2 de outubro de 2012

As barrinhas de cereais com banana, amendoim e pepitas de chocolate negro e dois desafios :D

Eu tenho uma forma muito peculiar de reagir à ansiedade. Ao contrário da maioria das pessoas, quando eu estou ansiosa não fico deprimida, não tenho qualquer dificuldade em adormecer e consigo manter a minha capacidade de abstracção. Por outro lado, perco por completo o apetite.

Sou assim desde que me lembro, e ao longo dos anos fui adquirindo estratégias para lidar com esta situação. Uma delas é fazer pratos que eu mais aprecio, por isso durante esta semana preparem-se para assistir ao desfile das refeições preferidas da Joana :D 

Assim sendo, ontem para o jantar fizemos 'Tripas' à moda do Porto, um dos meus pratos preferidos de sempre (até porque leva feijão, que é o meu ingrediente preferido) :D 

Usámos a nossa receita de 'Tripas' à moda do Porto (que já vos mostrei aqui), mas desta vez fizemos uma aldrabice ainda maior porque além da receita não levar tripas ainda levou courgette! :D 


Não tem o melhor aspecto de sempre, mas estava mesmo bom :D
Depois do jantar decidi fazer algo que já não fazia há imenso tempo: barrinhas de cereais! :D

Eu já testei várias receitas de barrinhas de cereais caseiras: com maracujá, com laranja, com coco, com manga e com pistachios, umas com mais sucesso do que outras. Ontem decidi fazer uma combinação arriscada mas tentadora: barrinhas de cereais com banana, amendoim e pepitas de chocolate negro :D

Barrinhas de cereais com banana, amendoim e pepitas de chocolate negro

Ingredientes (para cinco barrinhas):

* 20g de flocos de cevada integrais;
* 20g de flocos de aveia integrais grossos;
* 10g de flocos de milho biológicos (ou não, mas os meus são porque curiosamente eram mais baratos!);
* 15g de amendoins partidos em metades;
* 10g de sementes de sésamo;
* 10g de sementes de linhaça moídas;
* 15g de pepitas de chocolate negro;
* Sumo de uma laranja; 
* Uma banana madura esmagada.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno a 200ºC;

* Triturar grosseiramente os flocos de cevada, os flocos de aveia, os flocos de milho, as sementes de sésamo, as sementes de linhaça e os amendoins;

* Juntar o sumo de laranja, a banana esmagada e as pepitas de chocolate e envolver bem;

* Revestir uma forma pequena quadrangular com papel vegetal;

* Colocar o preparado na forma e calcar bem;

* Levar ao forno durante quarenta e cinco minutos;

* Desenformar e cortar em barras depois de frio.

Antes de ir ao forno :)


Já em barrinhas :)


Como forma usei uma antiga caixa de bolachas :)



As barrinhas não ficaram particularmente crocantes, mas estão muito saborosas e a conjugação de sabores fica bastante interessante, principalmente devido às pepitas de chocolate negro :D

Passei o resto da noite a ver uma série com o P. 

Começámos a ver e gostámos bastante :) (imagem retirada daqui)
Posto isto, vou falar-vos dos dois desafios que vou organizar :D O primeiro desafio irá decorrer durante as próximas duas semanas, e é um desafio sobre jantares temáticos :D 

Como eu adoro organizar jantares temáticos e ando sempre à procura de novas ideias decidi dar-vos a oportunidade de me sugerirem temas novos e originais :D

As regras do desafio são as seguintes:

* Cada participante apenas pode sugerir um tema;
* Só serão aceites participações efectuadas até ao dia 17.10.12;
* As participações podem ser feitas através de um post ou através do mail, sendo que deverá ser enviado um comentário de aviso a indicar o sítio onde a participação foi efectuada (e o respectivo endereço, se for o caso); 
* Cada tema deverá ter no mínimo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa;
* Cada tema poderá ter uma bebida (equivale a um ponto extra); 
* O vencedor será escolhido com base na maior originalidade do tema e dos pratos;
* O vencedor receberá um livro relacionado com culinária temática;
* Os temas poderão ser sobre culinária internacional ou ainda sobre eventos ou outros (Halloween, natalício, medieval, vegetariano, etc).

O segundo desafio irá decorrer de 17 de Outubro a 14 de Novembro e é um desafio sobre receitas de Natal saudáveis :D


Depois eu falo-vos melhor deste desafio, mas entretanto podem ir pensando :D Espero que tenham gostado das ideias e que participem nos desafios :D

Até amanhã :D

51 comentários:

  1. Eu vou participar :D
    Me aguarda!!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Temas novos e originais não tenho, mas lembrei-me de uma situação que me contaram à tempos de jantares por cores (se é saudável ter um prato cheio de comida da mesma cor não sei, mas deve ficar interessante). Basicamente escolhiam uma cor e tentavam que todos os ingredientes combinassem minimamente. Depois é chegar às cores mais difíceis como o preto, o azul e o cor de rosa e puxar pela criatividade :P

    ResponderEliminar
  3. Hoje também fiz um prato com feijões - feijoada de lulas! Foi a primeira vez e até correu bem.
    Gostei do desafio, vou ficar atenta.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. a comida tem óptimo aspecto, tenho de ver se faço as barrinhas :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto dos desafios, vou pensar em algo hehe

    ResponderEliminar
  6. Que delicia, como sempre :) beijinho

    ResponderEliminar
  7. :) eu detesto tudo que seja leguminosas por isso o prato de tripas não babo lol

    Quanto aos temáticos vou ficar de espectadora

    Jokas

    ResponderEliminar
  8. Acredita que é mesmo apetitosa, e esta receita já á levo em troca de uma fationa de tarte de laranja, lol
    JInhos fofos

    ResponderEliminar
  9. O primeiro desafio parece-me altamente, vou estar atenta às tuas propostas!!

    Quero muito fazer um jantar mexicano :)

    ResponderEliminar
  10. As barritas ficaram com bom aspecto :) Quanto aos desafios acho que vou pensar neles durante o fim de semana ;) Bjs*

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana!
    Nem de propósito! Nas minhas férias vou fazer 4 jantares temáticos, e um é já hoje :) Vou pensar melhor no desafio e talvez participe. Adorei a ideia!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  12. adoro barrinhas caseiras, se bem que tenho sempre alguns problemas com elas ;p eheh
    olha os desafios são muito interessantes, o do natal então... depois tens de ir publicando as receitas para todas termos um natal saudável. eu vou participar, claro :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  13. jo, fiquei só com uma dúvida. temos de escolher um desses dias temáticos ou podemos arranjar um outro tema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo até é que arranjem outro tema, visto que os que eu escrevi na imagem eu já fiz ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  14. Eu também gosto bastante de feijão, mas não das tripas. A tua ideia é capaz de ser bem saborosa, acho que vou experimentar. Vou pensar nos desafios. Beijo

    ResponderEliminar
  15. hum, esses dois desafios não são para mim visto que não sou nada boa na cozinha !
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana =)
    Essa combinação de sabores nas tuas barrinhas pareceu-me muito bem.
    Quanto aos desafios, não sei se vou participar porque tenho um pouco de falta de imaginação para essas coisas. Mas se me surgir alguma coisa, eu volto cá =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Achei os desafios muito bons mas eu não posso participar porque não sou uma mestre na cozinha. Apenas faço uns bolinhos simples e arroz ou massa :)

    ResponderEliminar
  18. Joana,
    amei suas barrinhas, vou fazer essa receita, ficaram boas
    demais!
    Nunca participei de nenhum desafio na net, mas é uma boa
    sugestão!

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  19. As barrinha têm ótimo aspeto, tenho que guardar a receita :D
    Estes desafios parecem-me ser ótimas iniciativas! Não sou muito de participar neste género, porque o que cozinho é muito básico mas fico à espera de ver receitas por aqui :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. No segundo participo no primeiro é que não, que cá em casa é a mãezinha que normalmente faz o jantar =P=P
    Joana Mariaaa obrigadaaa por me dares a receita, também acho um bocado improvável a pessoa descobrir =P
    (ok podes apagar o comentário=P)
    Envia pro mail que quiseres tens os meus dois por isso =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. Sim, já vi. É sobre o contrato pré-nupcial do Barney :)

    ResponderEliminar
  22. Pena estar de dieta e ser obrigada a manter-me arredada da cozinha.
    Só o essencial na alimentação.

    Vou-te acompanhando.
    Os olhos também comem.
    Gostei muito do aspecto da feijoada.

    Beijinho e Bom Apetite.

    ResponderEliminar
  23. Olá :)
    Nunca como "tripas" à moda do Porto nem de nenhuma forma, por isso não te posso dizer se iria gostar ou não. Mas as barrinhas já é outra conversa, parecem deliciosas. Se um dia me der na cabeça experimento a ver que tal me saem :P
    Beijo*

    ResponderEliminar
  24. Hello!
    *Vai lá dizer à tua avó que isso são Tripas à Moda do Porto e ela da-te com o tacho :)
    *Sempre arranjaste maneira de fazer os desafios sem teres de fazer todas as receitas :)
    *A ansiedade não está melhorzinha? No news?
    *Já estou melhor da infecção urinária. Hoje já acordei mais ou menos e ao final da tarde já me sentia bem. Na Farmácia Nova venderam-me "Ursina" (Arkocapsulas) para ajudar e como não foi muito forte, passou assim.
    *Espero que a tua situação se resolva depressa...
    *Eu ando aqui no vai/não vai a Svilha, a Salamanca, ao Norte...ou a lado nenhum (no f-d-s grande...)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Joaninha

    Fiquei um bocadinho " atrapalhada" com o desafio dos jantares temáticos. Os meus costumam ser assim "mestiços" se é que este termo se pode utilizar aqui...Mas vou tentar puxar pela cabeça. Comi coisas muito boas na Polónia, só que os nomes não me levam a lado nenhum, vou ver se "alguém" cá de casa me ajuda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Hmmm, quero fazer as barrinhas!
    Ei, encontrei teu blog por acaso na internet e amei tudo aqui! O layout é um charme, e você escreve muito bem, parabéns!
    O meu blog vai fazer 3 anos daqui a alguns meses e eu tô com uma meta de 2mil seguidores antes dessa data. Será que eu posso contar com você pra isso? Dá uma olhada, se gostar, vou adorar te ter como seguidora!!
    Te espero lá, ok?
    Bjinhoss
    http://laialisafa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Olá Xizinha!:)
    Desafios engraçados (sobretudo o do Natal, adoro), vou pensar nisso! Embora não seja das pessoas mais originais na cozinha...

    Eu acho que também prefiro as tripas como tu: sem tripas! :p

    Quando estou ansiosa não fico deprimida (pelo contrário, fico eufórica!), nem perco a fome (antes fosse!), mas custa-me a adormecer, é verdade! Ainda no sábado, mesmo estando tão cansada da noite anterior, andei horas às voltas na cama...

    Beijinhos grandes!**

    ResponderEliminar
  28. Olá kerida,
    antes de mais espero que a questão das vagas se resolva depressa. Acho os desafios muito engraçados, no entanto elo menos neste não vou participar (não leves a mal) mas este mês vai ser muito atribulado e não tenho mesmo tempo nenhum :( mas espero participar no do Natal...
    essas barrinhas parecem maravilhosas, adoro bananas, espero experimentar em breve...
    jokinhas :)

    ResponderEliminar
  29. Bom diaaa!!!

    Epah tem msm bom aspecto, chiça! Crocantes ou não, parecem deliciosas.

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
  30. hmmmm eu bem que gostava de participar!! vamos a ver se consigo...a ideia está fantástica! amei! bem...eu já quando fico ansiosa so penso em comer porcarias...:( mas pronto...e nem doente perco a fome.. beijinhos e espero que estejas melhor!aaaaaahh! essas barrinhas ficaram com aspecto maravilhoso e parecem ser suculentas, assim saudáveis ainda por cima! adorei!

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana =)! As "tripas" não me convencem =p! Mas as barrinhas... ai ai, quando é que eu finalmente tento fazer as minhas barrinhas? parece tão fácil quando és tu a fazer, comigo será um desastre!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  32. Joana, quero antes demais agradecer pelo incentivo e moderação que me sugeres. Preciso de facto aceitar que com uma família numerosa é sempre dificil manter os planos!!!!!

    Bem, fizes-te com que ficasse com vontade de cozinhar, talvez a seguir à sestinha....

    Beijinhos Sweet

    ResponderEliminar
  33. ei!
    adorei a ideia do desafio dos jantares tematicos!
    só nao irei participar pois não sou muito boa cozinheira e nao sei preparar muitos pratos, principalmente diferentes...
    mas vou acompanhar tudo por aqui! adoro ver as receitas e as fotos!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  34. Ola Joana :) tens um selo para ti no meu blog se quiseres aceitar :D
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  35. Se soubesse cozinhar participava nesses desafios todos.:)

    ResponderEliminar
  36. Ola Joaninha :)) Essas barritas estão a dar-me uma certa vontade de me meter na cozinha se tiver tempo ainda hoje....

    Ja vi que no post aqui em baixo tem um bolinho, não leves a mal mas nem vou espreitar a receita para não cair em tentaçoes.

    Beijocas lindona

    ResponderEliminar
  37. Esses desafios são tão interessantes :D
    Boa sorte pessoal :D
    Essas barras de cereais, vou experimenta-las :p

    ResponderEliminar
  38. Olá Joana, por um lado és uma sortuda com as tuas características em relação à ansiedade. Eu sou muito ansiosa, talvez já fosse mais, mas mesmo assim ainda sou muito e a mim dá-me para os estados depressivos e por apetite por coisas que só fazem mal. Podia-me dar para emagrecer, seria benéfico para mim. Ainda ontem o médico me disse que tenho que emagrecer e só posso comer doces duas vezes por ano: dia dos meus anos e Natal! Buahahaah, que maldade, não concordas? ;-)
    Quanto aos teus desafios são super interessantes, eu é que não tenho criatividade nenhuma, por isso, sorry, mas vou participar só deste lado, a ver as receitas e as fotos :D

    Ah, a receita da moqueca do teu último jantar temático brasileiro, já a postaste? É que eu não encontrei o post mas pode ter-me passado, oops.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. não gosto nada de tripas, já as barritas é outra conversa!
    vou pensar nesses desafios :)

    ResponderEliminar
  40. ah, o batom é da kiko, já fiz um post sobre ele :)

    ResponderEliminar
  41. Podemos participar mais do que uma vez?

    :)

    ResponderEliminar
  42. Enviei a minha participação por e-mail, mas acho que já não fui a tempo :'(

    ResponderEliminar
  43. Enviei a minha participação por e-mail, mas acho que já não fui a tempo :'(

    ResponderEliminar
  44. Olá Joana!
    Sei que este post é antigo, mas foi através dele que descobri o teu blog, e é nele que vou comentar :) Andava à procura de receitas de barras de cereais para aproveitar restos de flocos de aveia que tenho em casa e as tuas, para além de fáceis de fazer, são extremamente saudáveis, o que me deixou seduzida. Fiquei encantada! Já experimentei as barras de cereais com banana e chocolate e ficaram uma delícia (apenas um pouco moles, porque não tinha tantas sementes como tu).
    Entretanto, entusiasmei-me e já li uma série de receitas tuas para além das de barras de cereais. São todas óptimas, e as fotos estão tão bem tiradas que me deixam sempre água na boca. Já "favoritei" o blog, fiz um like no Facebook e espero ter o prazer de continuar a acompanhar o teu blog, mesmo sem comentar. Há tantas receitas tuas que quero experimentar!
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! :)

      Muito obrigada pelo teu comentário, é sempre bom receber o feedback das minhas receitas! :)

      A questão da consistência das barrinhas de cereais também tem sido uma luta minha, e para te ser sincera só fiquei mesmo plenamente satisfeita com estas últimas que fiz, as de tahini! :)

      Espero que fiques satisfeita com as minhas receitas, e depois diz como correram! :D

      Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

      Eliminar
  45. Esta foi a primeira tentativa que fiz de barritas e esta receita para mim foi 5 estrelas, com algumas adaptações ao que tinha em casa: http://5meninas5sabores.blogspot.pt/2015/05/barrinhas-de-cereais-com-banana.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />