* Colocar a mistura numa forma quadrada coberta com papel vegetal;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 a 30 minutos;

* Retirar do forno, deixar arrefecer, desenformar e cortar em quadrados. 







O que eu mais gosto nesta receita de brownies é sem dúvida a mistura do sabor do chocolate com o sabor do café e das nozes e a camada de cima crocante e tostada :D 

Comer estes brownies ao lanche deu-nos uma inspiração renovada para voltar ao trabalho, e o facto é que no fim correu tudo bastante bem :)

O nome do meu blog não foi dado por acaso: eu acredito sinceramente que cada receita tem uma história. Para mim cada receita não se transforma simplesmente num prato, mas sim num pedacinho da minha vida. E esta foi a história do meu trabalho sobre distúrbios do comportamento na infância :D

Hoje é também o dia do aniversário do meu papá :D Infelizmente não vou poder partilhar o dia com ele, mas no fim-de-semana vamos fazer uma celebração à altura :D

Até amanhã :D

22 comentários:

  1. Tenho de experimentar mas sem as nozes porque as acho um bocado enjoativas :)
    Ás vezes penso em como deve ser a tua conta de electricidade XD. A minha mãe já não gosta nada de ligar o forno uma vez por semana :)

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso :) Adoro brownies!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá :D
    Já que não estou na tua turma posso ir dar apoio moral? Ou vou só lanchar, eu não me importo :D
    Está tudo com um aspecto delicioso e gostei do facto de falares que cada receita se associa a uma história, é bom ver as tuas receitas e saber um bocadinho mais sobre ti :)
    Parabéns ao papá :D
    Beijinhos*
    PS: Boa sorte com o livrinho, espero que o recebas para meteres aqui mais coisinhas lindas :D

    ResponderEliminar
  4. Querida Joana,
    você vai ser uma grande profissional, parabéns por vc ser
    uma pessoa linda por dentro e por fora!
    O seu brownies ficou com um aspecto super tentador, delícia!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana :-) Sempre ótimas ideias. Imagino que o trabalho tenha corrido muito melhor ;-) Beijocas (e é receita a experimentar, com certeza!). Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. woow, já se comia um bocadinho? fazemos assim, eu ajudo com o trabalho e recebo um brownie ;p eheh
    é muito bonita a forma como encaras a culinária, as receitas, é sempre como forma a mimar os outros, como forma de marcar momentos :)
    bejinho e parabéns ao papy. é sagitário, só pode ser boa pessoa x) eheh

    ResponderEliminar
  7. Hallow :)
    Que aspeto tão delicioso que esses brownies têm ;-)

    Parabéns ao teu pai e beijinhos para ti.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ao teu pai.
    Adoro brownies e essa combinação de café e chocolate é das minhas preferidas.
    Ficaram perfeitos.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. "No meu tempo" ninguém fazia desses browniesinhos para os trabalhos de grupo! :p Se fosse assim se calhar até os fazia com mais vontade... Eu nunca gostei de trabalhos de grupo, não por causa do convívio (essa parte até gostava), mas porque uma pessoa acabava por se dispersar e falar de coisas que não tinham nada a ver e no fim, com a pressão do tempo, o maior do trabalho acabava por recair numa ou duas pessoas. Claramente, fazíamos aquilo da maneira errada... :)

    Happy bday ao teu Pai! :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana ! Adoro brownies ! Comi agora mesmo um pedaço... Humm, apetece entrar ecran dentro.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto que esses brownies têm! Nem quero imaginar o sabor! Humm..
    Os parabéns para o teu pai :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Saudaveizinhos? eheheh, tao com aspecto guloso demais p se chamarem saudaveis!!

    ResponderEliminar
  13. És mesmo uma querida Joaninha :) Pensa sempre nos outros e como deixar as pessoas felizes, essa é uma qualidade sem igual :)
    Os teus brownies parecem deliciosos, mas o que não parece? Tudo aqui é de deixar qualquer um de água na oca :)***
    Parabéns ao teu papá e beijinho grande para ti.

    ResponderEliminar
  14. Joaninha,
    Para mim trabalhos de grupo eram um misto de emoção e de frustração. Se por um lado a maioria queria brincar (e eu também...), também era sempre a chata do grupo porque queria alguma coisa feita. Obviamente que ganhava a maioria e saia tudo em cima do joelho. Mas a idade era outra :)
    Os teus colegas também devem de gostar de fazer trabalhos contigo. Só os tratas bem !
    Também acredito que as receitas têm as suas próprias histórias e lembranças...
    Bolonhesa/bolonesa - nunca sei que terminologia aplicar! Gosto muito, além de que dá para congelar e fica bom na mesma.
    Parabéns atrasados para o teu pai. Este f-d-s tens de fazer uma receita ainda mais especial.
    E a semana...?
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns ao Papá Joana! :D
    Esse brownie encheu-me a boca de água :P Vou experimentar já este fim-de-semana :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  16. Felizmente que vou jantar já de seguida, é que estes teus post's dão-me cá uma fome.

    ResponderEliminar
  17. Esses brownies deixaram-me de água na boca :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />