21 de setembro de 2012

Um arroz de peru no forno, ou os desejos estranhos que eu tenho naquela altura do mês :)

A maioria das mulheres apresenta uma grande variedade de sintomas quando está naquela altura do mês. Os meus são muito simples: dores abdominais, perda de apetite e cansaço físico. Durante um ou dois dias eu ando nauseada, sem fome, sem energia e sem vontade de fazer o que quer que seja.

No entanto, apesar de ter uma clara diminuição do apetite tenho simultaneamente um aumento da vontade de comer algumas coisas. A maioria das mulheres queixa-se de sentir uma enorme vontade de comer chocolates e bolos, mas a mim só me apetece comer ingredientes ou pratos específicos e estranhos, como arroz no forno.

Ontem tinha pensado em fazer pataniscas de bacalhau no forno para o jantar, mas cheguei a casa com uma vontade louca de comer arroz no forno. Como não havia frango acabei por descongelar uns bifes de peru, e assim nasceu este divinal arroz de peru no forno :D (podem ver a minha receita de arroz de frango no forno aqui) :)

Arroz de peru no forno divinal

Ingredientes (para duas pessoas):

* 200g de bifes de peru cortados em pedaços pequenos;
* Arroz q.b. (fazemos sempre a olho);
* Cebola picada (usamos congelada);
* Alho picado (usamos congelado);
* Um fio de azeite;
* Ervilhas a gosto;
* Pimentão-doce, sal, paprika e piri-piri (nós fizemos bem picantinho).

Confecção:

* Fazer um refogado com o alho, a cebola e o azeite;

* Juntar o arroz e deixar refogar;

* Colocar água (nós fazemos sempre tudo isto a olho);

* Juntar as ervilhas e o peru cortado em pedaços e deixar cozinhar um pouco;

* Transferir para o forno pré-aquecido a 220º e deixar secar durante aproximadamente quinze minutos (ou mais, mas nós tínhamos fome).

Eu sei que muita gente acha o peru uma carne aborrecida ou menos saborosa, mas juro-vos que este prato estava delicioso! :D Apesar de ser um prato simples, na minha opinião é uma boa sugestão para variar dos pratos típicos que fazemos com peru. Soube-me mesmo bem :D

Mmmmmm :D



Jantar maravilhoso :D
Esta última semana foi de loucos. Entre o início do estágio de Psiquiatria, o jantar temático brasileiro, a noite da Tuna na Faculdade, as praxes no Parque das Nações, aprender a tratar dos nossos porquinhos-da-índia e as quatro vezes que pratiquei Zumba a verdade é que estou mesmo a precisar que chegue o fim-de-semana! 

Caipirinhas do jantar temático :)
Vídeo de 2008 com uma das músicas que eu mais gosto, o Entrudo :)

Quando as porquinhas-da-índia chegaram, ainda assustadas :)
Agora já estão ambientadas :D

Almoço na Faculdade :)
Recarregar as baterias de manhã :)
Esta foi para mim uma semana muito intensa a nível emocional: senti-me nostálgica por estar no último ano do curso, amedrontada por saber que vou começar a estudar para o exame da especialidade já no próximo mês e eufórica por ter iniciado o meu estágio de Psiquiatria.

Quem já me conhece bem sabe que eu vivo dividida entre a Psiquiatria e a Medicina Geral e Familiar. Se por um lado sei que sou apaixonada pela Psiquiatria e que tenho imenso jeito, por outro também acho que tenho tendência a ser demasiado preocupada com as pessoas e que não lido bem com a frustração de não as conseguir ajudar.

No fundo, a minha maior preocupação é o facto de eu ser uma cuidadora nata, e que como tal tenho tendência a achar que tenho de resolver os problemas todos de toda a gente.

Eu podia filosofar imensamente sobre este assunto, até porque nos últimos dias tenho feito bastante introspecção e auto-análise. Mas como não vos quero maçar com as minhas conclusões sobre mim própria (até porque são muitas, e eu ando a tentar fazer posts mais pequenos) digo-vos só isto: depois da semana que passou eu não consigo evitar sentir que pertenço em Psiquiatria.

Posto isto, venham as próximas três semanas :D Uma das actividades que fazemos no hospital de dia com pessoas com as mais variadas doenças psiquiátricas é cozinhar com elas :D Eu sempre soube que cozinhar tinha um efeito terapêutico :D Na próxima semana falo-vos melhor do trabalho muito desafiante que estamos a fazer, até porque ao contrário daquilo que a maioria das pessoas parece pensar a Psiquiatria não envolve só dar calmantes às pessoas :D

Ao contrário do que já é habitual eu vou para o Porto ainda hoje, até porque quero mimar muito o meu mano que torceu o pé na Quarta-feira e vai ter de andar de muletas durante três semanas! Assim sendo, vou dedicar todo o meu fim-de-semana a tratar do meu pequenino :D

Tenham um óptimo fim-de-semana :D

35 comentários:

  1. E que desejos bem deliciosos!!
    Bom fim de Semana
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  2. Esse arroz tem um ótimo aspecto realmente, deve ter ficado mesmo bom ;)

    Espero que o estágio corra bem eheh

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana =)
    Quanto ao teu arroz, tem sem dúvida muito bom aspecto. Nunca experimentei fazer arroz no forno.
    quanto às tuas dúvidas, é normal tê-las. Principalmente numa profissão como a tua. Deixa as coisas acontecerem e vais ver que de hoje para amanhã tens as respostas às tuas perguntas.
    Quanto às aulas de zumba, hoje de manhã tentei ir tirá-las do site onde disseste, mas não consegui =( Estava mesmo entusiasmada para fazê-las.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Olá outra vez =)
    A sério, vais lá estar? =D
    Esta semana as minhas aulas começam, mas vou tentar passar por lá um dia que vá visitar a minha avó.
    Eu depois mando-te uma mensagem =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. é impressionante que cada vez que venho aqui fico cheia de vontades, será que é por também estar nessa altura do mês?
    ainda ontem o meu namorado lá teve que fazer brigadeiros que eu fiquei cheia de desejos, acho que hoje te vou copiar o arroz no forno!

    ResponderEliminar
  6. Eu sou taaaal e qual! Ando sempreee a tentar os outros é inevitável!! E eu fico sempre para último claro está =P A minha mãe faz um arroz muito parecido, mas acrescenta salsicha de perú cortada aos bocadinhos ;)
    Tamb+em faz um arroz de perú no forno, que é tipo arroz de pato para quem não gosta de pato =P Estufa uma perna de perú, desfia-a e junta no forno com a água da cozedura e o arroz (que entretanto coze no forno), fica uma deliciaaa!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Eu sou como a maioria das mulheres, o teu arroz parecia muito bom e no forno fica ainda mais delicioso.
    Pois este ano para ti é relamente decisivo e com muitas coisas aacontecer. Desejo te o melhor, e qqr que seja a tua escolha sei que a vais desempenhar muito bem porque pareces muito ponderada.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Um prato simples mas de certeza muito saboroso :D
    Se achas que sentes-te bem na Psiquiatria e que é mesmo a tua casinha, então escolhe essa área! Algumas vezes tomar uma opção é assim, tão fácil.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Joana,

    Permite-me esta observação: como ficar culpada por sentires que não conseguiste ajudar uma pessoa no tratamento psiquiátrico, quando poderás ajudar tantas e tantas outras por esse teu caminho afora?

    Pensa nisso! ;) Sem receios!

    E és um sortuda por não teres vontade de comer chocolates e porcarias naqueles dias e apenas e só, comidinha boa! ;)

    bom fim-de-semana babe! :D

    ResponderEliminar
  10. Ai que bom aspecto, posso ir jantar aí a casa? hehe nahm nham :) *

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez o arroz tem um aspecto óptimo, mas tirava-lhe as ervilhas que é um alimento que não consigo mesmo comer.

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana :)
    Mandei-te e-mail, quando for possivel podias responder?
    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  13. Arroz de peru só pode ser bom, excelente dica.

    ResponderEliminar
  14. EU GOSTO MUITO DA CARNE DE PERU E ACHEI O TEU ARROZ UMA DELICIA.

    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana!
    O arroz tinha mesmo bom aspecto! Acredito que devia estar mesmo uma delicia ;)
    Fico feliz que tenhas pensado sobre a área da medicina que vais seguir, espero que com o tempo tenhas cada vez mais certezas!
    Beijinho!! Bom fim‑de‑semana!

    ResponderEliminar
  16. Tem piada, hoje tinha tirado bifes de perú e tinha-me sobrado arroz branco de ontem. Cortei os bifes em tirinhas e estufei com tomate e ervilhas. Muito parecido com o teu e estava muito bom também :) Grandes mentes pensam igual...Beijo

    ResponderEliminar
  17. Também eu me encontro nesse tal altura lol mas a mim dá-me para comer "porcarias". Tão depressa me apetece batatas fritas como um doce, vá-se lá perceber!
    beijinho

    ResponderEliminar
  18. A TPM a mim só me dá para comer porcarias:) E pelo que leio acho que vais dar uma boa psiquiátrica. Mas via te também como pediatra,nunca pensaste nisso?

    ResponderEliminar
  19. O meu mano "pequenino" faz anos este fds!
    Esse arroz de frango deve ser mesmo divinal! ;) Melhor que arroz de pato, que não gosto muito.

    Se estivesse em medicina seguiria psiquiatria, sem dúvida. Acho fascinante. Mas mantenho que tens ar de pediatra! ihihi ;)

    Tem um bom fds na terrinha! Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  20. Nunca tive nem TPM (vulgo mau feitio!!), nem fome, nem nada de especial. Apenas me sinto inchada e por vezes com dores.
    Eu adoro arroz, por isso se tivesse algum sintoma de apetites por causa disso, seria arroz de certeza!!!!

    beijinhos, Sweet

    PA - Espero que essa tentativa de colocar post mais curtos não englobem as visitas guiadas às tuas viagens!!!!

    ResponderEliminar
  21. Esse teu arroz tem bom aspeto =D eheheh tenho que experimentar* *** Tem um bom fds Ju ... Tb acho que fazes bem ir para psiquiatria... poucas sao as pessoas que realmente gostam e têm vocação para isso... Acho que não devias desperdiçar isso pois acredito que vais fazer a diferença =D ************Beijniho*******+

    ResponderEliminar
  22. Bem eu felizmente não tenho dores ou apetite fora do normal naquelas alturas do mês :) Tudo corre bem, até acho que fico mais bem disposta, vá-se lá perceber :D

    Gostei da receita, excepto as ervilhas :S

    Ainda bem que estás a gostar do estágio, se psiquiatria é o que gostas força, vai para o que te faz feliz, para o que te preenche ^^

    Quanto à pergunta que me fizeste no blog, peço desculpa mas neste momento prefiro não revelar a minha área. Por enquanto pretendo que o blog seja anónimo sem nenhuma conexão a mim, talvez mais tarde acabe por mudar isso :)


    Beijo grande

    ResponderEliminar
  23. Eu cá na TPM tendo para atacar de tudo um pouco, infelizmente...

    Bom fim de semana Joana!! :)

    ResponderEliminar
  24. Oi Joana :)
    Durante essa fase do mês, em que também me encontro, os sintomas são dores abdominais e de costas e fico rabugenta, muito rabugenta :D Nada de apetites esquisitos :)
    Que arroz apetitoso, também costumo fazer assim, mas com frango, como disseste, eu não gosto muito do sabor do perú.
    Não posso dizer que te compreendo,(mas como gostava..) posso apenas dizer que deves seguir o teu coração e apostar no que te faz sentir mais realizada, no que te aquece por dentro :) Serás bem concretizada se o fizeres :)

    Muitos beijinhos e as melhoras para o mano, tenham um óptimo fim de semana :)*

    ResponderEliminar
  25. Hello!
    *Gosto muito dessa receita! Acho bastante acessível e parece-me que fica bom!
    *No TPM/SPM ainda fico com mais apetite por tudo o que normalmente como (doces não!).
    *A beberes café? É mesmo café? Estavas mesmo a precisar de recarregar baterias!
    *Psi / MGF...já sabes a minha opinião. A resposta chegará quando for a hora.
    *As melhoras para o mano.
    PS- Enviei-te email...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  27. Olá querida!
    Quando estou de tpm, sofro muito, tenho dores de cabeça e muita
    cólica, as mulheres sofrem demais neste período.
    Este arroz ficou irresistível, bela receita!

    Beijos e bom fds!

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana, eu não pus a ementa lá no blog porque realmente era só bombas calóricas :), mas cá vai:
    Salgados: mini-rissóis mistos, folhados de salsicha, bolo de linguiça, bicos de pato mistos, batata frita de pacote
    Doces: pipocas, côcos, salame de chocolate, palmieres, bolo de aniversário de chocolate com pintarolas.
    Só coisas pensadas no que os miudos gostam.
    Beijo

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana, eu não pus a ementa lá no blog porque realmente era só bombas calóricas :), mas cá vai:
    Salgados: mini-rissóis mistos, folhados de salsicha, bolo de linguiça, bicos de pato mistos, batata frita de pacote
    Doces: pipocas, côcos, salame de chocolate, palmieres, bolo de aniversário de chocolate com pintarolas.
    Só coisas pensadas no que os miudos gostam.
    Beijo

    ResponderEliminar
  30. eu já tive um porquinho da índia também, são muito fofos *.*
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  31. Espero que corra tudo bem nesse estágio e que te decidas pelo melhor :)
    As melhoras do mano!

    beijinhos e bom domingo **

    ResponderEliminar
  32. Joana. Descobri uma coisa!
    Por exemplo, apetece-me comer qualquer coisa má. Percebi que aí há um problema.Isso simplesmente vai contra ao meu pensamento de estar em dieta.
    Eu apesar de me apetecer e sei que se quiser consigo comer e consigo ser normal, por outro lado parece que esses pensamentos não me deixam ficar boa! Não sei se percebeste.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. Joana,

    Não estava a overthinkar. Estava a elaborar um raciocínio extremamente lógico ;) Acho que até me saí bem, às vezes pensar e repensar faz-me bem! O que achaste da teoria, medicamente e cientificamente falando? :P

    Bjinhos e já te mandei mail.

    ResponderEliminar
  34. Tão Fofys as tuas porquinhas!!! Eu também tenho 2 habitantes semelhantes cá em casa :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />