27 de maio de 2013

Bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate para o fim de um momento mau :D

O post de hoje não vem com letra, mas sim com banda sonora. Aumentem o volume e carreguem aqui.


Desde que eu vim viver para Lisboa sempre tive a experiência de partilhar casa com outras pessoas. Ora quem já partilhou casa com alguém sabe que isso pode correr muito bem ou muito mal, e que muitas vezes é apenas uma questão de sorte que diferencia estas duas possibilidades.


Já partilhei casa com pessoas com quem conversava até às quatro da manhã, mesmo sabendo que tinha de acordar às sete no dia seguinte. Já partilhei casa com pessoas que me ensinaram imensas coisas novas sobre diferentes culturas (como o Jan, o estudante de Erasmus polaco que me ofereceu o melhor vodka que já bebi!). Já partilhei casa com pessoas que praticavam guitarra eléctrica às horas mais estranhas, e que me ensinaram a piratear todas as passwords de internet dos vizinhos.


Há dois anos eu e o Pedro partilhávamos a casa com um moço que gostava de fazer a higiene do seu sistema respiratório às sete da manhã. Esta era apenas uma das suas muitas características irritantes, e a dada altura falámos com ele para ele se ir embora. E quando ele finalmente foi embora ficámos tão contentes que fizemos uma festa para todos os nossos amigos.


O meu estágio de Medicina Interna terminou na semana passada. Foram dois meses (dois meses inteiros!) de muito trabalho super aborrecido, de emoções fortes (principalmente das más), de convívio com a minha tutora que não era lá muito simpática e de muitas lições aprendidas (nomeadamente não escolher Medicina Interna como especialidade e não verbalizar as minhas opiniões perante pessoas que têm o rei na barriga e que acham que só as opiniões delas é que são válidas!).


E quando o estágio acabou fiquei tão contente que fiz uma festa. Afinal, há melhor forma de esquecer um momento mau do que celebrar o seu fim rodeada das pessoas que nos fazem felizes e vá, de algum álcool? :D


Esta receita foi adaptada da receita do Diogo, que por sua vez a adaptou da minha receita das melhores bolachas de pepitas de chocolate de sempre. As bolachas ficaram absolutamente extraordinárias: a conjugação do sabor das pepitas derretidas com o crocante dos pedaços de amendoim ficou simplesmente divinal, e a verdade é que é muito difícil comer só uma destas bolachinhas deliciosas! :D 

Os meus amigos adoraram estas bolachas, e fui inclusivamente acusada de ser uma estragadora de dietas. Foram tão cobiçadas que tive de fazer não uma, não duas, mas três fornadas (!) em três dias seguidos! E vocês, conseguem resistir-lhes? :D


Bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate (receita adaptada do blog 'A Culpa é das Bolachas!, que por sua vez a adaptou da minha receita)  

Ingredientes (para cerca de 50 bolachas):

* 100g de margarina;
* 150g de manteiga de amendoim (usei natural, que comprei no Celeiro);
* 350g de farinha de trigo;
* 110g de açúcar branco;
* 170g de açúcar mascavado;
* Dois ovos;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* 250g de pepitas de chocolate negro da Vahiné. 

Confecção:

* Bater o açúcar branco, o açúcar mascavado, a margarina e a manteiga de amendoim até ficar um creme; 

* Juntar os ovos um a um, batendo entre cada adição;

* Acrescentar a farinha, o fermento e o bicarbonato e envolver bem;

* Juntar as pepitas de chocolate; 

* Formar pequenas bolinhas com a mão e colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal;

* Espalmar um pouco a bola para criar o formato de bolacha;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 13 minutos;

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma rede de cozinha.
 


Tenham uma óptima semana! :D