24 de outubro de 2012

Uma semana difícil e os melhores muffins que já fiz! :)

Eu já vos contado aqui que eu tenho um Happy Place, um sítio para onde a minha mente vagueia quando estou triste, cansada, frustrada ou ansiosa. 

No meu Happy Place actual eu vivo com o P. e os nossos (não menos de três e não mais de cinco) filhos numa quinta cheia de vaquinhas e coelhinhos que construímos dentro da Disneyland Paris (um dia falo-vos desta minha paixão louca pela Disneyland) :D Eu estou sentada na cadeira de baloiço do alpendre a ver o pôr-do-sol com uma caneca de chá fumegante na mão, e o cheiro de muffins acabados de fazer invade a casa.

Eu visito o meu Happy Place várias vezes por dia, especialmente em semanas como esta. Fico durante longos minutos sentada naquele alpendre, e por momentos tudo fica bem. 

Ontem cheguei a casa e fui directamente para a cozinha fazer uma das minhas terapias para a ansiedade preferidas: cozinhar. E esta é a história dos melhores muffins que eu já fiz :D

 
Muffins integrais de morango com canela (receita inspirada aqui)

Ingredientes (para oito muffins): 

* Uma chávena de farinha integral
* Um terço de chávena de úcar amarelo
* Uma colher de chá de fermento; 
* Meia colher de chá de canela; 
* Meia colher de chá de sal; 
* Um terço de chávena de leite; 
* Um ovo; 
* Uma colher de sopa de manteiga magra derretida
* Um terço de chávena de morangos em pedaços; 
* Uma colher de sopa de mel.

Confecção

* Esmagar os morangos com a colher de sopa de mel; 

* À parte juntar a farinha integral, o açúcar amarelo, o fermento, a canela e o sal; 

* Juntar aos ingredientes secos o leite, o ovo e a manteiga magra, batendo bem com uma vara de arames; 

* Juntar a mistura de morango e mel e bater bem; 

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 20 a 25 minutos; 

* Deixar esfriar e desenformar

* Acrescentar os muffins de morango e canela ao vosso Happy Place :D




 



 
Comi dois ao lanche acompanhados de uma maçã :D
Eu confesso que não estava muito optimista em relação à conjugação do morango com a canela, mas fiquei agradavelmente surpreendida porque o sabor ficou perfeito :D Além disso, os muffins ficaram com uma consistência fantástica: mole por dentro e crocante por cima :D Estes foram sem dúvida os melhores muffins que já fiz :D

Como vos mostrei na ementa semanal, na Segunda-feira fiz nuggets de frango para o jantar. Já tinha visto várias receitas semelhantes, mas depois de ver as fotos da coradinha decidi experimentar este prato :D 

Nuggets de frango com flocos de milho (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para quatro pessoas, ou para duas refeições para duas pessoas)

* 500g de bifes de frango
* Flocos de milho (cornflakes) q.b.; 
* Tempero para os bifes (usei uma mistura de especiarias que comprei em Paris); 
* Uma fatia de queijo em pedaços; 
* Um fio de azeite;
* Cebola picada (usei congelada)
* Alho picado (usei congelado)

Confecção: 

* Colocar num prato as especiarias, os flocos de milho e a fatia de queijo em pedaços; 

* Pincelar os bifes de frango com azeite e passar pelos flocos de milho, calcando bem para agarrarem o melhor possível; 

* Colocar num tabuleiro de ir ao forno e juntar o alho picado e a cebola picada; 

* Levar a assar no forno pré-aquecido a 220º durante cerca de trinta minutos. 




Confesso que a melhor parte deste prato não foi o frango, mas sim o esparguete. Juntei o esparguete em água a ferver com uma pitada de sal, acrescentei um pouco de molho de tomate e deixei cozer. E de repente um gesto tão simples transportou-me a casa, e quando comi este esparguete lembrei-me automaticamente do esparguete que a minha mãe fazia quando eu era criança :D 

Esta receita é muito simples, mas fica bastante saborosa. É importante temperarem bem os bifes para que todos os sabores se conjuguem, e assim ficam com um prato rápido, prático e diferente :D 

Mas as fotos de comida apetitosa ainda não acabaram, até porque ontem foi Terça-feira da pizza :D 

Céééééééééu :D
Pizza com cogumelos :D

Guardámos metade para o nosso almoço de hoje, por isso vou poder comer esta maravilha novamente :D
Eu e o P. comemos pizza caseira em cada Terça-feira alternada, e desde que descobrimos esta pizza nunca mais fizemos uma única alteração na receita :D

Esta é sem dúvida uma das melhores pizzas que já comi (podem ver a receita na base de dados das minhas receitas aqui). Normalmente fazemos uma pizza para uma refeição e comemos bastante bem, por isso ontem fizemos exactamente a mesma quantidade de pizza mas só comemos metade :) 

Melhor pizza de sempre :D
Até amanhã! :D

33 comentários:

  1. Olá Joana, olha quando fizeste cakepops com a tua amiga que tipo de chocolate usas-te para fazer a cobertura final?? é que o meu erro foi aí, porque de resto correu tudo bem. Bigada ;) Bjoka

    ResponderEliminar
  2. Aii essa pizzaaa..... = )
    Os muffins devem estar mesmo bons, com esses ingredientes saudaveis até dá mais vontade. Adorei saber como é o teu Happy Place o meu também é parecido.

    Beijosss

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana :D
    Mais uma vez apareces com coisinhas deliciosas que me dão uma vontade enorme de ir cozinhar :P
    Em relação ao Happy Place acho que todos temos um, para onde escapamos em tempos de turbulência e tempestade.
    Deves andar cansadíssima com esse horário e é, sem dúvida, uma grande responsabilidade estares por tua conta, mas também é sinal que tens o que é preciso para fazeres as coisas bem (não duvides das tuas capacidades) :)
    Beijinhos*
    PS: Quando dás mais informações do novo desafio? :)

    ResponderEliminar
  4. Essa pizza parece divinal!! Já estou a babar!

    ResponderEliminar
  5. Ui, só coisas boas :D Espero que continue tudo bem no estágio, é normal ter esses receios, mas aposto que és optima naquilo que fazes :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Como compreendo o teu cansaço! Também eu ando numa fase terrível...estes últimos dias ando com uma espécie de tonturas, um sono tremendo, náuseas, e depois aquela necessidade de esfregar os olhos a cada 5 minutos. Até marquei consulta de oftalmologia, mas está tudo super normal (diz que até vejo a 112%, hehehe!). É cansaço mesmo. Quero acreditar, até porque hoje sinto-me bastante melhor.
    Desde o fim de semana que não vou para a máquina de costura e quase não vou ao computador desde que chego a casa (já chegam as 7 horas diárias no trabalho!).
    O que vale é que para a semana estou de férias, ahahah! Só isso já me faz ficar a mil!!!
    Beijinhos :)
    Ah, e ainda não consegui experimentar nenhuma das tuas fantásticas receitas, bolas!

    ResponderEliminar
  7. *-* a mui conhecida pizza de morrer e ir para o céu da Joana ihihi. A minha ficou um bocadinho diferente :) e acho que ainda não atinei totalmente com o fermento de padeiro mas é boa sim senhora!

    ResponderEliminar
  8. 1-Tenho que experimentar isso...
    2-Quero comer pizza!!!

    =D ehehhe...ohh compreendo-te... Cair para os lados... looolbeijinho*espero que melhores dias cheguem! =D ***

    ResponderEliminar
  9. Ai a pizza tem um aspecto, hummmm... delicioso!! Eu também faço uma pizza muito boa, de bolonhesa!!

    Realmente, que dias cansativos que tu tens, força e continuação de bom estágio :) ***

    ResponderEliminar
  10. e o facto de agora levares a merendeira, tb deve ser um pouco mais cansativo...

    Ai, hoje bem que ia essa pizza.. apetecia-me muito pizza. lool

    e esses teus muffins parece que ficam a condizer com o teu happy place :)

    Beijinhos grandes para ti ***

    ResponderEliminar
  11. Ai meu deus, eu aqui sem jantar e essa pizza divinal a olhar para mim. mas o frango com massa também tem muito bom ar!

    ResponderEliminar
  12. Jesus, só vejo coisas boas!! E estou aqui sem poder comer direito com o raio das dores depois de ter tirado o dente do ciso grrrrr!! Adoro morango e canela, por isso, acho que ia adorar esses muffins. Cá por casa também cozinhei hoje. Fiz um bolo de chocolate para levar para os colegas de trabalho. Espero que eles amanhã se deliciem ;)

    ResponderEliminar
  13. Essa pizza parece tão boa que ia jurar que quase que dá para chegar o cheirinho pelo ecrã =P eheh Desejo que, quem necessitar de passar por um centro de saúde, encontre alguém como tu, preocupada não só com a eficiência do seu trabalho, como empatia com o doente =)

    ResponderEliminar
  14. this looks really good. do you think you can translate in english for me? I really want to learn how to cook!
    what a pretty blog. Sending love from New York City, hope you are well. Please follow me! & like me on Facebook!
    xox
    Janicethitran.blogspot.com
    <3

    ResponderEliminar
  15. Digamos que estou mais gorda.. e a culpa é tua XD mostras aí essa pizza tive que comer uma tb :P kakakka beijinho************

    ResponderEliminar
  16. Esses muffins acompanhados com o cházinho de laranja, debaixo dos cobertores a ouvir a chuva cair , humm =)
    É só coisinhas boas neste teu blog Joana, és mesmo fantástica.
    Sabes, estou a pensar fazer o teu chili na minha refeição livre, já se anda a rir para mim há muito tempo. Acho que vou fazer no domingo, assim dou a experimentar á familia toda =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu não gosto de pizza (é estranho, eu sei! mas não gosto nada de queijo!)... Mas um muffin já vinha a calhar *

    ResponderEliminar
  18. ola!
    acredita que eu nao tenho um happy place?! vou pensar em um e fazer como vc...deve ajudar mto qdo estamos nos sentindo triste...

    essa pizza parece ser uma delicia!!!! fiquei ate com vontade de comer pizza!hehe e olha que agora sao 7h da manha!

    bjos

    ResponderEliminar
  19. A pizza tem um aspeto maravilhoso...adorei o teu happy place, eu também tenho :)

    Boa semana e estou ansiosa para ver as tuas receitas de Natal!!!

    ResponderEliminar
  20. Oláaaaa :D:D
    Opa eu ando A TANTO TEMPO para experimentar filetes de frango com cereais assim...Eu comprava uns já feitos num supermercado o Plus se não me engano, que eram tãaaaaooo bonsss!1 Tenho de lá ir de proposito ver se ainda há...Eu não gosto é de morango assim desfeito por isso os muffins a mim não me iriam convencer =P Mas por outro lado ODEIO pizza e fiquei de água na boca com essa, nhamiii

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana =)! preciso de ti em minha casa =P para uns muffins desses no fim do dia, deve ser reconfortante x)!
    eu uma vez testei a receita com corn flakes mas não ficou lá muito boa, tenho que investir nisso!
    a pizza nem comento, que aspecto divinal, fiquei a salivar agora e são 15h30 =P, como eu comia uma fatia dessas agora!!

    Imagino que dares as consultas sozinha seja algo assustador, mas aposto que é gratificante e tu já mostraste ser uma mulher de enfrentar desafios =) tens uma forma de ser e estar admirável =)!
    beijinhos* e muito boa sorte!

    ResponderEliminar
  22. ah, esqueci-me de dizer que também tenho um Happy Place... mas o teu é extremamente fofinho, e acolhedor =)

    ResponderEliminar
  23. És um inspiração Joana! O meu sonho é comer de forma saudável como tu, e por incrível que pareça (porque só tenho 14 anos...) também quero seguir psiquiatria. Conheço o hospital de dia, aliás tenho amigos meus que o frequentam (isto porque já estive internada num internamento de psiquiatria, o que torna a minha escolha irónica). Mas tenho uma pergunta, não comes poucos hidratos de carbono (massa, arroz...) ás refeições principais? Digo isto pelas fotos aos teus pratos, parece-me pouco... Mas se estás saudável isso é que importa :)

    Um grande beijinho,
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara!

      Eu não como poucos hidratos de carbono ;) Antigamente seguia um plano alimentar de uma nutricionista e comia três colheres de sopa de arroz ou massa a cada refeição, mas hoje em dia já não meço quantidades (faço tudo a olho) e acho que acabo por comer sensivelmente a mesma coisa ;)

      É provável que tenhas essa ideia porque normalmente as pessoas não comem tantos hidratos de carbono fora da refeição e então nas refeições principais abusam um bocadinho ;) Mas eu como hidratos a todas as refeições, como dois pães por dia (ou um pão e um muffin, por exemplo) e o facto é que é muito raro ficar com fome (até porque remato sempre com frutinha a seguir às refeições, o que aumenta a minha sensação de saciedade) ;)

      Além disso o meu prato actual (o verde com a flor) é enoooorme e parece sempre que como pouquinho ;) Mas acredita que como bastante bem :)

      Se tiveres mais alguma dúvida estás à vontade ;)

      Beijinhos e obrigada pelo teu comentário :)

      Eliminar
  24. Ficamos sempre a babar com as tuas comidas. 5 ***** para os muffins e em especial para a pizza!!
    Espero que a semana corra melhor! bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana,
    fiquei curiosa com o seu cantinho, onde tem coelhinhos e
    vaquinhas, deve ser um lugar lindo!
    Bela terapia, ficar na cozinha fazendo estas delícias, tudo
    de bom!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  26. Estes teus muffins estão com um aspecto delicioso:) Um dos meus sonhos é ir à disneyland:)

    ResponderEliminar
  27. Os muffins estão com óptimo aspecto, já tirei a receita a ver se um dia destes faço :)

    ResponderEliminar
  28. Os muffins ficaram bem lindos e sendo de chocolate agradam-me.
    A pizza esta mesmo uma delicia, não resisto a pizzas...
    bjs

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana!
    Esses muffins.. Hummmmm :) devem ser mesmo bons!
    Ainda não experimentei a tua pizza mas vou fazê-la muito em breve!
    Deves andar mesmo cansada, às vezes também tenho horários assim no meu trabalho e não é nada fácil. Espero que descanses bem esta noite!
    um beijinho* Boa noite :)

    ResponderEliminar
  30. Adorei a descrição do teu happy place, ahahah.
    Maçã e canela soa-me bem!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  31. Olá Joaninha

    Também tenho andado super ocupada, hoje saí de casa ás 8,30H e cheguei quase ás 22H...Para além do meu trabalho tenho a direcção de uma IPSS, que já conheceu melhores dias, e é problema e mais problemas...

    Os teus Muffins tem óptimo aspecto e a pizza também...Os Nuggets de frango não estão tão bonitos como os meus :-)...sabes como faço? Corto os peitos de frango em pedaços pequenos, tempero com sal pimenta e sumo de limão. Pico um pouco os cornflakes e adiciono alho em pó. Depois passo os pedaços por iogurte natural ou natas e depois pela mistura e aperto para aderirem bem e levo ao forno. Ficam óptimos.

    Beijinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  32. A pizza tem mesmo bom aspecto!! Até agora a minha preferida é a de kebab!

    Beijinhos e boa sorte para as próximas consultas! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />