27 de maio de 2013

Bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate para o fim de um momento mau :D

O post de hoje não vem com letra, mas sim com banda sonora. Aumentem o volume e carreguem aqui.


Desde que eu vim viver para Lisboa sempre tive a experiência de partilhar casa com outras pessoas. Ora quem já partilhou casa com alguém sabe que isso pode correr muito bem ou muito mal, e que muitas vezes é apenas uma questão de sorte que diferencia estas duas possibilidades.


Já partilhei casa com pessoas com quem conversava até às quatro da manhã, mesmo sabendo que tinha de acordar às sete no dia seguinte. Já partilhei casa com pessoas que me ensinaram imensas coisas novas sobre diferentes culturas (como o Jan, o estudante de Erasmus polaco que me ofereceu o melhor vodka que já bebi!). Já partilhei casa com pessoas que praticavam guitarra eléctrica às horas mais estranhas, e que me ensinaram a piratear todas as passwords de internet dos vizinhos.


Há dois anos eu e o Pedro partilhávamos a casa com um moço que gostava de fazer a higiene do seu sistema respiratório às sete da manhã. Esta era apenas uma das suas muitas características irritantes, e a dada altura falámos com ele para ele se ir embora. E quando ele finalmente foi embora ficámos tão contentes que fizemos uma festa para todos os nossos amigos.


O meu estágio de Medicina Interna terminou na semana passada. Foram dois meses (dois meses inteiros!) de muito trabalho super aborrecido, de emoções fortes (principalmente das más), de convívio com a minha tutora que não era lá muito simpática e de muitas lições aprendidas (nomeadamente não escolher Medicina Interna como especialidade e não verbalizar as minhas opiniões perante pessoas que têm o rei na barriga e que acham que só as opiniões delas é que são válidas!).


E quando o estágio acabou fiquei tão contente que fiz uma festa. Afinal, há melhor forma de esquecer um momento mau do que celebrar o seu fim rodeada das pessoas que nos fazem felizes e vá, de algum álcool? :D


Esta receita foi adaptada da receita do Diogo, que por sua vez a adaptou da minha receita das melhores bolachas de pepitas de chocolate de sempre. As bolachas ficaram absolutamente extraordinárias: a conjugação do sabor das pepitas derretidas com o crocante dos pedaços de amendoim ficou simplesmente divinal, e a verdade é que é muito difícil comer só uma destas bolachinhas deliciosas! :D 

Os meus amigos adoraram estas bolachas, e fui inclusivamente acusada de ser uma estragadora de dietas. Foram tão cobiçadas que tive de fazer não uma, não duas, mas três fornadas (!) em três dias seguidos! E vocês, conseguem resistir-lhes? :D


Bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate (receita adaptada do blog 'A Culpa é das Bolachas!, que por sua vez a adaptou da minha receita)  

Ingredientes (para cerca de 50 bolachas):

* 100g de margarina;
* 150g de manteiga de amendoim (usei natural, que comprei no Celeiro);
* 350g de farinha de trigo;
* 110g de açúcar branco;
* 170g de açúcar mascavado;
* Dois ovos;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* 250g de pepitas de chocolate negro da Vahiné. 

Confecção:

* Bater o açúcar branco, o açúcar mascavado, a margarina e a manteiga de amendoim até ficar um creme; 

* Juntar os ovos um a um, batendo entre cada adição;

* Acrescentar a farinha, o fermento e o bicarbonato e envolver bem;

* Juntar as pepitas de chocolate; 

* Formar pequenas bolinhas com a mão e colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal;

* Espalmar um pouco a bola para criar o formato de bolacha;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 13 minutos;

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma rede de cozinha.
 


Tenham uma óptima semana! :D 

33 comentários:

  1. Que maravilhosas bolachinhas princesa....

    Viver não custa é preciso é saber viver e ultrapassar todos os osbtáculos, o que nos querem derrubar só nos fortalece, és linda, e admiro-te muito...bjokitaass

    ResponderEliminar
  2. Que tem bom aspecto têm... imagino o sabor!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Devem ter ficado deliciosas :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Realmente o blog a culpa é das bolachas só nos inspira! É tão bom engordar amigos :)

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Joana, vivi em Lisboa durante um ano e partilhava casa com uma rapariga completamente psicótica que me deixava com os cabelos em casa! Só não mudei de casa porque a casa era verdadeiramente fantástica e eu não passava muito tempo em casa :)
    Eu sou doida por manteiga de amendoim e não resisto a bolachas e bolos com manteiga de amendoim!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  6. As bolachas estão com um aspecto absolutamente delicioso, principalmente as trincadas...dão para ver melhor!
    Aleluia :D


    **
    Aida

    ResponderEliminar
  7. Fiquei rendida com a combinação chocolate e manteiga de amendoim

    ResponderEliminar
  8. por acaso vivi sempre com as amigas que fiz nos primeiros dias do curso... passados 4 anos, fui viver com o Pedro sozinhos, até hoje :) e já mudámos de casa 2 vezes! adorei a experiência de viver com as minhas amigas aqueles anos, tenho saudades!
    não gosto de manteiga de amendoim, mas têm óptimo aspecto, quase me sinto tentada!
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,

    Adorei a banda sonora, já tinha saudades de ouvir uns clássicos,adorei.
    Enquanto estudei nunca dividi casa com ninguém, fiquei sempre por Viana, mas no primeiro estágio tive dividir, e tinha uma miúda que usava um perfume horrendo, que deitava litros em vez de gotas, era horrível, para além de estar ao tlm até às tantas e falasse ela baixo, já para não falar da desarrumação total daquele quarto, uma verdadeira po....
    As bolachas estão fantásticas, e devem ser deliciosas, já tenho saudades de fazer, e com pepitas e chocolate não resisto.

    Beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  10. Acho muito bem que tenhas celebrado!
    Ora bem, chocolate e manteiga de amendoim?? Vou experimentar de certeza!! Devem ser maravilhosas!
    Boa semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ai Joana, vou guardar a receita, mas não vou fazer tão cedo... com a tua descrição e as combinações de sabores, de certeza que não ia conseguir resistir a estas bolachas! ;)
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Ficaram umas bolachas fantásticas...eu já comia umas quantas.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Joana,
    iniciar a semana com estas bolachas lindas e apetitosas
    bom demais...hummmmm!

    Beijos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  14. Hum... que bolachinhas apetitosas!
    Andava mesmo à procura de umas bolachas com manteiga de amendoim! Já vou guardar a receita comigo para em breve experimentar!


    Beijinhos e boa semana!
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/fofo-de-banana.html

    ResponderEliminar
  15. Estão com um ar delicioso :) E não há nada melhor do que uma festa para comemorar o que quer que seja!!

    ResponderEliminar
  16. Que bolachas lindas e apetitosas,...
    Não deixes de participar neste passatempo: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  17. Essas bolachas têm um aspecto óptimo! Quanto a partilhar casa, só o fiz em Erasmus e tive bons e maus momentos, mas partilhar com 4 pessoas (como eu fiz) é complicado!

    ResponderEliminar
  18. Epá tenho um pouco receio de usar a manteiga de amendoim, porque uma vez provei e não gostei, mas pelos visto em doces é uma maravilha!!

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que é mesmo a melhor forma de celebrar!!! Nada como uma festa com quem nos quer bem ( com um cadinho de alcool tb claro!!! :D) E essas bolachinhas só podem ter ficado uma verdadeira delícia! Lembraste-me que já não faço é à séculos bolachas lá para casa :P - Problema a resolver em breve!

    Beijinhos doces e boa semana! :D

    ResponderEliminar
  20. Eu adoroooo manteiga de amendoim, tenho que experimentar isso *.*
    quanto a partilhar casa, sei um pouco isso o que é haha

    ResponderEliminar
  21. E mais uma bela partilha.

    Obrigada Joaninha!!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana, não admira que essas bolachas tenham feito sucesso, tem um aspecto fabuloso! E os ingredientes são uma maravilha, adora fazer, mas acho que não tenho jeito para bolachinhas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Joaninha !
    Fabulosas, as fotos dizem tudo ! Hummmm, deliciosas !
    Beijinhos e boa semana !

    ResponderEliminar
  24. Acho que te cheguei a dizer que fiz as tuas bolachas de pepitas e que deliciaram toda a gente, eram fantásticas, mas estas também me deixaram completamente a babar, ninguém merece, tal como dizem os teus amigos "és uma estragadora de dietas". ;-)

    ResponderEliminar
  25. realmente, lá bom aspeto têm elas :D

    ResponderEliminar
  26. Tu és terrivel!!! Mais umas para eu fazer!!!
    Bjocas ;)

    ResponderEliminar
  27. "um moço que gostava de fazer a higiene do seu sistema respiratório às sete da manhã"... Será que quero saber no que isso consistia?... :P
    Sabes que a primeira vez que experimentei manteiga de amendoim pensei "puf, é isto que os americanos se fartam de gabar?!?"... mas agora consumo habitualmente, acho que é um gosto adquirido.
    Já fiz uma tentativa de bolachas parecidas com essa, mas não devem ter ficado tão boas... ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Uii, se não tivesse de dieta ia já a correr para a cozinha.. Que bom aspeto!!

    ResponderEliminar
  29. Essas bolachinhas devem ser mesmo gostosas!
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  30. Eu nunca partilhei casa com estranhos, mas já estive em hostels com varias pessoas que não conhecia e sei bem como funciona e a sorte que é necessário ter!

    E realmente apanha-se com cada pessoa...

    Quanto à receita...o que dizer?

    As bolachas ficaram perfeitas!! A tua receita é fenomenal, eu apenas adicionei a manteiga de amendoim pois é das minhas combinações preferidas e realmente resulta muito bem :) Fiquei muito contente em ver que voltaste a fazer a tua receita com a minha pequena modificação e acima de tudo que gostaste :) ( tu e quem comeu! :) )

    Eu acho que ninguem lhes consegue resistir!!

    Muito obrigado pela partilha, e pelas tuas palavras sempre muito simpáticas!

    O teu blogue é uma inspiração e é dos meus preferidos de ler, pois para além da receita, tem sempre uma história e um texto muito bonito.

    Vou por na minha pagina de partilhas do blogue ;)

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
  31. Durante a faculdade morei com várias pessoas diferentes e tive a mais variadas experiências. Só uma particularmente má, as outras na sua maioria boas. Gostava de partilhar casa :) Sério que não gostaste de Medicina? Se calhar tiveste um estágio mau (seja pela tua tutora ou por qualquer outra coisa) e agora vais sempre associar a especialidade a essa experiência má, não é? É o que nos vai acontecendo ao longo do curso. Eu sempre adorei Medicina, eram os meus estágios favoritos, onde me sentia mais útil e onde acordava todos os dias contente por ir trabalhar :) (apesar de fisica e emocionalmente muito muito intenso, já se sabe). Têm optimo aspecto as bolachas. As always :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />